CRBio 6ª Região - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2012

Responda as 12 questões do simulado abaixo (CRBio 6ª Região - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

12 questões Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio

251 resolveram
55% acertos
Médio
0 gabaritaram
22 ótimo
163 bom
59 regular
7 péssimo

1Questão 45273. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

O senso comum indica que o "Líder Nato" é aquele indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo, com a participação espontânea dos seus membros. Dentro de uma organização, a liderança e a motivação contribuem para que o desempenho do grupo seja eficiente e eficaz. Considerando que nem sempre o grupo é dirigido por um "líder nato", espera-se que cada membro do grupo desenvolva a automotivação, que implica que o profissional tenha iniciativas próprias, que não espere que a organização ofereça estímulos diários. Se o indivíduo, como profissional, escolheu uma profissão, deve manter-se atualizado com o que ocorre na sua área. Quem busca aperfeiçoar-se está em constante processo de evolução e diferencia-se dos demais. Escolha qual atitude de liderança melhor contribui para a automotivação.

2Questão 45274. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

O ser humano procura realizar seus objetivos de maneira eficiente, com o mínimo dispêndio de tempo e dinheiro, evitando resultados indesejáveis. Esse desejo de atingir metas faz com que ele se junte a outros indivíduos mediante cooperação. Os objetivos almejados podem ser de natureza comercial, militar, religioso, social etc. Quando as pessoas se organizam formalmente para alcançar uma meta comum, é essencial que haja administração. A administração busca a integração das pessoas, estrutura e recursos. Não é uma ciência exata, estando, portanto, sujeita a erros. Por esse motivo, além de aplicar técnicas e princípios próprios, procura apoio em diversos outros ramos do pensamento humano: Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística, Sociologia, Informática, entre outros. É a junção da arte e da ciência. A ciência estabelece a técnica que é o roteiro de procedimentos a serem executados para resolver ou para atender a determinada necessidade. Já a arte é um processo criativo, consequência de valores individuais e subjetivos de cada um. No processo de tomada de decisão, que é a escolha de uma alternativa, ocorrem enganos. Assim, há a necessidade de equilibrar a arte e a ciência, para minimizar a ocorrência desses enganos. Isso é possível? Como?

3Questão 45275. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

O Sistema de Informação está diretamente relacionado com a empresa e tem por finalidade atendê-la para consecução de seus objetivos. O Sistema Gerencial passa por três grandes etapas: Planejamento, Operação e Controle. O Planejamento é feito para um melhor alcance dos propósitos da empresa. Significa "visualizar" hoje o amanhã viável e está subdividido em Planejamento Estratégico, Planejamento Gerencial e Planejamento Operacional gerando planos, programas e projetos, de acordo com os objetivos de cada um. Já a operação corresponde à execução desses planos, programas e projetos. O controle é a aferição do desempenho. Considerando o texto, para que a função controle possa ser executada, há necessidade, fundamentalmente, de:

4Questão 45276. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

Eficiência está ligada ao como fazer e eficácia ao que fazer. O surgimento de novas tecnologias e sua adoção pelas entidades fazem com que a competência e o atendimento dos objetivos sofram modificações ao longo do tempo, influenciando fortemente na produtividade.
Leia as afirmativas.

I. Melhor obter melhores resultados com o mesmo custo.
II. Não importa os meios, importa o resultado.
III. Melhor obter os mesmos resultados com menor custo.
IV. Embora os meios utilizados sejam importantes, o mais importante é atingir os objetivos.
V. Obter eficiência e eficácia não depende de decisão das entidades.

Qual(is) opção(ões) melhor exprime(m) eficiência?

5Questão 45277. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

Como vimos na questão 33, planejar é visualizar hoje o amanhã viável. Por meio do planejamento pode ser determinado com antecipação como um grupo de pessoas deve trabalhar, como combinar e utilizar os recursos disponíveis e que metas devem ser atingidas. Dependendo dos objetivos, o Planejamento está estruturado em Planejamento Estratégico, Planejamento Gerencial e Planejamento Operacional. O Planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade do dia a dia é chamado de:

6Questão 45278. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

A finalidade da departamentalização é agrupar atividades e recursos em unidades da organização, seguindo critérios homogêneos, de acordo com as características e peculiaridades de cada entidade, visando a alcançar eficiência e eficácia. Quando a departamentalização corresponde à divisão das atividades segundo o processo produtivo, gerando uma especialização maior dos recursos alocados, temos:

7Questão 45279. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

O Sistema de Informações Gerenciais é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para aperfeiçoar os resultados esperados. Das características a seguir, qual faz parte deste sistema?

