Prefeitura de Cabaceiras PB - Pedagogia - Professor de Educação Básica - 2014

Responda as 13 questões do simulado abaixo (Prefeitura de Cabaceiras PB - Pedagogia - Professor de Educação Básica - 2014). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

13 questões Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior

620 resolveram
44% acertos
Difícil
1 gabaritaram
13 ótimo
222 bom
341 regular
44 péssimo

1Questão 47852. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Considerando a articulação entre Pedagogia, Didática e Práxis Educativa, é coerente afirmar, EXCETO, que:

2Questão 47853. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

No âmbito da discussão da Pedagogia Progressista, enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente os elementos concernentes à função social das instituições educativas aos seus respectivos significados. 

(I) Postura do educador
(II) Papel dos conteúdos
(III) A educação e seu papel
(IV) A escola e seu papel
(V) Saberes clássicos

( ) Promover a apropriação do saber sistematizado, objetivando o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos. 
( ) Orienta-se pela princípio de que necessita galgar indefinidamente o conhecimento, pois nunca dominará tudo. 
( ) Sua intencionalidade é gerar consciências criticas, transformadoras, criadoras e democráticas. 
( ) Componente didático que se configura como a via de acesso ao conhecimento produzido histórica e socialmente. 
( ) Firmaram-se como essenciais, como fundamentadores da cultura.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

3Questão 47854. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

No quadro, a seguir, apresentamos premissas das abordagens teórico-metodológicas do processo de ensino e de aprendizagem. Identifique nas alternativas a qual abordagem, respectivamente, cada premissa está se referindo. 

A – Para que sejam atos de conhecimento qualquer ação pedagógica deve comprometer constantemente os alunos com a problemática de suas situações existenciais. 
B - Antes de tudo, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento e se dá no exercício operacional d inteligência. Ela só se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento. 
C – A ênfase é dada às situações de sala de aula, espaço onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. 
D – Ensinar consiste em um arranjo e planejamento de contingência de reforço, sob os quais os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. 
E– Ensinar e aprender estão associados aos conceitos básicos, a saber: aprendizagem significativa; autoavaliação, criatividade, autoconfiança e independência.

A associação correta e completa é:

4Questão 47855. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.

5Questão 47856. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Identifique nas alternativas qual a formulação que se refere a um objetivo da educação e do ensino.

6Questão 47857. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

No cerne da discussão acerca da função social dos conteúdos de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:

7Questão 47858. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa. 

(I) Método Waldorf
(II) Construtivismo de Piaget
(III) Sociointeracionismo de VYgotsky
(IV) Pragmatismo de Dewey
(V) Método Montessoriano 

( ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.
( ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
( ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
( ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
( ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

A associação correta é:

8Questão 47859. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Identifique o autor cuja concepção de didática permeia as bases para uma educação universal, a partir da didática vista como a “arte de ensinar tudo a todos". Sua pedagogia é impregnada de uma forte conotação ético-religiosa para a formação do “homem virtuoso", indicando para isso a necessidade de professores dotados de um bom método de ensino.

9Questão 47860. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos imbricados no trabalho educativo de emancipação humana, capaz de contribuir para a superação da sociabilidade própria do sistema capitalista, desumano e competitivo.

10Questão 47861. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Em relação à pedagogia liberal, analise as proposições abaixo e responda:

I. A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
II. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais e as diferenças de classe.
III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão de obra para a indústria). 

Está(ão) correta(s) apenas:

11Questão 47862. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Todas as alternativas abaixo são realtivas à função da escola enquanto instituição social, EXCETO:

12Questão 47863. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda: 

I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.
II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.
III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas. 

Está(ão) correta(s) apenas:

13Questão 47864. Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior, 2014

Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA: