Simulado SEE MG - Português - Professor de Educação Básica - 2015

Publicado: 08/03/2018 | Questões: 18 | Disciplina: Português | Ensino: Superior | Banca: IBFC

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  • 1 - Questão 49343.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • A melhor maneira de desenvolver a competência e o gosto pela leitura literária é criar situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário. Sobre o uso desse tipo de texto no ensino da língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. O estudo das manifestações literárias pode contribuir significativamente para articular extemamente a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com a área de Ciências Humanas, uma vez que favorece o desenvolvimento do eixo de Contextualização Sociocultural, previsto pelos PCN+.
    II. A construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário se dão na relação passiva com o objeto de conhecimento.
    III. Os textos literários oferecem oportunidade para a compreensão dos processos simbólicos historicamente contextualizados, bem como para a compreensão das identidades culturais nacionais e regionais e das circunstâncias históricas, sociológicas, antropológicas de sua formação.

    Estão corretas as afirmativas:
  • 2 - Questão 49344.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • A proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais trata de tópicos a serem desenvolvidos pelo professor. Entre os estudos, destacam-se as vozes do texto. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Um dos aspectos do funcionamento discursivo refere-se as vozes que perpassam o discurso, ou seja, reconhecer que sujeitos representam as vozes presentes no texto e saber que quem fala sempre é o autor da voz.
    II.Uma das principals condições para aprender vozes do verbo refere-se a compreensão de que se há sujeitos que se enunciam; esses sujeitos falam de lugar determinado. Essa relação de pertencimento a um determinado espaço social encontra-se afetada pela ideologia. Este é o foco central: saber que os sujeitos que enunciam são portadores de outras vozes, além da própria voz.
    III. Muito frequentemente, o aluno toma autor e locutor como termos sinônimos. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 3 - Questão 49345.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Para o ensino das vozes do texto, o Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, propõe atividades como identificar vozes locutoras no texto e seus respectivos alocutários. Em relação às atividades propostas, assinale a alternativa incorreta.
  • 4 - Questão 49346.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • No Eixo Temático I da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), é previsto o estudo do tópico Modalização e argumentatividade. Sobre o ensino desse tema, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) 0 estudo de recursos de modalização da língua não favorece a compreensão de enunciados e textos, mas sim o uso argumentativo que se pode fazer deles. 
    ( ) Modalização e a possibilidade de qualquer voz deixar no texto pistas de sua perspectiva diante de algum conteúdo temático, de suas intenções e grau de comprometimento com o que diz, o que, por sua vez, orienta o destinatário previsto na construção de um “retrato” da enunciação.
    ( ) 0 aluno deve compreender e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de modalização e argumentatividade em textos de diferentes gêneros. 
    ( )A maneira como o locutor pronuncia as palavras e os enunciados não é índice de modalização. 
    ( ) Na língua escrita, para obter efeitos de sentido similares aos prosódicos, usamos marcações gráficas: sinais de pontuação, aspas, negritos e itálicos, variação de fonte ou tipo de letra, de tamanho ou corpo da fonte etc. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 5 - Questão 49347.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O conceito de modalização deve ser bem estruturado junto à classe, variando as atividades e os exemplos, que devem ser sempre apresentados em enunciados e textos. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. O professor deve comparar critérios de classificação dos recursos de modalização do grupo ou turma com os critérios sistematizados por estudiosos e pesquisadores e apresentados.
    II. Os alunos devem ter acesso a listas prontas de modalizadores para memorizá-las.
    III. Em provas, o professor deve evitar questões apenas de classificação dos recursos de modalização, preferindo aquelas que avaliem a compreensão do texto pelo aluno e aquelas em que ele faça uso consciente de algum recurso para modalizar textos. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 6 - Questão 49348.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O estudo dos posicionamentos enunciativos do texto faz parte do Eixo Temático I da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC). Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
  • 7 - Questão 49349.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Ao trabalhar posicionamentos enunciativos do texto, tópico que consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), o professor deve estar ciente de algumas condições de aprendizado. De acordo com as orientações do Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
  • 8 - Questão 49350.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Sobre o ensino da Intertextualidade e metalinguagem, tópico previsto na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e que faz parte das orientações do Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Intertextualidade e um conceito muito utilizado na vida contemporânea e designa o fenômeno da relação dialogica entre textos. 
    II. De modo geral, a literatura a respeito do assunto tern permitido dizer que todo texto e intertexto, já que é sempre um espaço de produção de sentidos e de identidade com um outro.
    III. A metalinguagem, por sua vez, utiliza a linguagem para falar dela mesma, o que se constitui em excelente oportunidade de compreender os fatos e os conceitos de língua em diferentes possibilidades de organização. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 9 - Questão 49351.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Entender o papel dos recursos linguísticos na organização de qualquer enunciado é condição indispensável para o desenvolvimento das potencialidades de leitura e escrita; do falar e do ouvir, motivo de o ensino da organização linguística do enunciado narrativo estar presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC). Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Para melhor caracterizar os enunciados de textos narrativos, é interessante levar em conta as características gerais do discurso narrativo. 
    II. Na medida em que o discurso narrativo coloca em cena personagens, muito frequentemente recorrerão as anáforas pronominais de 3ª pessoa.
    III. Geralmente, não se encena a interação verbal entre o narrador e seu alocutário: tal encenação e típica dos discursos interativos. Os enunciados narrativos serão, por isso, predominantemente declarativos, marcados por entoação assertiva na língua falada e ponto-final na escrita. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 10 - Questão 49352.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino da organização textual do discurso narrativo. Sobre essas orientações, assinale a alternativa correta.
  • 11 - Questão 49353.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Em relação ao ensino da organização textual do discurso narrativo orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

