Simulado Prefeitura de Cabaceiras PB - Pedagogia - Professor de Educação Básica - 2014

Publicado: 30/12/2017 | Questões: 13 | Disciplina: Pedagogia | Ensino: Superior | Banca: UFCG

  • 0 Gabaritaram
  • Difícil
  • 259 Resolveram
  • barra ótimo 4 Ótimo
  • barra qtd_bom 95 Bom
  • barra ruim142 Ruim
  • barra péssimo18 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 47852.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Considerando a articulação entre Pedagogia, Didática e Práxis Educativa, é coerente afirmar, EXCETO, que:
  • 2 - Questão 47853.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • No âmbito da discussão da Pedagogia Progressista, enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente os elementos concernentes à função social das instituições educativas aos seus respectivos significados. 

    (I) Postura do educador
    (II) Papel dos conteúdos
    (III) A educação e seu papel
    (IV) A escola e seu papel
    (V) Saberes clássicos

    ( ) Promover a apropriação do saber sistematizado, objetivando o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos. 
    ( ) Orienta-se pela princípio de que necessita galgar indefinidamente o conhecimento, pois nunca dominará tudo. 
    ( ) Sua intencionalidade é gerar consciências criticas, transformadoras, criadoras e democráticas. 
    ( ) Componente didático que se configura como a via de acesso ao conhecimento produzido histórica e socialmente. 
    ( ) Firmaram-se como essenciais, como fundamentadores da cultura.

    Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
  • 3 - Questão 47854.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • No quadro, a seguir, apresentamos premissas das abordagens teórico-metodológicas do processo de ensino e de aprendizagem. Identifique nas alternativas a qual abordagem, respectivamente, cada premissa está se referindo. 

    A – Para que sejam atos de conhecimento qualquer ação pedagógica deve comprometer constantemente os alunos com a problemática de suas situações existenciais. 
    B - Antes de tudo, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento e se dá no exercício operacional d inteligência. Ela só se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento. 
    C – A ênfase é dada às situações de sala de aula, espaço onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. 
    D – Ensinar consiste em um arranjo e planejamento de contingência de reforço, sob os quais os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. 
    E– Ensinar e aprender estão associados aos conceitos básicos, a saber: aprendizagem significativa; autoavaliação, criatividade, autoconfiança e independência.

    A associação correta e completa é:
  • 4 - Questão 47855.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.
  • 5 - Questão 47856.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Identifique nas alternativas qual a formulação que se refere a um objetivo da educação e do ensino.
  • 6 - Questão 47857.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • No cerne da discussão acerca da função social dos conteúdos de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:
  • 7 - Questão 47858.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa. 

    (I) Método Waldorf
    (II) Construtivismo de Piaget
    (III) Sociointeracionismo de VYgotsky
    (IV) Pragmatismo de Dewey
    (V) Método Montessoriano 

    ( ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.
    ( ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
    ( ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
    ( ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
    ( ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

    A associação correta é:
  • 8 - Questão 47859.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Identifique o autor cuja concepção de didática permeia as bases para uma educação universal, a partir da didática vista como a “arte de ensinar tudo a todos". Sua pedagogia é impregnada de uma forte conotação ético-religiosa para a formação do “homem virtuoso", indicando para isso a necessidade de professores dotados de um bom método de ensino.
  • 9 - Questão 47860.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos imbricados no trabalho educativo de emancipação humana, capaz de contribuir para a superação da sociabilidade própria do sistema capitalista, desumano e competitivo.
  • 10 - Questão 47861.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Em relação à pedagogia liberal, analise as proposições abaixo e responda:

    I. A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
    II. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais e as diferenças de classe.
    III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão de obra para a indústria). 

    Está(ão) correta(s) apenas:
  • 12 - Questão 47863.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda: 

    I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.
    II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.
    III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas. 

    Está(ão) correta(s) apenas:
  • 13 - Questão 47864.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.