INCA - Radiologia - Técnico em Radioterapia - 2017

Responda as 7 questões abaixo (INCA - Radiologia - Técnico em Radioterapia - 2017). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

7 questões Radiologia, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN, Médio

378 resolveram
43% média
Difícil
2 gabaritaram
17 Ótimo
122 Bom
182 Regular
57 Péssimo
A documentação dos exames na Tomografia Computadorizada (TC) é de extrema importância e requer muita experiência e sensibilidade do operador das técnicas radiológicas. Trabalhando com um “janelamento”, qual a definição correta de WW e WL na Tomografia Computadorizada?
O contraste radiográfico é definido como a diferença entre as densidades em áreas adjacentes de uma imagem radiológica. Quanto maior a prevalência desta variação, maior será o contraste. O objetivo ou função do contraste corresponde em tornar mais visíveis os detalhes anatômicos de uma imagem radiológica; portanto, o contraste radiográfico é importante, sendo essencial uma compreensão do contraste na avaliação da qualidade resultante das imagens. Um contraste menor significa escala de cinza mais longa; assim, menor será a diferença entre densidades adjacentes. De acordo com essas afirmações e cada estrutura anatômica, a terminologia designada conforme a escala de cinza da Tomografia Computadorizada pode ser definida como:

I. Hiperdenso: estruturas anatômicas com densidade alta que se demonstram claras na imagem.
II. Isodenso: estruturas anatômicas com densidade intermediária que se demonstram cinzas na imagem.
III. Hipodenso: estruturas anatômicas com densidade baixa que se demonstram escuras na imagem.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativas
Quanto ao exame de Ressonância Magnética (RM) das mamas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É importante considerar o motivo do exame, “status hormonal”, história de cirurgia, radioterapia e doença mamária prévias, assim como história familiar pertinente.
( ) O exame deve ser realizado, preferencialmente, entre o sétimo e o vigésimo dia do ciclo menstrual.
( ) Os estudos de imagem prévios, incluindo mamografia e ultrassonografia mamária, são desnecessários, pois a acurácia da RM é de ordem tissular e padrão-ouro para o diagnóstico correto.

A sequência está correta em
Na modalidade de radioterapia, faz-se o uso de fracionamento da dose, ou seja, na maioria das técnicas utilizadas para o tratamento de neoplasias, especialmente no que tange a radioterapia convencional, evita-se a aplicação em dose única ou com doses altas. Isso pode ser justificado em:
“A doença coronariana geralmente desenvolve-se lentamente, em algumas hipóteses assintomáticas, por esta razão pode evoluir para um ataque cardíaco ou morte súbita. É importante diferenciar entre a ausência de doença (ausência de obstruções) e doença subclínica (obstruções menores que 50%); esta última situação apresenta um risco acrescido de enfarte do miocárdio. Um método consagrado e de significativa utilização para pesquisa de obstruções arteriovenosas corresponde à coronariografia; trata-se de um teste invasivo (parte do princípio da utilização de um cateter, puncionado pela virilha), sendo geralmente reservado para doentes com probabilidade alta de possuírem doença coronária. Com o advento da angio-TC coronária é possível, pela primeira vez, visualizar as suas veias e artérias coronárias sem a utilização de catéteres; portanto, correspondente a um teste não invasivo.”

(Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, v. 33, nº 3, p. 162-7 e disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4501-4509.)

Com base na angio-TC coronariana, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ser realizada sem o uso de bomba injetora e contraste iodado.
II. Trata-se de um método eficiente e não invasivo do ponto de vista cirúrgico. Sabendo que o contraste usado não é feito por procedimentos cirúrgicos e, sim, de rotina em salas de exames.
III. Os testes não invasivos, usados para o rastreio de doença coronariana, são capazes de fazer diagnóstico de bloqueios menores que 50%.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
A Ressonância Magnética (RM) avalia a real extensão da doença, em virtude da sua alta resolução espacial e de contraste para os tecidos e órgãos pélvicos. Com relação ao estudo por RM da pelve, analise as afirmativas a seguir.

I. As imagens multiplanares tendem a fazer com o que o exame demore, consideravelmente, trazendo desconforto ao paciente.
II. Ausência de radiação ionizante.
III. Alta reprodutibilidade na avaliação de estruturas músculotendíneas da pelve.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Quanto ao Código de Ética dos profissionais das Técnicas Radiológicas, o Capítulo XIV versa sobre as penalidades, as quais tornam a observância dos preceitos de ordem obrigatória. Para tanto, são estabelecidas como penalidades:

I. Advertência promovida em veículo de conhecimento público.
II. Suspensão do exercício profissional por prazo indeterminado.
III. Censura pública.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Conteúdo recomendado...