CBM MT - História e Geografia de Estados e Municípios - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2014

Responda as 3 questões abaixo (CBM MT - História e Geografia de Estados e Municípios - Soldado do Corpo de Bombeiro - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

3 questões Conhecimentos Específicos , História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB, Médio

53 resolveram
54% média
Regular
12 gabaritaram
12 Ótimo
19 Bom
12 Regular
10 Péssimo
A administração lusitana na região tornou-se essencialmente uma administração militar, que deveria estar preparada para defender os domínios portugueses de ataques indígenas e espanhóis. A própria criação da capitania de Mato Grosso, em meados do século XVIII, tinha esse propósito.

(ALVES, Lourembergue. A Capitania de Mato Grosso. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, vol. 58, Cuiabá: IHGMT, 2000, p. 38 - Adaptado).

os setores a seguir, o que possuiu a maior importância no período descrito, sendo o responsável pela ocupação da capitania de Mato Grosso é: 
Até meados do século XVIII, o atual Estado de Mato Grosso não fazia parte dos domínios territoriais de Portugal. Somente a partir de 1750, com um acordo entre Portugal e Espanha, é que a parte Oeste do território brasileiro passou a ser domínio português, legalmente. O tratado que selou o novo acordo territorial entre os países ibéricos em meados do século XVIII é denominado de:
O desmembramento entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrido na década de 70 do século XX, foi realizado pelo seguinte Presidente da República do Brasil: