CBM DF - Química - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2017

Responda as 5 questões do simulado abaixo (CBM DF - Química - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2017). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN, Médio

33 resolveram
31% média
Difícil
0 gabaritaram
1 Ótimo
4 Bom
22 Regular
6 Péssimo
Muitos radioisótopos decaem basicamente de maneira completa em questão de segundos ou menos, de forma que não os encontramos na natureza. O urânio-238, por outro lado, decai muito lentamente; por isso, apesar de sua instabilidade, ainda podemos observá-lo na natureza. Uma importante característica de um radioisótopo é sua velocidade de decaimento. Sobre cinética da desintegração nuclear, analise as afirmativas a seguir.

(Considere: ln 4,5x10–5 = –10,00
                    ln 0,77 = –0,26
                 e –11,53 = 9,8 x10–6 .)

I. Uma rocha contém 0,257 mg de chumbo-206 para cada miligrama de urânio-238. A meia vida para o decaimento de urânio-238 a chumbo-206 é 4,5 x 109 anos. A idade da rocha é 1,7 x 109 ano.
II. A constante de velocidade da desintegração α do 86Rn222 é 0,18 dia–1 . A quantidade que será reduzida a massa de 4,5 x 10–5 g desse nuclídeo, depois de um período de 8,5 dias é 9,8 x 10–6 g.
III. À medida que uma amostra radioativa decai, a quantidade de radiação que emana da amostra também decai. A meia-vida do cobalto-60 é 5,26 anos. A amostra de 4,0 mCi de cobalto-60 teria, após 5,26 anos, uma atividade de radiação de 3,7 x 1010 Bq.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Em muitos aspectos, os gases são a forma de matéria mais facilmente entendida. Ainda que diferentes gases possam ter diferentes propriedades químicas, eles se comportam de maneira bastante similar no que concerne às propriedades físicas. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A densidade do vapor de tetracloreto de carbono a 714 torr e 125°C é 4,43 g/L.
II. A razão entre as taxas de efusão de N2 e O2 é 0,93.
III. A velocidade vqm, u, de uma molécula de N2 a 25°C é 5,15 x 102 m/s.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 
Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade química. O alemão Lothar Meyer e o russo Dmitri Mendeleev fizeram mais do que quaisquer outros, posicionando-a sobre um firme fundamento experimental. Trabalhando independentemente, eles descobriram a lei periódica e publicaram a tabela periódica dos elementos. Sobre a tabela periódica, é INCORRETO afirmar que:
Polímeros é uma substância constituída de moléculas caracterizadas pela repetição de uma ou mais espécies de átomos ou grupo de átomos ligados uns aos outros em quantidade suficiente para formar uma macromolécula. Essa macromolécula possui um conjunto de propriedades que não variam acentuadamente com a adição ou a remoção de uma ou algumas unidades constitucionais de suas moléculas. Sobre polímeros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na polimerização em emulsão são usados como agentes dispersantes: amido, gelatina, Poli(álcool vinílico) e sódio carboximetilcelulose.
( ) Na polimerização em suspensão o polímero formado é insolúvel no solvente e precipita logo que atinge determinado peso molecular.
( ) Na polimerização interfacial só ocorre em polimerização por condensação, com monômeros muito reativos.
( ) A aplicação da polimerização em massa é na obtenção do polietileno de baixa densidade e do nylon 6,6.

A sequência está correta em 
As células voltaicas são baseadas nas reações de oxirredução espontâneas. Contrariamente, é possível usar a energia elétrica para fazer com que as reações redox não espontâneas ocorram. Tais processos, produzidos por uma fonte externa de energia elétrica, são chamados de reações de eletrólise e ocorrem em células eletrolíticas. Uma solução aquosa de NaCl é eletrolizada usando-se eletrodos inertes. Quantos gramas de gás cloro e de gás hidrogênio são produzidos se uma corrente de 5,0 A atravessa a célula durante 1,5 h?