    _________ é o conjunto de eventos que constitui o conteúdo narrado. Desenvolve-se pela ação das personagens no tempo e no espaço.___________ é a forma como os eventos são interligados e apresentados ao ouvinte ou leitor. 

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
  • 12 - Questão 49354.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Organizar um enunciado significa articular aspectos pragmáticos, semânticos e formais. No ensino da organização linguística do enunciado descritivo, tópico da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), o professor precisa de algumas condições. Sobre o processo de ensino, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Para que o aluno produza uma sequência descritiva de modo reflexivo e consciente, necessita antes reconhecer quais recursos linguísticos podem ser acionados na produção desse gênero textual.
    II. É importante que o professor avalie se o uso dos recursos, na estruturação dos enunciados descritivos, foram adequados e produziram o sentido desejado pelo autor, no ato da produção dos textos.
    III. O aluno deve saber reconhecer como as frases e as partes de estruturas sintáticas se prestam a descrição e de como o uso diferenciado desses recursos sempre produz o mesmo sentido. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 13 - Questão 49355.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Vários autores, entre os quais poetas renomados, já chamaram a atenção para a inutilidade da poesia. Outros a viram como algo perigoso, seguindo a opinião de Platão. O fato é que, inútil ou perigosa, a poesia nunca nos deixa indiferentes. Sobre o ensino da reconstrução do texto literário poético, assinale a alternativa correta:
  • 14 - Questão 49356.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Para defender o ensino de gramática, é preciso, pelo menos, ter noção do que é gramática. Para efeito de argumentação, parte-se do princípio de que gramática é um conjunto de regras que podem ser entendidas de várias maneiras. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
  • 15 - Questão 49357.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Estudar fonologia passa a ser o passaporte para se perceber as diferenças entre as linguagens falada e escrita. Sobre o ensino da fonologia, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( )A compreensão efetiva das diferenças entre o português brasileiro atual e a norma padrão no que se refere a fonologia ocorrerá a partir do contato com gêneros textuais diferentes no ambiente de sala de aula, comparando usos e fazeres linguísticos com as palavras da língua.
    ( ) É imprescindível que o aluno analise semanticamente o sentido dos enunciados lidos e / ou produzidos a partir das marcas fonéticas e tônicas que observar. 
    ( ) Por razões de política cultural, o aluno precisa conhecer o português da escola e, dessa forma, apropriar-se da norma culta da língua. 
    ( ) O ensino da fonologia deve ser visto como instrumento de preservação da inteligibilidade textual, necessária ao padrão normativo da língua.
    ( )E necessário que o aluno interaja com a escrita de forma espontânea e natural para aprende-la em sua forma padrão, assim como foi o processo sociocultural de aquisição de sua fala. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 16 - Questão 49358.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • O fenômeno da variação é inerente a qualquer língua natural. Assim, qualquer tentativa de moldar o sistema a um único padrão formal está fadada a não se realizar. Sobre o ensino da variação linguística no português brasileiro dentro da óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Entre o conhecimento linguístico acumulado e desenvolvido pelos alunos, seguramente, encontra-se aquele que diz respeito a percepção das diferenças linguísticas. 
    II. No processo de comparar os diferentes falares naturalmente surge a questão da definição das formas de maior prestígio em contraste com as formas mais estigmatizadas.
    III. É importante que o trabalho sobre a língua esteja descolado de uma reflexão cultural mais ampla.

    Estão corretas as afirmativas:
  • 17 - Questão 49359.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Um dos grandes objetivos da disciplina Língua Portuguesa é a de proporcionar ao aluno o uso das várias modalidades da língua e, particularmente, o domínio da representação escrita da linguagem. Sobre o ensino da linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), assinale a alternativa correta:
  • 18 - Questão 49360.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Um caminho metodológico a ser desenvolvido nas diferentes séries é o de confrontar as diferentes formas e usos da linguagem. Sobre o processo de avaliação do tópico a linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. A avaliação deve ser pautada por diferentes critérios, o que significa que os parâmetros são relativos.
    II. A amplitude do tema exige um processo de avaliação também mais amplo, o que significa dizer que os textos, orais e escritos, devem estar submetidos a um processo de avaliação que leve em conta as suas funções e as suas opções linguísticas.
    III. Recomenda-se que os critérios não sejam apenas pautados pela norma padrão, dada exatamente a grande variedade de usos e possibilidades de usos. 

    Estão corretas as afirmativas:

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