Simulado: Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil - 2012

30 questões Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio

Responda as 30 questões do simulado abaixo (Prefeitura de Cachoeirinha RS - Pedagogia - Atendente de Educação Infantil - 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

469 resolveram
49% acertos
Difícil
1 gabaritaram
10 ótimo
222 bom
224 regular
13 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 47865. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

O Plano Municipal de Educação estabelece que toda e qualquer Escola de Educação Infantil só obtenha liberação de funcionamento (alvará) mediante visitação prévia e autorização do

2Questão 47866. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Marque V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. 

( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças entre dois e quatro anos de idade.
( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

3Questão 47867. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

A aprendizagem, na visão behaviorista, pode ser entendida como

4Questão 47868. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

“____________ são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.” 

Segundo Haydt (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

5Questão 47869. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Segundo Piaget, a maioria das crianças em idade de frequentar a pré-escola apresenta um desenvolvimento cognitivo característico da etapa denominada

6Questão 47870. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais, tais como: 

I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças.
II. Exercita níveis diferenciados de atenção.
III. Promove a interação com outras crianças.
IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade. 

Quais estão corretas?

7Questão 47871. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Celia Haydt (2006) salienta que a direção de classe supõe, EXCETO:

8Questão 47872. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

A denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função

9Questão 47873. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que os conteúdos são:

I. Fatos. 
II. Conceitos. 
III. Procedimentos. 
IV. Valores. 

Quais estão corretas?

10Questão 47874. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

“A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

Quais estão corretas?

11Questão 47875. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Segundo Greig, o atraso gráfico em crianças quase sempre vem acompanhado de

12Questão 47876. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. 

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:

13Questão 47877. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Segundo Barbosa, as aprendizagens nos projetos acontecem a partir de

14Questão 47878. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Para Barbosa, a primeira infância é uma etapa que começa dominada

15Questão 47879. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Considerando Machado, por volta ______________ de idade as crianças querem saber de onde vêm os bebês e como é o ato sexual adulto. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase acima.

16Questão 47880. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Machado cita um autor – Mielnik – o qual relata que a obediência excessiva da criança pode mascarar, EXCETO:

17Questão 47881. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas. 

( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

18Questão 47882. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

De acordo com Wadsworth, na primeira metade do segundo ano de vida, a criança despende muito tempo “experimentando” com os objetos. No entanto, Piaget lembrou que o comportamento passa a ser inteligente quando a criança

19Questão 47883. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Conforme Wadsworth, ___________ são representações internas de objetos ou de experiências perceptivas passadas. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

20Questão 47884. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

De acordo com Wadsworth, o domínio da percepção sobre a razão, o egocentrismo, a incapacidade de acompanhar as transformações e de realizar operações inversas é próprio da criança

21Questão 47885. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas. 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.

22Questão 47886. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. 

( ) Armazena informações na memória. 
( ) Constrói um vocabulário útil. 
( ) Raciocina sobre problemas. 
( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados. 
( ) Desenvolve habilidades amplas e finas. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

23Questão 47887. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

Quais estão corretas?

24Questão 47888. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

De acordo com Craidy, a teoria sociointeracionista é aquela que concebe o desenvolvimento infantil como um processo

25Questão 47889. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Na teoria de Wallon, o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos. O estágio categorial ocorre na faixa etária dos

26Questão 47890. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:

27Questão 47891. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos

28Questão 47892. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Conforme Wadsworth, operações lógicas são ações cognitivas internalizadas que permitem à criança chegar a conclusões que são lógicas. Nesse sentido, a construção das operações lógicas ocorre no período

29Questão 47893. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Segundo Moyles, na teoria ___________________________ de Kohlberg as crianças conseguem identificar-se como meninas ou meninos por volta dos 3 anos, mas o conceito de constância de gênero só se estabelece em torno dos 5 ou 6 anos. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima

30Questão 47894. Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?