Simulado: SEDUC AM - Pedagogia - Professor de Língua Espanhola - 2011

25 questões Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior

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1Questão 45577. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.

2Questão 45578. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

3Questão 45579. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

4Questão 45580. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

5Questão 45581. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a tendência pedagógica liberal tradicional, os conteúdos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos.

6Questão 45582. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.

7Questão 45583. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

A classificação do aluno em qualquer série ou etapa do ensino fundamental deve ser precedida da aplicação de testes de avaliação a respeito dos conteúdos programáticos da série ou etapa imediatamente anterior.

8Questão 45584. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

A formação dos profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino, deve garantir a associação entre teorias e práticas, sendo permitido o aproveitamento de experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades.

9Questão 45585. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

A gestão democrática, modelo de gestão adotado pela escola pública, fundamenta-se na participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e na participação de outros atores da comunidade escolar, tais como pais e alunos, em conselhos escolares ou equivalentes.

10Questão 45586. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Cumpre a determinação legal vigente sobre o tempo de trabalho escolar a escola cujas atividades se desenvolvem por meio de aulas com 50 minutos de duração durante 200 dias letivos.

11Questão 45587. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A CF, em cujo texto estão reunidas as normas superiores do ordenamento jurídico do Estado Nacional, constitui fundamento da LDB e das demais leis do país e suas respectivas normatizações.

12Questão 45588. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A LDB disciplina as orientações específicas para a educação brasileira, facultando aos estados, ao DF e aos municípios a livre regulação da educação em seus âmbitos de abrangência.

13Questão 45589. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

Para viabilizar o processo de integração, a CF limita a possibilidade de as comunidades indígenas utilizarem suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem no ensino. Além disso, a lei educacional desobriga o estudo da história e cultura indígena nas escolas de ensino fundamental e médio.

14Questão 45590. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

Nos termos da LDB e da normatização específica, a oferta de programas a distância no ensino fundamental restringe-se ao atendimento a situações emergenciais e a casos de complementação de aprendizagem.

15Questão 45591. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A oferta de educação infantil em creche e pré-escola às crianças com até cinco anos de idade é uma garantia constitucional, sendo assegurada, na LDB, vaga a toda criança a partir de quatro anos de idade na escola pública mais próxima de sua residência.

16Questão 45592. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

O ensino fundamental é a única etapa da educação básica que tem caráter obrigatório e gratuito, garantido pelo poder público, na CF, a todas as crianças entre os sete e os quatorze anos de idade, bem como àqueles que não tiveram acesso a esse ensino na idade própria.

17Questão 45593. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A oferta do ensino médio a todos que o demandarem, inclusive na forma de cursos e exames supletivos, é atribuída legalmente aos estados e ao Distrito Federal, em caráter de prioridade.

18Questão 45594. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A educação de jovens e adultos se destina a pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, assegurando-lhes oportunidades educacionais apropriadas na forma de cursos e exames.

19Questão 45595. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A educação especial é uma modalidade educacional que tem início na educação infantil e visa atender educandos com necessidades especiais, mediante a integração de todos, sem exceção, nas classes comuns do ensino regular.

20Questão 45596. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento e estatísticas educacionais.

O Plano Nacional de Educação 2001-2010 cumpriu um mandato constitucional e legal e apresentou, entre seus objetivos, a elevação da escolaridade da população e a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.

21Questão 45597. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

A Prova Brasil é o exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram seus estudos no ensino médio público.

22Questão 45598. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Considerando as políticas de avaliação educacional referentes à educação básica brasileira, julgue os próximos itens.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica abrange estudantes das redes pública e privada do país, em áreas rural e urbana, matriculados no quinto e no nono ano (quarta e oitava séries) do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.

23Questão 45599. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com respeito ao financiamento da educação, julgue o item seguinte, em conformidade com o disposto nos documentos legais.

Os recursos públicos destinados à educação pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios não incluem as receitas de impostos próprios desses entes federados.

24Questão 45600. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Julgue o item abaixo, referente à educação no contexto da modernidade.

Na sociedade contemporânea, a inserção da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exercício habitual da democracia como prática, o desenvolvimento de conteúdos relacionados à realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.

25Questão 45601. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEDUC AM, CESPE, Ensino Superior, 2011

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e formação de profissionais para a educação básica, avaliação, currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Na educação infantil, a avaliação é realizada por meio de provas e registros do desenvolvimento do educando.