Simulado SEDF - Legislação Estadual - Professor de Língua Espanhola - 2017

Publicado: 02/10/2017 | Questões: 19 | Disciplina: Legislação Estadual | Ensino: Superior | Banca: QUADRIX

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  • 3 - Questão 45663.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Julgue o item a seguir acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF). 

    Caso um servidor público seja requisitado a qualquer dos Poderes do DF, o tempo de serviço por ele prestado será computado como exercício efetivo para efeito de concessão de licença-prêmio nas carreiras específicas do serviço público, mas não valerá para fins de aposentadoria.
  • 4 - Questão 45664.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Julgue o item a seguir acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF). 

    Considere-se que um deputado distrital, após a sua diplomação, tenha praticado um crime e, por isso, recebido uma denúncia contra ele. Nesse caso, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) deverá dar ciência à Câmara Legislativa, que poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. 
  • 7 - Questão 45667.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Julgue o item subsequente acerca das bases legais e dos temas da educação nacional e distrital.

    Segundo a Resolução n.º 01/2012‐CEDF, considere-se a seguinte situação hipotética. Pedro, estudante da rede pública, foi reprovado na escola A, segundo os critérios regimentais desta instituição educacional. Diante do caso narrado, Pedro não poderá ser recebido como aprovado na escola B, salvo diante da inexistência do componente curricular, no qual tenha sido reprovado na escola A, na matriz curricular da escola B. 
  • 8 - Questão 45668.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Julgue o item subsequente acerca das bases legais e dos temas da educação nacional e distrital.

    Conforme o Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do DF, a Educação Profissional Técnica Subsequente, que é uma modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, pode ser ofertada a quem ainda não tenha concluído o Ensino Médio.
  • 9 - Questão 45669.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Julgue o item subsequente acerca das bases legais e dos temas da educação nacional e distrital.

    Segundo o Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do DF, um estudante efetivamente matriculado no Ensino Médio da rede pública de ensino do DF, com catorze anos de idade, poderá ser iniciado, a partir da 1.ª série, no estágio não obrigatório.
  • 11 - Questão 45671.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue o item subsequente.

    Segundo o art. 5.º, as seguintes instâncias são responsáveis pela observação do cumprimento das metas, pelo monitoramento contínuo e pelas avaliações periódicas: I – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); II – Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF); e III – Fórum Distrital de Educação (FDE). 
  • 12 - Questão 45672.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue o item subsequente.

    Como estratégia da Meta 2 do PDE, que trata da garantia do acesso universal assegurada aos estudantes dos seis anos de idade ao Ensino Fundamental de nove anos, está a implantação gradativa do projeto Filosofia na Escola.
  • 13 - Questão 45673.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue o item subsequente.

    A Meta 3 do PDE trata da garantia, por meio de política de renovação e valorização do Ensino Médio, da aquisição de equipamentos e laboratórios (informática, ciências, artes), de espaços adequados para aprendizagem e fruição de práticas corporais para todas as instituições de Ensino Médio, bem como da produção de material didático.
  • 14 - Questão 45674.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o documento Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos, que orientam a educação ofertada pelo DF, julgue o item que se segue. 

    Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, em seu art. 21, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve, progressivamente, compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), assumindo as funções de avaliação sistêmica, certificadora e classificatória.
  • 15 - Questão 45675.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o documento Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos, que orientam a educação ofertada pelo DF, julgue o item que se segue. 

    Segundo o art. 7.º, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve ser desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. A forma articulada deve ser desenvolvida no modo integrado e a forma subsequente deve ser concomitantemente ofertada a quem ingressar no Ensino Médio. 
  • 16 - Questão 45676.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o documento Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos, que orientam a educação ofertada pelo DF, julgue o item que se segue. 

    Consta, nos pressupostos teóricos do documento Currículo em Movimento da Educação Básica editado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que constituem como princípios da educação integral, na organização e na execução das ações, a integralidade, a intersetorialização, a transversalidade, o diálogo entre escola e comunidade, a territorialidade e o trabalho em rede. 
  • 17 - Questão 45677.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e o documento Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos, que orientam a educação ofertada pelo DF, julgue o item que se segue. 

    O currículo da Educação Básica do DF está fundamentado na pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico-cultural, opção teórico-metodológica que se assenta em inúmeros fatores, sendo a realidade socioeconômica da população do DF um deles. 
  • 19 - Questão 45679.   Legislação Estadual - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • Em relação às diversas modalidades da educação previstas para o DF, julgue o próximo item.

    No contexto da educação do campo, a SEEDF propõe que as escolas considerem um conjunto de inventários acerca da realidade atual que evidencie, entre outras, as lutas sociais e as principais contradições vivenciadas na vida local, nacional e mundial. 

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