Simulado: SEE MG - Pedagogia - Especialista em Educação - 2012

20 questões Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior

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1Questão 49463. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Entende-se alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita e a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia. Entende-se letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita; um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, designando o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais. 

Diante dessas afirmações, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para os diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos é

2Questão 49464. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Uma professora da 2ª série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

3Questão 49465. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

4Questão 49466. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Paralelamente à construção dos conceitos das operações matemáticas e mediante a compreensão dos seus significados, faz-se necessário que o professor trabalhe com seus alunos uma base de apoio para o desenvolvimento da habilidade de cálculo. Esta base consiste

5Questão 49467. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

A partir da concepção de que o erro é elemento intrínseco ao processo de aprendizagem, é fundamental que o professor

6Questão 49468. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

O princípio da gestão democrática hoje substitui a organização burocrática, herança do modelo clássico de administração escolar. Nessa perspectiva, é correto afirmar que

7Questão 49469. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Transformar as atividades escolares em situações que contribuam efetivamente para a formação integradora dos alunos é uma meta de todo educador. Para isso, é essencial que o professor tenha clareza de alguns princípios coerentes com essa prática, como, dentre outros:

8Questão 49470. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

A escola inclusiva baseia-se na defesa de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos. Para que se torne realidade, a escola precisa responder às necessidades dos alunos. Nesse sentido, é fundamental

9Questão 49471. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor

10Questão 49472. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos da gestão. É um desses pressupostos:

11Questão 49473. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é

12Questão 49474. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

O Fórum Mineiro de Educação Infantil - FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

13Questão 49475. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Os conselhos tutelares foram criados no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988 e estão descritos no artigo 227 que diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

Neste sentido, a intervenção das escolas com relação às crianças e adolescentes que estiverem sob a tutela do Estado deverá atender aos seguintes aspectos:

14Questão 49476. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que

15Questão 49477. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Segundo CURY (1997), as bases da educação nacional definidas na Lei no 9.394/1996 - atual LDB - avançaram consideravelmente em três grandes eixos da organização do sistema educacional: Autonomia, Avaliação e Cooperação. Nesta perspectiva, cabe às escolas

16Questão 49478. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem

17Questão 49479. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Segundo os PCN"s, para o aluno descrever e representar o mundo em que vive, ele precisa saber se localizar no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber a forma e o tamanho de objetos e a relação disso com o seu uso. Neste contexto, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental

18Questão 49480. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

19Questão 49481. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

20Questão 49482. Pedagogia, Especialista em Educação, SEE MG, FCC, Ensino Superior, 2012

Entende-se por avaliação formativa aquela que