HC UFPE - Medicina - Médico Oftalmologista - 2011

Responda as 20 questões abaixo (HC UFPE - Medicina - Médico Oftalmologista - 2011). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

20 questões Medicina, Médico Oftalmologista, HC UFPE, COVEST COPSET, Superior

15 resolveram
49% média
Difícil
3 gabaritaram
4 Ótimo
1 Bom
9 Regular
1 Péssimo
A lei da “Doação Presumida” relacionada aos transplantes surgiu com a intenção de aumentar o número de doadores de órgãos: todos são doadores de órgãos, com exceção dos que em vida tenham feito registro oficial contrário, desejando não ser doador. Sobre essa lei e outras leis de doação, é correto afirmar que:
O transplante de córnea consiste na substituição de uma córnea doente, com alguma ou total perda de transparência, interferindo na visão, por uma córnea sadia e transparente. Sobre isso, é correto afirmar que:
As técnicas cirúrgicas nos transplantes de córnea lamelar anterior e lamelar posterior têm permitido a substituição só das camadas doentes da córnea. Acerca dessas técnicas, assinale a alternativa correta.
O ceratocone, embora contribua para um maior número dos transplantes de córnea bem sucedidos, tem motivado outros procedimentos. Sobre alguns desses procedimentos, assinale a alternativa correta.
O acompanhamento pós-operatório do paciente submetido a um transplante de córnea visa identificar eventuais complicações, entre elas, embora em menor número, a rejeição. O acompanhamento:
Tem crescido o número de pacientes que procuram a cirurgia refrativa visando à não necessidade de correção óptica. Acerca disso, assinale a alternativa correta.
Nas correções ópticas cirúrgicas, inclusive fazendo uso de implante intraocular, deve haver muito cuidado com alteração na binocularidade. Sobre esse cuidado, assinale a alternativa correta.
O pterígeo recidivado tem suscitado várias abordagens terapêuticas, sendo uma delas o transplante lamelar de córnea. Sobre essa técnica, assinale a alternativa correta.
Na ceratopatia bolhosa pós-facectomia com significativa lesão endotelial, é correto afirmar que:
Existem normas oficiais para os Bancos de Olhos quanto à captação e utilização de córneas para transplante. Sobre essas normas, assinale a alternativa correta.
As ceratopróteses contribuem para a passagem da luz numa córnea opacificada, inviável para o transplante. Acerca disso, é correto afirmar que:
Laser-Assisted in Situ Keratomileusis (LASIK) tem sido um procedimento corrente em busca da correção óptica nas ametropias. Sobre este procedimento e os pré-requisitos envolvidos em seu uso, é corretoafirmar que:
Os meios de conservação de córnea trouxeram melhoramentos em vários aspectos, entre eles o transporte da córnea de uma região para outra e até mesmo a condução do paciente para o centro transplantador, com melhor racionalidade. Acerca disso, é correto afirmar que:
Os enxertos terapêuticos são indicados para uma situação de difícil controle clínico, visando à integridade estrutural. É correto afirmar que:
A ceratoplastia lamelar profunda com retirada do estroma doente até a membrana de Descemet tem contribuído para boa recuperação visual comparada à penetrante. Sobre este assunto, é correto afirmar que:
Alguns transplantes bem sucedidos no aspecto biológico apresentam alterações ópticas, induzindo baixa na acuidade visual. Acerca disso, é correto afirmar que:
As principais indicações para transplante perfurante de córnea são ceratopatia bolhosa do pseudofácico e do afácico, distrofia de Fuchs, ceratocone, cicatriz corneana, falência de transplante, entre outras. Écorreto afirmar que:
Na grande maioria dos pacientes submetidos a transplante de córnea há ganho na acuidade visual, e os mesmos são agradecidos do procedimento nobre, digno e elevado. Acerca disso, é correto afirmar que:
A cirurgia refrativa de córnea tem utilizado avanços tecnológicos que permitem detecção de alteração na curvatura não só causadora de miopia, hipermetropia e astigmatismo, como também do defeito óptico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A oftalmologia tem evoluído na parte instrumental e propedêutica, melhorando a perspectiva da visão funcional. É correto afirmar que: