Prefeitura de Cabaceiras PB - Educação Infantil - Professor de Educação Básica - 2014

Responda as 10 questões abaixo (Prefeitura de Cabaceiras PB - Educação Infantil - Professor de Educação Básica - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Superior

1.153 resolveram
38% média
Difícil
4 gabaritaram
24 Ótimo
340 Bom
701 Regular
88 Péssimo
Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.
II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.
III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança. 

A alternativa correta é:
Todas as alternativas abaixo contemplam os objetivos do ensino da língua portuguesa na educação infantil brasileira, EXCETO:
As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo: 

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.
II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.
III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas:
Todas as alternativas abaixo se referem aos fatores básicos do desenvolvimento humano, de acordo com a perspectiva piagetiana, EXCETO:
A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

A alternativa correta é:
Em relação ao conceito de zona de desenvolvimento proximal, apresentado por Vigotski, analise as proposições abaixo e responda: 

I. A zona de desenvolvimento proximal apresenta-se como uma região dinâmica em que se pode realizar a transição desde o funcionamento intermental até o intramental;
II. O nível de desenvolvimento real corresponde às capacidades que o indivíduo já adquiriu e usa de uma maneira individual, autônoma.
III. O nível de desenvolvimento proximal é relativo às capacidades que o indivíduo pode desenvolver mediante a ajuda, a orientação e a colaboração de indivíduos mais especializados que ele. 

Está(ão) correta(s) apenas:
Todas as alternativas abaixo se referem ao papel da escola e da intervenção pedagógica para o desenvolvimento do indivíduo, numa perspectiva vigotiskiana, EXCETO:
Sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, analise as proposições abaixo, de acordo com a perspectiva sociocultural, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. O brinquedo cria zona de desenvolvimento proximal na criança.
II. Na faz de conta, a criança é levada a agir num mundo imaginário, onde a situação é definida pelo significado atribuído à brincadeira e não pelos elementos reais, concretamente presentes no meio social.
III. Enquanto uma situação imaginária, a brincadeira também é uma atividade livre, regida independentemente de regras. 

A alternativa CORRETA é:
O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento são questões centrais da obra de Vigotski. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo e responda: 

I. Para Vigotski a linguagem possui duas funções básicas: o intercâmbio social e o pensamento generalizante.
II. A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter um contato social.
III. Conforme a perspectiva vigotskiana, a fala egocêntrica é o discurso da criança quando dialoga alto consigo própria, quando fala sozinha ou “pensa alto". 

Está(ão) correta(s) apenas: