Simulado UFRB - Português - Assistente em Administração - 2015

Categoria: Simulados | 7 questões | Português | Ensino Médio | Assistente em Administração | UFRB | FUNRIO

  • 0 gabaritaram
  • Difícil
  • 8 resolveram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 1 Bom
  • barra ruim2 Ruim
  • barra péssimo4 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

  • 1 - Questão 49693.
  • A parassíntese é um processo de formação de palavras que, quase sempre, é exemplificado com verbos. Assinale a única alternativa em que há um verbo formado por parassíntese.
  • 2 - Questão 49694.
  • O computador da secretaria foi infectado por um vírus que fez com que o memorando do funcionário ficasse assim: “Solicito providênsias no sentido de que seje traga para a sala 12 o móvel a ser usado na seção de análizes. Informo, outro sim, que as obras de contenção foram concluidas afim de que o serviço podesse ser iniciado.” 
    Após a “limpeza” do vírus, o memorando pôde ser enviado sem nenhum erro. O total contabilizado mostrou a correção de
  • 3 - Questão 49695.
  • O trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico diz: 

         A motivação é um problema pontual na educação e afeta diretamente os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Segundo a visão de Marchesi (2006), a motivação para aprender configura-se como o centro da reflexão na área de educação, e sua ausência é o principal fator do fracasso escolar, ou seja: motivar o estudante constitui-se em uma tarefa constante de quem ensina, que, também, precisa estar motivado para desenvolver seu trabalho. Por essa razão, a motivação pode ser considerada como um determinante do êxito escolar. 

    Fonte:http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/...[adaptado]

    O texto emprega duas vezes o pronome SE (configura-se / constitui-se). Assinale a alternativa que interpreta corretamente o emprego desse pronome.
  • 4 - Questão 49696.
  • A questão  tomou por base a letra do samba-enredo de 1978 da Escola de Samba União da Ilha do Governador: 

                                         O AMANHÃ (João Sérgio) 

                                         A cigana leu o meu destino 
                                         Eu sonhei 
                                         Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante 
                                         Eu sempre perguntei 
                                         O que será o amanhã? 
                                         Como vai ser o meu destino? 
                                         Já desfolhei o malmequer 
                                         Primeiro amor de um menino 
                                         E vai chegando o amanhecer 
                                         Leio a mensagem zodiacal 
                                         E o realejo diz 
                                         Que eu serei feliz 

                                         Como será o amanhã? 
                                         Responda quem puder 
                                         O que irá me acontecer 
                                         O meu destino será como Deus quiser. 

    Fonte: LP “Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo 1, Carnaval 1978”. Top Tape, faixa 3. 

    Observando-se a escolha dos tempos verbais dessa canção, pode-se afirmar que o autor estabeleceu uma relação entre o tempo e a vida. Nessa relação, alguns elementos estão explícitos sob a forma de palavras. Entre eles se pode citar: 

    I – a religiosidade 
    II – a imprevisibilidade 
    III – a expectativa favorável 
    IV – a precipitação 
    V – a sovinice 
    VI – o racionalismo

    Quantos dos seis elementos indicados podem, de fato, ser encontrados no texto sob a forma de palavras?
  • 5 - Questão 49697.
  • A questão  tomou por base a letra do samba-enredo de 1978 da Escola de Samba União da Ilha do Governador: 

                                         O AMANHÃ (João Sérgio) 

                                         A cigana leu o meu destino 
                                         Eu sonhei 
                                         Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante 
                                         Eu sempre perguntei 
                                         O que será o amanhã? 
                                         Como vai ser o meu destino? 
                                         Já desfolhei o malmequer 
                                         Primeiro amor de um menino 
                                         E vai chegando o amanhecer 
                                         Leio a mensagem zodiacal 
                                         E o realejo diz 
                                         Que eu serei feliz 

                                         Como será o amanhã? 
                                         Responda quem puder 
                                         O que irá me acontecer 
                                         O meu destino será como Deus quiser. 

    Fonte: LP “Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo 1,Carnaval 1978”. Top Tape, faixa 3. 

    O primeiro verso da letra do samba diz: “A cigana leu o meu destino". Já que essa frase possui um verbo transitivo direto, é possível experimentar sua transposição para a voz passiva. Isso mostrará que a opção do compositor foi a mais adequada para o conteúdo de sua canção e para o ajustamento à linha melódica. 

    Comprova a afirmação acima a seguinte reescritura exata da frase na voz passiva:
  • 6 - Questão 49698.
  • A questão  tomou por base a letra do samba-enredo de 1978 da Escola de Samba União da Ilha do Governador: 

                                         O AMANHÃ (João Sérgio) 

                                         A cigana leu o meu destino 
                                         Eu sonhei 
                                         Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante 
                                         Eu sempre perguntei 
                                         O que será o amanhã? 
                                         Como vai ser o meu destino? 
                                         Já desfolhei o malmequer 
                                         Primeiro amor de um menino 
                                         E vai chegando o amanhecer 
                                         Leio a mensagem zodiacal 
                                         E o realejo diz 
                                         Que eu serei feliz 

                                         Como será o amanhã? 
                                         Responda quem puder 
                                         O que irá me acontecer 
                                         O meu destino será como Deus quiser. 

    Fonte: LP “Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo 1, Carnaval 1978”. Top Tape, faixa 3. 

    Na letra do samba, o único caso de palavra composta com três elementos é “malmequer", que não tem hifens e é uma exceção à regra que a reforma ortográfica modificou quanto ao uso hífen em palavras desse tipo. Assinale a alternativa que registra outro exemplo de palavra composta, mas com hifens mantidos no Acordo.
  • 7 - Questão 49699.
  •      O  Ghibli, estúdio de animação japonês, enfrenta rumores de que fechará suas portas. Fundado em 1985, foi responsável por algumas das animações de maior bilheteria do Japão, como o vencedor do Oscar “A Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki. Representantes do Ghibli não comentam o assunto, mas Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria em 2013, disse ao jornal “Los Angeles Times” que o estúdio não faria mais longas para o cinema. Na ocasião, o diretor também se mostrou pouco otimista em relação ao futuro da animação tradicional. “Acho que a era do papel e do lápis está chegando ao fim.” 

    Assinale a alternativa que identifica corretamente uma figura de linguagem empregada no texto.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.