Simulado: Prefeitura de Cabaceiras PB - Pedagogia - Professor de Educação Básica - 2014

13 questões Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior

Responda as 13 questões do simulado abaixo (Prefeitura de Cabaceiras PB - Pedagogia - Professor de Educação Básica - 2014). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

641 resolveram
44% acertos
Difícil
1 gabaritaram
14 ótimo
230 bom
352 regular
45 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 47852. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Considerando a articulação entre Pedagogia, Didática e Práxis Educativa, é coerente afirmar, EXCETO, que:

2Questão 47853. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

No âmbito da discussão da Pedagogia Progressista, enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente os elementos concernentes à função social das instituições educativas aos seus respectivos significados. 

(I) Postura do educador
(II) Papel dos conteúdos
(III) A educação e seu papel
(IV) A escola e seu papel
(V) Saberes clássicos

( ) Promover a apropriação do saber sistematizado, objetivando o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos. 
( ) Orienta-se pela princípio de que necessita galgar indefinidamente o conhecimento, pois nunca dominará tudo. 
( ) Sua intencionalidade é gerar consciências criticas, transformadoras, criadoras e democráticas. 
( ) Componente didático que se configura como a via de acesso ao conhecimento produzido histórica e socialmente. 
( ) Firmaram-se como essenciais, como fundamentadores da cultura.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

3Questão 47854. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

No quadro, a seguir, apresentamos premissas das abordagens teórico-metodológicas do processo de ensino e de aprendizagem. Identifique nas alternativas a qual abordagem, respectivamente, cada premissa está se referindo. 

A – Para que sejam atos de conhecimento qualquer ação pedagógica deve comprometer constantemente os alunos com a problemática de suas situações existenciais. 
B - Antes de tudo, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento e se dá no exercício operacional d inteligência. Ela só se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento. 
C – A ênfase é dada às situações de sala de aula, espaço onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. 
D – Ensinar consiste em um arranjo e planejamento de contingência de reforço, sob os quais os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. 
E– Ensinar e aprender estão associados aos conceitos básicos, a saber: aprendizagem significativa; autoavaliação, criatividade, autoconfiança e independência.

A associação correta e completa é:

4Questão 47855. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.

5Questão 47856. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Identifique nas alternativas qual a formulação que se refere a um objetivo da educação e do ensino.

6Questão 47857. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

No cerne da discussão acerca da função social dos conteúdos de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:

7Questão 47858. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa. 

(I) Método Waldorf
(II) Construtivismo de Piaget
(III) Sociointeracionismo de VYgotsky
(IV) Pragmatismo de Dewey
(V) Método Montessoriano 

( ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.
( ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
( ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
( ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
( ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

A associação correta é:

8Questão 47859. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Identifique o autor cuja concepção de didática permeia as bases para uma educação universal, a partir da didática vista como a “arte de ensinar tudo a todos". Sua pedagogia é impregnada de uma forte conotação ético-religiosa para a formação do “homem virtuoso", indicando para isso a necessidade de professores dotados de um bom método de ensino.

9Questão 47860. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos imbricados no trabalho educativo de emancipação humana, capaz de contribuir para a superação da sociabilidade própria do sistema capitalista, desumano e competitivo.

10Questão 47861. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Em relação à pedagogia liberal, analise as proposições abaixo e responda:

I. A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
II. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais e as diferenças de classe.
III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão de obra para a indústria). 

Está(ão) correta(s) apenas:

11Questão 47862. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Todas as alternativas abaixo são realtivas à função da escola enquanto instituição social, EXCETO:

12Questão 47863. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda: 

I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.
II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.
III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas. 

Está(ão) correta(s) apenas:

13Questão 47864. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA: