Simulado: Professor de Educação Básica - SEE SP - Fundamentação Pedagógica

5 questões Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP, Ensino Superior

Responda as 5 questões do simulado abaixo (Professor de Educação Básica - SEE SP - Fundamentação Pedagógica ). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

6.837 resolveram
44% acertos
Difícil
200 gabaritaram
925 ótimo
1.777 bom
3.696 regular
439 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 5968. Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP, Ensino Superior, 2009

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de
aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria
escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à
professora que vai questionando, soletrando, apontando cada
letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a
criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve
escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia
mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a
criança escreve sozinha: OLETAN.

(Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)

Nesta situação, é correto afirmar que

2Questão 5969. Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP, Ensino Superior, 2009

Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

Ao propor uma atividade como cruzadinha para essa turma, é correto afirmar que os alunos

3Questão 5970. Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP, Ensino Superior, 2009

Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

Considerando o exposto, pode-se dizer que o conteúdo trabalhado nessa situação didática é

4Questão 5971. Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP, Ensino Superior, 2009

A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.

5Questão 5972. Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP, Ensino Superior, 2009

Indique a situação mais adequada, de acordo com a concepção construtivista de aprendizagem.