HEMOMINAS - Enfermagem - Técnico de Enfermagem - 2013

Responda as 15 questões abaixo (HEMOMINAS - Enfermagem - Técnico de Enfermagem - 2013). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

15 questões Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC , Médio

419 resolveram
47% média
Difícil
0 gabaritaram
7 Ótimo
157 Bom
250 Regular
5 Péssimo
Em relação à oxigenoterapia, assinale a alternativa correta:
Considerando a sondagem nasogástrica, cabe ao profissional de enfermagem:
Em relação aos sinais vitais, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta:

I- Os sinais vitais são variáveis que evidenciam alterações do comportamento do organismo, e estão intimamente associados aos distúrbios dos sistemas circulatório, respiratório, neurológico e renal.
II- O coração de um indivíduo normal contrai na frequência de 60 a 100 vezes por minuto, sendo o pulso chamado de eucárdico.
III- A temperatura é regulada por termorreceptores no hipotálamo, sendo considerada como normal a temperatura corporal de 35° a 37,5°C.
O paciente tem uma prescrição médica de 20 mg de um medicamento “X”, via SC (Subcutânea), de 6/6 horas. Tendo ampolas de 10 ml na concentração de 0,01 gramas/ml. O volume a ser administrado por horário é:
Um paciente adulto está aguardando para a triagem de doação de sangue, em uma coleta externa realizada na cidade vizinha. porém, começou a referir dor precordial e rapidamente evoluiu para uma parada Cardiorrespiratória (pCR). Em relação à assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória, assinale a alternativa correta:
Considerando a qualidade das embalagens utilizadas na esterilização, estas devem apresentar inúmeras características, entre elas, podemos citar:
Em relação ao período de pós-operatório, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) É o período de observação e assistência contínua a pacientes em recuperação do procedimento cirúrgico e anestésico, que se inicia com o término da cirurgia e se estende até a última visita de acompanhamento com o cirurgião. 
( ) O período de pós-operatório tardio inicia-se após as 24 horas da cirurgia, podendo prolongar-se por até uma semana.
( ) O período de pós-operatório imediato compreende as primeiras 12 ou 24 horas após a finalização da cirurgia.
( ) O pós-operatório mediato abrange a recuperação do paciente até a alta hospitalar, com a completa cicatrização das lesões.
Em relação ao câncer de mama, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.

I- O câncer de mama apresenta-se, em geral, como um tumor de consistência dura, pouco elástico e indolor. 
II- A dor mamária é o sintoma mais frequente do câncer mamário. 
III- O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente. 
IV- O período para realização do autoexame é durante a menstruação, quando as mamas ficam mais túrgidas, facilitando a exteriorização de nódulos.
O profissional de enfermagem deve orientar a mãe sobre alguns cuidados com a criança para evitar a assadura. Deve fazer parte da orientação:
De acordo com a portaria n.º 2.048/MS, de 5/11/2002, os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Assinale a alternativa correta:
Em relação às reações transfusionais (RTs), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) Consideram-se RTs os agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados. 
( ) As RTs imediatas são aquelas que ocorrem até 24 horas após a transfusão sanguínea. 
( ) As RTs imediatas notificáveis são aquelas que ocorrem por doenças transmissíveis como hepatite, HIV/AIDS, doença de chagas, entre outras.
( ) A constante vigilância e a identificação precoce dos sintomas de RTs garantem o sucesso das intervenções. Devem ser observados os sintomas de alterações de pele (rubor, piloereção e sudorese) e nos parâmetros hemodinâmicos.
Em relação aos cuidados na transfusão de sangue e componentes, assinale a alternativa correta:
Em relação à aférese, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- Consiste na retirada do sangue total do indivíduo (neste caso, o doador), separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração, retenção do componente desejado numa bolsa e retorno dos demais componentes do sangue para o doador, sendo esse processo concomitante.
II- Na aférese apenas o concentrado de hemácias pode ser obtido por esse método. 
III- O concentrado de plaquetas por aférese é obtido por coleta em máquina, a partir de doador único. A bolsa tem validade de até 5 dias, a partir da data da coleta.
Em relação aos hemocomponentes e hemoderivados, assinale a alternativa correta:
Em relação aos cuidados com a transfusão sanguínea, assinale a alternativa incorreta:

Veja também...