SEE AC - Pedagogia - Professor de Língua Espanhola - 2014

Responda as 20 questões do simulado abaixo (SEE AC - Pedagogia - Professor de Língua Espanhola - 2014). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

20 questões Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior

82 resolveram
55% acertos
Médio
1 gabaritaram
20 ótimo
31 bom
24 regular
7 péssimo

1Questão 45801. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos. 
II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazemparte do planejamento.
III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s)

2Questão 45802. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

O Contrato didático pode ser definido como:

3Questão 45803. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

São funções do planejamento escolar, EXCETO:

4Questão 45804. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Deve-se registrar como uma das principais qualidades profissionais do professor:

5Questão 45805. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.

I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes. 
Assim,
II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.

6Questão 45806. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Em relação ao agrupamento produtivo, pode-se dizer que agrupar os alunos deve ser uma ação intencional e planejada, baseada emtrês aspectos. São eles:

7Questão 45807. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:

8Questão 45808. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

O planejamento da prática pedagógica é uma operação mental que visa chegar a um plano. Assim, um plano de ensino bem construído deve prescindir de:

9Questão 45809. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

“Organizar os conteúdos é estruturar a sequência lógica em que eles serão apresentados ao aluno.” . (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 97) 

Dessa forma, os conteúdos devem ser organizados, considerando-se três critérios. São eles:

10Questão 45810. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Em relação à seleção e à organização dos conteúdos são feitas as seguintes afirmações:

I. Oconteúdo pode ser organizado no plano vertical (distribuído em séries) ou no plano horizontal (dentro de umamesma série). 
II. Os conteúdos podem ser organizados pelo aspecto lógico (do professor) ou psicológico (do aluno).
III. Normalmente, o processo de organização dividirá um conteúdo em aula, esta aula em tópicos e estes tópicos emunidades.
IV. Selecionar conteúdos é definir o que será ensinado. Organizar conteúdos é dizer a forma como estes serão apresentados. 

Estão corretas:

11Questão 45811. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

“Aavaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como este conhecimento acontece. Independentemente de como esta avaliação é organizada, ele terá basicamente três etapas.” (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 182). 

São elas:

12Questão 45812. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Luckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para:

13Questão 45813. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas.
II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece. 
III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. 
IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente.

Estão corretas:

14Questão 45814. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer:

15Questão 45815. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há três modalidades que são articuladas entre si. São elas:

16Questão 45816. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Sobre a organização e estruturação didática da aula, pode-se afirmar:

I. Aestruturação da aula é um processo que implica inflexibilidade e rigorosidade em relação aos conteúdos emateriais. 
II. O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.
III. A indicação de etapas do desenvolvimento da aula significa que todas as aulas devam seguir um esquema rígido e complexo. 

Somente está(ao) correta(s):

17Questão 45817. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Segundo o entendimento de que “cada aula é uma situação didática específica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos alunos."(LIBÂNEO, J.C. . São Paulo: Cortez,Didática , seria: 2009, p. 178) , 2009, p. 178) , a melhor definição de aula seria:

18Questão 45818. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

A melhor definição de incentivo à aprendizagem encontra-se em:

19Questão 45819. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

As avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO:

20Questão 45820. Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Observe as seguintes manchetes:

Acre avança emresultados do IDEB 2013 “O Acre se destaca por estar entre os três melhores do país, junto com São Paulo que tem o maior PIB brasileiro.” 
(Disponível em: < http: / /batelaodojurua.com/por tal / educacao/acre-avanca-em-resultados-do-ideb-2013>)

“O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).” 
(Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/webportal-ideb/ como-o-ideb-e-calculado>)

Assim, essas avaliações em larga escala têm como objetivos gerais:

I. identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino.
II. oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.
III. produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciamo desempenho dos alunos.
IV. revelar atrasos e dificuldades de regiões, municípios, estados para que medidas punitivas sejam tomadas no sentido de se reverter a situação apresentada. 
V. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições emque são desenvolvidos. 

Está correto somente o que se afirma em: