Simulado TRF 4ª REGIÃO - Interpretação de Texto - Técnico Judiciário - 2014

Simulado para Técnico Judiciário - TRF 4a com 7 Questões de Português (Interpretação de Textos). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca FCC com Gabarito.

  • 62 Resolveram
  • 47% Acertos
  • 3 Gabaritaram
  • barra ótimo 9 Ótimo
  • barra qtd_bom 21 Bom
  • barra ruim18 Regular
  • barra péssimo14 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo.

     No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza.
     A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanidades humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tanos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, cenros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade teve a cultura quando chegou a barbárie?”
     Numerosos trabalhos procuraram definir as características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cultura global - a cultura-mundo - que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias.
     Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes sociais e a universalização da internet.
     Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes.
     O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford.
     A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passa- do e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é diversão, e o que não é divertido não é cultura.

(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook)
  • 1 - Questão 44652.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • Possuem os mesmos tipos de complemento os verbos grifados em:
  • 2 - Questão 44653.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • Depreende-se corretamente do texto:
  • 3 - Questão 44654.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • O autor do texto discorda dos pensadores citados ao afirmar que
  • 4 - Questão 44655.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • ...apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias. (3º parágrafo) 
    ...levando-os a todos os países... (4º parágrafo) 
    ...os produtos deste são fabricados... (7º parágrafo) 

    Os elementos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:
  • 5 - Questão 44656.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • Uma redação alternativa para um segmento do texto, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, está em:
  • 6 - Questão 44657.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • Substituindo-se o elemento grifado pelo que se encontra entre parênteses, o sinal indicativo de crase deverá ser acrescentado em:
  • 7 - Questão 44658.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF 4a - FCC - 2014
  • Sem que nenhuma outra modificação seja feita, mantêm-se a correção e as relações de sentido estabelecidas no texto, substituindo-se

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!