Simulado: HC UFPR - Cardiologia e Alterações Vasculares - Médico Cardiologista - 2009

7 questões Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior

Responda as 7 questões do simulado abaixo (HC UFPR - Cardiologia e Alterações Vasculares - Médico Cardiologista - 2009). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

30 resolveram
27% acertos
Difícil
0 gabaritaram
2 ótimo
2 bom
11 regular
15 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 44080. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Sobre a cardiopatia chagásica, assinale a alternativa que NÃO está relacionada com pior prognóstico.

2Questão 44081. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Assinale a alternativa que apresenta um critério menor do tipo fenômeno vascular nos critérios modificados de Duke para endocardite infecciosa.

3Questão 44082. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Qual das doenças abaixo NÃO apresenta relação com o coração?

4Questão 44083. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao supradesnível de segmento ST no eletrocardiograma.

5Questão 44084. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Paciente masculino de 35 anos admitido no PS deambulando com dificuldade, confuso, sem familiares para relatar sobre medicações, drogas ilícitas e doenças prévias. Na avaliação inicial apresentou Glasgow 13, LCR normal, RX de tórax e tomografia de abdômen sem alterações. Sem lesões em pele e sem sinais de emagrecimento. PA 140/80 mmHG, FC 135 bpm, temp. 40,5 ºC, FR 20 ipm. Hemograma e PCR normais. 

Dentre as possíveis causas desse quadro, NÃO é compatível com a clínica do paciente:

6Questão 44085. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Paciente de 60 anos com história de insuficiência cardíaca congestiva. Em uso de enalapril 40 mg/dia, bisoprolol 10 mg/dia, espironolactona 25 mg/dia, furosemida 40 mg/dia. Chega ao PS com dispneia intensa, crepitantes até ápice pulmonar, PA 200/110, FC 100 bpm, edema periférico ++/IV, tempo de enchimento ungueal < 2 segundos. Qual das medicações abaixo NÃO apresenta boa opção terapêutica nesse caso clínico?

7Questão 44086. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico cardiologista, HC UFPR, Ensino Superior, 2009

Paciente do sexo feminino, 35 anos, procura o médico com sintomas de irritabilidade, palpitação e cansaço. Ao exame físico, a paciente apresenta taquicardia, pele quente e úmida, retração de pálpebras e bócio doloroso à palpação. 

Exames laboratoriais: TSH = 0,01 UI/mL (valor normal = 0,4 a 4,0), T4 livre = 4,2 ng/dl (valor normal = 0,8 a 1,8) e T3 total = 500 ug/dl (valor normal = 80 a 200). 

Sobre esse quadro, assinale a alternativa correta.