CBM AP - História - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2012

Responda as 18 questões do simulado abaixo (CBM AP - História - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

18 questões História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio

70 resolveram
51% acertos
Médio
0 gabaritaram
6 ótimo
36 bom
21 regular
7 péssimo

1Questão 42726. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Sob o ponto de vista político, o feudalismo europeu medieval caracterizou-se pela existência de um poder

2Questão 42727. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Na Europa do século XVI, que se transformava rápida e profundamente, substituindo estruturas e instituições feudais por uma nova realidade em que sobressaíam a nascente classe burguesa e uma cultura voltada para a valorização do homem como ser dotado de razão, tinha início a Idade Moderna. Nesse contexto, Martinho Lutero desponta como alguém que

3Questão 42728. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

A colonização do Brasil, bem como do conjunto das Américas, decorre do processo de expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI. Diferentemente da Espanha, cujas áreas conquistadas na América cedo ofereceram enorme quantidade de prata e ouro, Portugal teve de partir para a alternativa agrícola com a finalidade de assegurar a posse de suas terras americanas. Em geral, a atividade açucareira, praticada sobretudo em áreas do nordeste brasileiro, pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos:

4Questão 42729. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Entre as razões para que se criasse oficialmente o território federal do Amapá, em 1943, estava

5Questão 42730. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Uma das formas de resistência dos escravos era a fuga e a consequente formação de núcleos de povoamento livres da opressão dos senhores. Esses núcleos eram os(as)

6Questão 42731. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Especialmente entre 1890 e 1910, um produto de exportação alcançou extraordinário destaque na economia brasileira. Graças a ele, cidades como Manaus e Belém conheceram notável expansão urbana, passando a contar com iluminação pública, bondes elétricos e serviços de telefonia e de distribuição de água. Esse produto era

7Questão 42732. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Os quinze anos da Era Vargas (1930-1945) transcorreram em meio a um conturbado cenário internacional, de que o maior exemplo seria a Segunda Guerra Mundial, da qual o Brasil participou. Foi o período que marcou o início da modernização do país, a despeito da crescente centralização política que culminou em uma ditadura escancarada. Assinale a alternativa que apresenta duas das mais importantes realizações desse período da história brasileira.

8Questão 42733. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Os últimos anos do regime militar foram marcados pela crescente pressão popular, incluindo nas ruas, para o retorno da democracia. Um dos mais conhecidos movimentos populares que o país conheceu, nesse contexto histórico de luta contra o regime de exceção, foi a campanha

9Questão 42734. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

O início da nova etapa de redemocratização do Brasil, em 1985, foi assinalado pela

10Questão 42735. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

A consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante no mundo contemporâneo, possível graças aos avanços da Revolução Industrial, também envolveu sua disseminação pelo mundo afora, o que ocorreu, fundamentalmente, por meio da(s)

11Questão 42736. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

O mundo que saiu da Segunda Guerra (1939-1945) estava rigidamente polarizado entre duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Além dos interesses que são próprios de países poderosos, também estava em jogo a defesa de dois sistemas antagônicos, o capitalismo e o socialismo. Essa disputa pelo poder mundial entre Washington e Moscou persistiu por décadas e ficou conhecida como

12Questão 42737. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

A crise de 1929, iniciada com a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque, convulsionou o capitalismo mundial e, nesse sentido, contribuiu significativamente para a eclosão da Segunda Guerra. Distintas foram as formas de reação dos diversos países para fazer frente à crise e à depressão que a ela se seguiu. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.

13Questão 42738. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

Ao final da Segunda Guerra, a Europa perdera a posição de liderança mundial que detinha desde o século XVI. Nesse novo contexto, verifica-se o(a)

14Questão 42739. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

            Brasil pode ser 5.ª economia do mundo antes de 2015, diz Mantega

      (27/12/2011) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015. De acordo com o ministro, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o Brasil atinja a posição em 2015. Entretanto, na avaliação dele, isso pode acontecer “um pouco antes” devido às dificuldades que os países europeus devem enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira.

      “Nosso ritmo de crescimento será o dobro dos países europeus. Portanto, é inexorável que nós passemos a França e, quem sabe, talvez a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor”, disse o ministro, que está em São Paulo.

                                       Internet: (Acesso em 22/1/2012).

Acerca do assunto abordado no texto, é correto afirmar que

15Questão 42740. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

A respeito das características físicas e econômicas do estado do Amapá, assinale a alternativa correta.

16Questão 42741. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

    (29/4/2011) Na primeira década do século XXI, a população brasileira cresceu ao menor ritmo já registrado. De acordo com dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2000 e 2010 a média anual de crescimento demográfico foi de 1,17%, menor que os 1,64% da década anterior (1991-2000). Desde o Censo 2000, a população cresceu 12,3%, isto é, 21 milhões a mais de brasileiros — o equivalente ao dobro da população de Portugal. Hoje, a população brasileira é de 190,7 milhões.

     Internet:   (com adaptações). Acesso em 23/1/2012.

A respeito dos últimos censos citados no texto, é correto afirmar que

17Questão 42742. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

      A terra é meio de produção fundamental na economia rural. A concentração da propriedade da terra é um dos traços marcantes da economia rural brasileira, cujas origens se encontram no modelo de colonização aplicado à América portuguesa. Esse padrão concentrador serviu como base para a configuração da moderna agricultura brasileira.

Demétrio Magnoli. Projeto de ensino de geografia. São Paulo: Moderna, 2009.

A respeito do assunto do texto, assinale a alternativa correta

18Questão 42743. História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

      O asfaltamento das estradas da Amazônia apressa a devastação do verde e o ritmo de ocupação da floresta. Mas qual é a alternativa? O asfalto é a garantia de qualidade de vida para milhões de moradores da região. Vistas do alto, as estradas da Amazônia assemelham-se ao rastro da passagem de um furacão. Estima-se que 80% das áreas de floresta devastadas estejam a menos de 5 quilômetros de uma delas. Não se poderia esperar outra coisa dessas rodovias, pois elas foram criadas nos anos 70 do século XX precisamente para abrir caminho para a colonização.

                           Internet:   (Acesso em 22.1.2012). 

Com relação às questões abordadas no texto, é correto afirmar que