EBSERH - Odontologia - Cirurgião Dentista - 2017

Responda as 14 questões abaixo (EBSERH - Odontologia - Cirurgião Dentista - 2017). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

14 questões Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC , Superior

508 resolveram
43% média
Difícil
2 gabaritaram
12 Ótimo
199 Bom
259 Regular
38 Péssimo
Após a remoção traumática do elemento dentário 16, foi observado solução de continuidade com aproximadamente 8mm de extensão entre o seio maxilar e a cavidade oral. Com base nessas informações, assinale a alternativa que cita a melhor conduta local para este caso.
Dentre os princípios cirúrgicos descritos na literatura, a incisão é uma manobra fundamental para o acesso adequado à área a ser operada. Com base nas técnicas de incisão, assinale a alternativa que cita o nome do acesso que é realizado acima da linha muco-gengival da arcada superior e possui duas incisões relaxantes laterais.
No método de localização radiográfica do deslocamento horizontal do tubo, os tecidos ou objetos podem estar localizados por vestibular ou palatino e sua movimentação a favor ou contra o deslocamento do tubo é o que vai nos direcionar quanto a seu posicionamento. Com base neste princípio, quando o objeto a ser localizado acompanha o deslocamento do tubo, ele estará localizado por:
A técnica de inserção birrotacional de agulhas odontológicas é bastante utilizada atualmente pelos Cirurgiões-Dentistas. Assinale a alternativa que cita o principal objetivo desta técnica.
As lesões fundamentais são alterações morfológicas que ocorrem na mucosa bucal e assumem características próprias. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que descreve corretamente uma bolha:
Em pacientes portadores de trismo, seja ele infeccioso ou não, a anestesia troncular convencional é de difícil realização. Frente a esta prerrogativa, assinale a alternativa que cita uma técnica bastante útil para anestesia dos pacientes portadores deste quadro.
A classifcação feita pela American Society of Anesthesiology (ASA), classifca os pacientes em função do seu estado físico. Com base na classifcação da ASA, uma paciente no último trimestre da gestação é classifcada como:
As desordens temporomandibular são caracterizadas pelo desarranjo das estruturas que compõem a articulação temporomandibular (ATM). Dentre as modalidades de tratamento para a luxação recidivante, assinale a alternativa que não condiz com um tratamento para esta desordem.
O traumatismo dentário é comum e pode ocorrer em diversas faixas etárias. Assinale a alternativa correta acerca dos traumatismos dentário.
A fluorose surge na formação do esmalte dental podendo influenciar na estética dos elementos dentários. Assinale a alternativa correta em relação às características da fluorose.
A cárie dentária acomete tanto a dentição decídua como permanente sendo um grave problema bucal. Assinale a alternativa correta.
A saliva desempenha papel importante na prevenção da cárie dental. Assinale a alternativa correta.
O prognóstico do traumatismo dentário depende de diversos fatores que vão desde como o elemento dentário foi acometido pelo trauma até o tempo que durou para que tivesse o atendimento pelo cirurgião dentista. Assinale a alternativa correta em relação ao traumatismo dentário.
A avulsão é um trauma dentário que compromete as estruturas de suporte do dente. Em relação a avulsão dentária assinale a alternativa correta.

Veja também...