Simulado: TJ AL - Direito Administrativo - Técnico Judiciário - 2018

3 questões Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, Ensino Médio

Responda as 3 questões do simulado abaixo (TJ AL - Direito Administrativo - Técnico Judiciário - 2018). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

390 resolveram
33% acertos
Difícil
14 gabaritaram
14 ótimo
77 bom
188 regular
111 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 49560. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, Ensino Médio, 2018

Em tema de poderes administrativos, a doutrina de Direito Administrativo ensina que os atos administrativos da delegação e da avocação são fundamentados na prerrogativa do agente público decorrente do poder:

2Questão 49561. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, Ensino Médio, 2018

De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, uma das características dos contratos administrativos é o seu formalismo.

Nesse sentido, a Lei nº 8.666/93 dispõe que, em matéria de licitação, o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de: 

3Questão 49562. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, Ensino Médio, 2018

Ao acabar de assumir a Chefia do Executivo Estadual, o Governador constatou situação insustentável de superlotação da população carcerária, com grave e iminente risco à segurança pública. Assim sendo, o Administrador Público decidiu contratar sociedade empresária para ampliação, reforma e aprimoramento do estabelecimento penal existente no Estado. Após os estudos necessários, o valor total do contrato ficou estimado em um milhão e quatrocentos mil reais.

De acordo com os ditames da Lei nº 8.666/93, a contratação pretendida: