Simulado IPHAN - Arqueologia - Arqueólogo - 2015

Publicado: 07/12/2017 | Questões: 20 | Disciplina: Arqueologia | Ensino: Superior | Banca: CETRO

• 0 Gabaritaram
  • Difícil
  • 21 Resolveram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 4 Bom
  • barra ruim12 Ruim
  • barra péssimo4 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

• 1 - Questão 46814.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Com relação à Instrução Normativa IPHAN nº 01/2015, de 25 de março de 2015, que estabelece procedimentos administrativos a serem observados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nos processos de licenciamento ambiental dos quais participe, assinale a alternativa correta.
  • 2 - Questão 46815.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Sobre as principais Cartas Patrimoniais, é correto afirmar que
  • 3 - Questão 46816.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • A Ficha de Registro de Sítio Arqueológico deve ser preenchida para o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos. Dentre as informações necessárias que devem constar nessa ficha, o compartimento topográfico é a informação que indica a implantação do sítio na paisagem conforme o regimento evolutivo. Sendo assim, é correto afirmar que pertence ao regime erosivo do compartimento topográfico a(o)
  • 4 - Questão 46817.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • O Diretor do Departamento de Proteção resolve, por meio da Portaria IPHAN nº 28 de 2003, que o(s)
  • 5 - Questão 46818.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Sobre a restituição de bens culturais furtados, é incorreto afirmar que
  • 6 - Questão 46819.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  •  Com base nas referências teóricas e nos parâmetros metodológicos da Arqueologia Contemporânea, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“O que fazer com o material arqueológico escavado, coletado e armazenado no laboratório? Parece evidente ter que organizá-lo em classes e subclasses. Para organizá-lo, tem-se, porém, que estabelecer critérios. O estabelecimento de critérios depende de um quadro teórico constituído de um conjunto ordenado de explicações que justifiquem o ordenamento. As explicações, por sua vez, têm que ter seus fundamentos em uma epistemologia que lhes dê validade científica. Para que tenham validade científica, as explicações não podem ser dogmáticas e nem puramente filosóficas ou formais. As explicações precisam ter objetividade factual que permite a mensurabilidade das proposições científicas. A mensurabilidade depende da materialidade."
  • 7 - Questão 46820.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Com base nos princípios teóricos e metodológicos propostos pela Arqueologia Histórica, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“O que distingue a Arqueologia Histórica não é o período histórico estudado, mas como cada elemento se adaptou e foi transformado pelo processo que, de início, levou o europeu a estabelecer assentamentos coloniais em todo o mundo e, posteriormente, a formar novas nações. Tendo em vista essa consideração, a Arqueologia Histórica que está emergindo atualmente se define como o estudo arqueológico dos aspectos materiais em termos históricos, culturais e sociais concretos, dos efeitos do mercantilismo e do capitalismo que foi trazido da Europa em fins do século XV e que continua em ação até os dias atuais."
  • 8 - Questão 46821.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Com relação aos princípios da dialética hegeliana, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“As revoluções científicas correspondem à reorganização do aparato conceitual com que a comunidade científica percebe o mundo. Elas são a reestruturação do conhecimento científico. O novo paradigma traz uma racionalidade totalmente nova. Guiados por um novo paradigma, os cientistas adotam novos instrumentos e orientam seu olhar em novas direções."
  • 9 - Questão 46822.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • A palavra Arqueologia é formada por um adjetivo e por um substantivo de origem grega, archaïkós e logos, os quais significam, respectivamente,
  • 10 - Questão 46823.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Com base nos princípios metodológicos da Arqueologia Histórica, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“A memória é um fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente. A história, uma representação do passado. Porque é efetiva e mágica, a memória não se acomoda a detalhes que a confortam: ela se alimenta de lembranças vagas, telescópicas, globais ou flutuantes, particulares ou simbólicas, sensível a todas as transferências, cenas, censuras ou projeções. A história, porque a operação intelectual e laicizante demandas análises e discursos críticos. A memória instala a lembrança no sagrado, a história a liberta e a torna sempre prosaica."
  • 11 - Questão 46824.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Considerando a necessidade de regulamentar os pedidos de permissão e autorização e a comunicação prévia quando do desenvolvimento de pesquisas de campo e escavações arqueológicas no País, a fim de que se resguardem os objetos de valor científico e cultural localizado nas pesquisas, a Portaria do IPHAN nº 07/1988 estabelece que os pedidos de permissão e autorização, assim como a comunicação prévia, devem ser dirigidos ao Secretário da SPHAN acompanhados, entre outras, da seguinte informação:
  • 12 - Questão 46825.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • A Arqueologia é uma disciplina inserida no campo das ciências humanas e sociais, assim como
  • 13 - Questão 46826.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Assinale a alternativa que apresenta as principais correntes teóricas do pensamento arqueológico.
  • 14 - Questão 46827.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Os arqueólogos partidários da Nova Arqueologia, caracterizada como uma escola de pensamento vinculada à arqueologia anglo-americana dos anos 1960 e 1970, insatisfeitos com a situação da arqueologia tradicional e a história cultural, buscaram novas maneiras de interpretação dos vestígios recuperados em escavações arqueológicas. Assinale a alternativa que apresenta uma das características dessa escola.
  • 15 - Questão 46828.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Assinale a alternativa que apresenta o(s) método(s) mais importante(s) de escavação arqueológica.
  • 16 - Questão 46829.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • A análise tecnológica de artefatos e vestígios de artefatos arqueológicos tem como objetivo
  • 17 - Questão 46830.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • As datações arqueológicas mais antigas do Brasil, com até 48 mil anos antes do presente, foram obtidas por meio das pesquisas no sítio
  • 18 - Questão 46831.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • As hipóteses interdisciplinares sobre a história cultural dos indígenas falantes de línguas do tronco Tupi, principalmente da família linguística Tupi-Guarani, embasadas em dados etnográficos, linguísticos e arqueológicos, propõem que o centro de origem da cultura Tupi encontra-se no(a)
  • 19 - Questão 46832.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • A Arqueologia Histórica estuda o Período
  • 20 - Questão 46833.   Arqueologia - Nível Superior - Arqueólogo - IPHAN - CETRO - 2015
  • Tendo em vista os avanços teóricos do pós-colonialismo, a principal característica na vanguarda do pensamento arqueológico atual é o(a)

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.