UFS - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2014

Responda as 15 questões abaixo (UFS - Administração Geral - Assistente Administrativo - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

15 questões Administração, Assistente Administrativo, UFS, AOCP, Médio

789 resolveram
37% média
Difícil
1 gabaritaram
15 Ótimo
134 Bom
566 Regular
74 Péssimo
A formação e desenvolvimento de equipes de trabalho demanda um conjunto de participantes capazes de contribuir com habilidades e competências diferentes que possibilitem visualizar e abordar as situações e os problemas por vários ângulos diferentes. Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho de uma equipe na qual cada membro tenha uma ou mais dessas competências de modo que, no conjunto, a equipe tenha todas elas.
Assinale a alternativa cujo conceito é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
Considere que você seja um assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e seu superior solicita que você elabore alguns relatórios acerca das ações realizadas em seu setor de atuação e verifique se os objetivos do mês foram alcançados. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando para atender ao solicitado pelo seu superior.
A organização, como função administrativa, desdobra-se em três níveis organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta o nível que mostra a estrutura organizacional.
As empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias, atividades, produtos, ambiente de tarefa, tecnologia, etc. Em relação a estes formatos ou tipos de estruturas organizacionais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando.
( ) A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio da especialização das funções.
( ) Uma das vantagens da organização linear são as comunicações indiretas.
( ) Uma das desvantagens da organização funcional é a permissão da melhor supervisão técnica possível.
( ) Uma característica comum presente nas estruturas organizacionais linear e funcional é a coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação.        
A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos critérios que são usados para departamentalizar organizações.
Além das bases nas ciências sociais, o comportamento organizacional também se baseia em pesquisas e práticas modeladas na Administração. Assinale a alternativa que identifica a abordagem da administração, utilizada nos estudos de comportamento organizacional, que se concentrou no aumento da eficiência do comportamento no trabalho e de processos de produção.
A autoridade representa o poder institucionalizado nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta como a autoridade é delegada nas organizações.
Embora fosse desejado, nem sempre a eficiência e a eficácia andam de mãos dadas. As afirmações a seguir apresentam exemplos e conceitos dos dois termos. Anote o número (1) para as afirmações relacionadas à eficiência e o número (2) para as afirmações relacionadas à eficácia. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Fazer corretamente as coisas.
( ) Alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.
( ) Relação técnica entre entradas e saídas.
( ) Capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos.
( ) Razão entre o esforço e o resultado.
( ) Relação entre despesa e receita.
Assinale a alternativa que apresenta a etapa do processo decisório que envolve a busca de cursos alternativos de ação possíveis e que se mostrem mais promissores para a solução do problema, a satisfação da necessidade ou o alcance do objetivo.
Assinale a alternativa que apresenta somente características do planejamento tático ou administrativo.
A divisão do trabalho foi idealizada por Henry Fayol como um dos princípios gerais de administração e apresentado por Max Weber como uma das dimensões do tipo ideal de burocracia. O objetivo era proporcionar maior eficiência no desempenho de um cargo pelo seu ocupante mais especializado. Todavia, a maior especialização conduziu à formalização, diminuindo o grau de flexibilidade no desempenho do cargo. Assim, surgiram programas de ajustamento do trabalho ao trabalhador, tais como o programa de enriquecimento de cargos. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos efeitos desejáveis do programa de enriquecimento do cargo.
A administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações da organização. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos usos dos controles.
Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um conceito de liderança.
Qualidade é uma palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em muitos aspectos da vida das pessoas. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. Há muitas definições para a ideia da qualidade. A seguir, são apresentadas algumas definições de qualidade, numeradas de 1 a 6, conforme a ideia do que a qualidade representa, listados na segunda coluna. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
1. Qualidade é o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
2. Qualidade é a utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro.
3. Qualidade é a definição de como o produto ou serviço deve ser.
4. Qualidade é o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.
5. Qualidade é a produção de produtos ou serviços idênticos.
6. Qualidade é a ausência de deficiências.

( ) Especificações.
( ) Regularidade.
( ) Excelência.
( ) Valor.
( ) Adequação ao uso.
( ) Conformidade.

Veja também...