Simulado Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil - 2012

Simulado para Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS com 30 Questões de Pedagogia. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca FUNDATEC com Gabarito.

  • 354 Resolveram
  • 49% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 7 Ótimo
  • barra qtd_bom 173 Bom
  • barra ruim166 Ruim
  • barra péssimo8 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 2 - Questão 47866.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • Marque V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. 

    ( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
    ( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
    ( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças entre dois e quatro anos de idade.
    ( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
    ( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. 

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • 6 - Questão 47870.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais, tais como: 

    I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças.
    II. Exercita níveis diferenciados de atenção.
    III. Promove a interação com outras crianças.
    IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade. 

    Quais estão corretas?
  • 7 - Questão 47871.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • Celia Haydt (2006) salienta que a direção de classe supõe, EXCETO:
  • 10 - Questão 47874.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • “A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

    Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

    I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
    II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
    III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
    IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

    Quais estão corretas?
  • 17 - Questão 47881.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas. 

    ( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
    ( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
    ( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado. 

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • 18 - Questão 47882.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • De acordo com Wadsworth, na primeira metade do segundo ano de vida, a criança despende muito tempo “experimentando” com os objetos. No entanto, Piaget lembrou que o comportamento passa a ser inteligente quando a criança
  • 21 - Questão 47885.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas. 

    Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.
  • 22 - Questão 47886.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. 

    ( ) Armazena informações na memória. 
    ( ) Constrói um vocabulário útil. 
    ( ) Raciocina sobre problemas. 
    ( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. 
    ( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. 

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • 23 - Questão 47887.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

    Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

    Quais estão corretas?
  • 27 - Questão 47891.   Pedagogia - Nível Médio - Atendente de Educação Infantil - Prefeitura de Cachoeirinha RS - FUNDATEC - 2012
  • De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!


Comentários sobre "Simulado Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil - 2012"

    solimar de mello
    Por soli2210 em 19/01/2019 às 15:55:12

    Esses simulados estão ajudando muitoooooo

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!