Simulado: TRF 1ª REGIÃO - Raciocínio Lógico - Técnico Judiciário - 2017

9 questões Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 47614. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

Texto CB2A6AAA
 
      Venho acompanhando pelo jornal um debate acalorado entre professores universitários a respeito de um tema da especialidade deles: sistemas de informação. O debate, que se iniciou com dois professores e acabou envolvendo outros mais, terminou sem que se chegasse a uma conclusão uniforme. Isso nos leva a concluir que o homem não é mesmo capaz de entrar em entendimento e que, por isso, o mundo está repleto de guerras.
José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli. Para entender o texto: leitura e redação. 17.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 211. (com adaptações).

Acerca do raciocínio analítico e da argumentação empregados no texto CB2A6AAA, julgue o item subsecutivo. 
 
Pode-se extrair do texto a seguinte proposição categórica afirmativa particular: “Alguns professores universitários participavam de um debate”.

2Questão 47615. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

Texto CB2A6AAA
 
      Venho acompanhando pelo jornal um debate acalorado entre professores universitários a respeito de um tema da especialidade deles: sistemas de informação. O debate, que se iniciou com dois professores e acabou envolvendo outros mais, terminou sem que se chegasse a uma conclusão uniforme. Isso nos leva a concluir que o homem não é mesmo capaz de entrar em entendimento e que, por isso, o mundo está repleto de guerras.
José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli. Para entender o texto: leitura e redação. 17.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 211. (com adaptações).

Acerca do raciocínio analítico e da argumentação empregados no texto CB2A6AAA, julgue o item subsecutivo. 
 
A conclusão apresentada no texto contém noções semiformalizadas.

3Questão 47616. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

Texto CB2A6BBB
 
      A maior prova de honestidade que realmente posso dar neste momento é dizer que continuarei sendo o cidadão desonesto que sempre fui. 

Considerando o texto CB2A6BBB, julgue o item seguinte, concernente à argumentação e aos tipos de argumentos.
 
Verifica-se a ocorrência de falácia no argumento da frase.

4Questão 47617. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

Texto CB2A6BBB
 
      A maior prova de honestidade que realmente posso dar neste momento é dizer que continuarei sendo o cidadão desonesto que sempre fui. 

Considerando o texto CB2A6BBB, julgue o item seguinte, concernente à argumentação e aos tipos de argumentos.
 
Pode-se inferir da frase que a maior parte dos cidadãos é corrupta e que, portanto, a sociedade é corrupta em sua totalidade.

5Questão 47618. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

Texto CB2A6BBB
 
      A maior prova de honestidade que realmente posso dar neste momento é dizer que continuarei sendo o cidadão desonesto que sempre fui. 

Considerando o texto CB2A6BBB, julgue o item seguinte, concernente à argumentação e aos tipos de argumentos.
 
A partir da frase apresentada, conclui-se que, não sendo possível provar que o que é enunciado é falso, então o enunciador é, de fato, honesto.

6Questão 47619. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

A partir da proposição P: “Quem pode mais, chora menos.”, que corresponde a um ditado popular, julgue o próximo item.
 
Do ponto de vista da lógica sentencial, a proposição P é equivalente a “Se pode mais, o indivíduo chora menos”.

7Questão 47620. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

A partir da proposição P: “Quem pode mais, chora menos.”, que corresponde a um ditado popular, julgue o próximo item.
 
A tabela verdade da proposição P, construída a partir dos valores lógicos das proposições simples que a compõem, tem pelo menos 8 linhas.

8Questão 47621. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

A partir da proposição P: “Quem pode mais, chora menos.”, que corresponde a um ditado popular, julgue o próximo item.
 
A negação da proposição P pode ser expressa por “Quem não pode mais, não chora menos”

9Questão 47622. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRF 1a, CESPE, Ensino Médio, 2017

A partir da proposição P: “Quem pode mais, chora menos.”, que corresponde a um ditado popular, julgue o próximo item.
 
Se a proposição P for verdadeira, então o conjunto formado por indivíduos que podem mais está contido no conjunto dos indivíduos que choram menos.