SEDUC PA - História - Professor de História - 2006

Responda as 14 questões do simulado abaixo (SEDUC PA - História - Professor de História - 2006). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

14 questões História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE, Superior

676 resolveram
59% média
Regular
10 gabaritaram
89 Ótimo
410 Bom
159 Regular
18 Péssimo
A história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta.
O feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.
A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos. A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.
O capitalismo é um sistema econômico, mas também social e mesmo cultural, que, tendo suas origens ainda na Idade Média européia, difundiu-se globalmente. Autores modernos de orientação liberal bem como autores dos séculos XIX e XX, como Marx e Weber, estudaram as características desse sistema. A respeito do capitalismo e do processo de sua formação, assinale a opção correta.
Tomando como referência inicial esse texto, assinale a opção correta.
As chamadas revoluções atlânticas marcaram a transição da História Moderna para a História Contemporânea. A respeito de tais revoluções, assinale a opção correta.
A política externa do Brasil, na segunda metade do século XIX, foi marcada
A proclamação da República, no Brasil,
No Brasil, a Revolução de 1930 representou momento de
A Amazônia brasileira
A globalização econômica dos dias atuais
O fim do regime militar no Brasil, em meados dos anos 80 do século passado, esteve associado a inúmeros fatores domésticos e internacionais. A respeito desse período histórico, assinale a opção correta.
A política externa norte-americana, no contexto histórico do pós-11 de setembro, é, entre outros aspectos, caracterizada
No Brasil de 2002, a eleição presidencial