8Questão 45280. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

Robbins, S.P (Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Comportamento Organizacional. 1999. Rio de Janeiro: LTC) conceitua as Mudanças Organizacionais como "atividades intencionais, pró-ativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais". Vivemos em um mundo globalizado onde as facilidades de comunicação, transporte e novas tecnologias, entre outros fatores, provocam uma mortandade de organizações, se estas não se adaptarem às condições mundiais que provocam uma concorrência desenfreada entre elas. Daí a razão pela qual as organizações devem promover sistemáticas mudanças em sua organização. Elas devem planejar e adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso, se adaptando ao ambiente de sua atuação, ao perfil das pessoas com que interage e à sua própria estrutura organizacional. Observe os fatores relacionados.

I. Evolução da tecnologia.
II. Choques econômicos e intervenção governamental na economia.
III. Concorrência a nível nacional e internacional.
IV. Tendências sociais.

Aponte a alternativa que retrata os fatores que estimulam a mudança organizacional.

9Questão 45281. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

Uma empresa compreende a interação de recursos humanos, materiais e estruturação racional do trabalho para a consecução de seus objetivos. Cada elemento humano que a compõe é dotado de talento específico, aprimorado pela formação profissional: se bem aproveitado, gera sinergia na execução das atividades necessárias. As atividades, portanto, devem ser divididas entre os funcionários (divisão do trabalho), para aproveitar o potencial de cada um. Cabe ao gerente o controle e a organização do processo de trabalho visando ao melhor resultado possível. O gerente deve:

• Dar ordens e assegurar-se de que são cumpridas.
• Orientar os trabalhos que seus subordinados executam.
• Manter a disciplina entre seus subordinados.
• Controlar o trabalho de seus subordinados.
• Ensinar, quando necessário, a maneira certa de executar os trabalhos que lhe foram confiados.
• Melhorar os métodos de trabalho dos seus subordinados.

Quando um gerente dá ordens aos seus auxiliares diretos, em nome de quem ele age?

10Questão 45282. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

Ser cidadão é estar no gozo dos direitos civis e políticos de um país (Dicionário Brasileiro Globo - Editora Globo). Exercer a cidadania é mais do que isso: além de exercer seus direitos civis e políticos, o indivíduo tem deveres com relação à sociedade em que vive. Aponte a alternativa que descaracteriza a cidadania

11Questão 45283. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

A empresa de prestação de serviços basicamente "vende" o talento de seu pessoal. Seu sucesso depende, muitas vezes, de como esse pessoal se apresenta. Dependendo do tipo de serviço, a sociedade "visualiza" o profissional pelo tipo de tarefa que exerce. Um médico veste-se de branco; um auditor contábil apresenta-se de terno e gravata, uma advogada ou advogado, pela vestimenta formal. E essa apresentação, embora não represente a capacidade profissional de cada um, transmite uma sensação de confiança, visto que, em geral, o ser humano impressionase pela aparência. Entretanto no atendimento telefônico ou por meio de email nada disso aparece, mas é refletido pela maneira como o profissional se comporta. Qual opção contribui para que esse profissional tenha maior sucesso em sua atividade?

12Questão 45284. Administração, Assistente Administrativo, CRBio, QUADRIX, Ensino Médio, 2012

A Comunicação Interna dentro de uma organização é de fundamental importância. Ela compreende a troca de informações entre a organização e os funcionários para que as atividades sejam orientadas no sentido de melhorar o clima organizacional e promover a integração dos funcionários entre si e com a empresa. Em geral, a comunicação se dá por meio de dois canais de informação: o canal de informação formal que é o institucionalizado pela organização e o canal de informação informal, por meio do qual a informação flui aleatoriamente sob a forma de boatos, fofocas etc. Dentro da organização, profissionais diferentes têm distintas interpretações para uma mesma informação, interpretações que são causadas pela formação cultural e intelectual de cada um, formação religiosa, filosofia de vida, entre outras. Na busca da gestão da qualidade, muitas organizações adotam inúmeras providências para a uniformização das interpretações. As mais frequentes são:

I. Aperfeiçoamento do canal de informação formal.
II. Treinamento e condicionamento dos profissionais.
III. Melhor tratamento dos dados na produção das informações.
IV. Exclusão do canal de informação informal.

Dentro do contexto apresentado, qual(is) a(s) providência(s) mais indicada(s) para resolver o problema das interpretações diferentes?