Simulado: UFS - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2014

15 questões Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio

Responda as 15 questões do simulado abaixo (UFS - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2014). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

801 resolveram
37% acertos
Difícil
1 gabaritaram
15 ótimo
137 bom
575 regular
74 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 46278. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A formação e desenvolvimento de equipes de trabalho demanda um conjunto de participantes capazes de contribuir com habilidades e competências diferentes que possibilitem visualizar e abordar as situações e os problemas por vários ângulos diferentes. Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho de uma equipe na qual cada membro tenha uma ou mais dessas competências de modo que, no conjunto, a equipe tenha todas elas.

2Questão 46279. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Assinale a alternativa cujo conceito é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.

3Questão 46280. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Considere que você seja um assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e seu superior solicita que você elabore alguns relatórios acerca das ações realizadas em seu setor de atuação e verifique se os objetivos do mês foram alcançados. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando para atender ao solicitado pelo seu superior.

4Questão 46281. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A organização, como função administrativa, desdobra-se em três níveis organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta o nível que mostra a estrutura organizacional.

5Questão 46282. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

As empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias, atividades, produtos, ambiente de tarefa, tecnologia, etc. Em relação a estes formatos ou tipos de estruturas organizacionais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando.
( ) A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio da especialização das funções.
( ) Uma das vantagens da organização linear são as comunicações indiretas.
( ) Uma das desvantagens da organização funcional é a permissão da melhor supervisão técnica possível.
( ) Uma característica comum presente nas estruturas organizacionais linear e funcional é a coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação.        

6Questão 46283. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos critérios que são usados para departamentalizar organizações.

7Questão 46284. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Além das bases nas ciências sociais, o comportamento organizacional também se baseia em pesquisas e práticas modeladas na Administração. Assinale a alternativa que identifica a abordagem da administração, utilizada nos estudos de comportamento organizacional, que se concentrou no aumento da eficiência do comportamento no trabalho e de processos de produção.

8Questão 46285. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A autoridade representa o poder institucionalizado nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta como a autoridade é delegada nas organizações.

9Questão 46286. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Embora fosse desejado, nem sempre a eficiência e a eficácia andam de mãos dadas. As afirmações a seguir apresentam exemplos e conceitos dos dois termos. Anote o número (1) para as afirmações relacionadas à eficiência e o número (2) para as afirmações relacionadas à eficácia. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Fazer corretamente as coisas.
( ) Alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.
( ) Relação técnica entre entradas e saídas.
( ) Capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos.
( ) Razão entre o esforço e o resultado.
( ) Relação entre despesa e receita.

10Questão 46287. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Assinale a alternativa que apresenta a etapa do processo decisório que envolve a busca de cursos alternativos de ação possíveis e que se mostrem mais promissores para a solução do problema, a satisfação da necessidade ou o alcance do objetivo.

11Questão 46288. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Assinale a alternativa que apresenta somente características do planejamento tático ou administrativo.

12Questão 46289. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A divisão do trabalho foi idealizada por Henry Fayol como um dos princípios gerais de administração e apresentado por Max Weber como uma das dimensões do tipo ideal de burocracia. O objetivo era proporcionar maior eficiência no desempenho de um cargo pelo seu ocupante mais especializado. Todavia, a maior especialização conduziu à formalização, diminuindo o grau de flexibilidade no desempenho do cargo. Assim, surgiram programas de ajustamento do trabalho ao trabalhador, tais como o programa de enriquecimento de cargos. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos efeitos desejáveis do programa de enriquecimento do cargo.

13Questão 46290. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

A administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações da organização. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos usos dos controles.

14Questão 46291. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um conceito de liderança.

15Questão 46292. Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Ensino Médio, 2014

Qualidade é uma palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em muitos aspectos da vida das pessoas. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. Há muitas definições para a ideia da qualidade. A seguir, são apresentadas algumas definições de qualidade, numeradas de 1 a 6, conforme a ideia do que a qualidade representa, listados na segunda coluna. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
1. Qualidade é o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
2. Qualidade é a utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro.
3. Qualidade é a definição de como o produto ou serviço deve ser.
4. Qualidade é o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.
5. Qualidade é a produção de produtos ou serviços idênticos.
6. Qualidade é a ausência de deficiências.

( ) Especificações.
( ) Regularidade.
( ) Excelência.
( ) Valor.
( ) Adequação ao uso.
( ) Conformidade.