INEA RJ - Administração de Recursos Materiais - Técnico Administrativo - 2013

Responda as 5 questões do simulado abaixo (INEA RJ - Administração de Recursos Materiais - Técnico Administrativo - 2013). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Administração de Material, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV, Ensino Médio

87 resolveram
43% acertos
Difícil
3 gabaritaram
8 ótimo
25 bom
51 regular
3 péssimo

1Questão 44824. Administração de Material, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV, Ensino Médio, 2013

Leia o fragmento a seguir. 

"A área de materiais ocupa-se de atividades importantes para o desempenho dos ______porque o objetivo central do sistema de materiais deve ser a garantia do________, com o________e com a necessária qualidade dos materiais que são introduzidos no sistema".

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

2Questão 44825. Administração de Material, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV, Ensino Médio, 2013

A expressão classificação de materiais é genérica e abrangente, caracterizando a atividade responsável por identificar, codificar e catalogar os materiais de uma organização. 

Com relação às vantagens da utilização da classificação de materiais, dentre as afirmativas a seguir, assinale V para verdadeira e F para a falsa.

( ) Aumentar a agilidade dos processos de compra. 
( ) Obter maior ganho de escala nas compras e na redução de custos. 
( ) Eliminar a possibilidade de duplicidade de itens em estoque. 

As afirmativas são, respectivamente,

3Questão 44826. Administração de Material, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV, Ensino Médio, 2013

As funções e as atividades da administração de materiais podem ser sintetizadas em quatro subsistemas principais: normalização, controle, aquisição (compras) e armazenamento. 

Sobre atividades e/ou responsabilidade dos subsistemas, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a alternativa falsa.

( ) As atividades desempenhadas no subsistema normalização são relevantes para que se garanta a qualidade dos materiais que entram nos processos produtivos; 
( ) O subsistema de compras (aquisições) depende, fundamentalmente, das informações originadas no subsistema controle, uma vez que é em virtude das informações daquele sistema que se consegue realizar as compras nas condições mais vantajosas possíveis para organização;
( ) O subsistema de armazenamento é responsável por garantir que as qualidades necessárias estejam disponíveis no lugar e no momento em que seja necessário.

As afirmativas são respectivamente:

4Questão 44827. Administração de Material, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV, Ensino Médio, 2013

Relacione as atividades dos processos de compras que estão inseridos nas ações de suprimento e de apoio com suas respectivas definições.

1. Desenvolvimento de fornecedores 
2. Solicitação de compras 
3. Coleta de Preços 
4. Negociação

( ) É o procedimento de relacionamento entre a empresa e o fornecedor, para continuidade do fornecimento. (Ação de Apoio). 
( ) É o documento de registro da pesquisa de preços em função do recebimento da solicitação de compra de material específico. (Ação de Suprimento).
( ) É o procedimento que possibilita à empresa selecionar os futuros fornecedores que farão parte do catálogo de fornecedores qualificados e aprovados para fornecer materiais e produtos à empresa. (Ação de Apoio) 
( ) É o documento que pode ser originado por vários setores, dependendo do tipo de material necessário para a empresa. (Ação de Suprimento).

Assinale a alternativa que mostre a relação correta do processo de compras de acordo com as ações correspondentes de cima para baixo:

5Questão 44828. Administração de Material, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV, Ensino Médio, 2013

Leia o fragmento a seguir. 

"O _______do pedido, também conhecido como follow-up tem a finalidade de evitar ______ ou problemas para o cliente na entrega do pedido, evitando assim _____ " 

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.