UFRB - Português - Assistente em Administração - 2015

Responda as 7 questões do simulado abaixo (UFRB - Português - Assistente em Administração - 2015). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

7 questões Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio

442 resolveram
34% acertos
Difícil
2 gabaritaram
9 ótimo
74 bom
244 regular
115 péssimo

1Questão 49693. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

A parassíntese é um processo de formação de palavras que, quase sempre, é exemplificado com verbos. Assinale a única alternativa em que há um verbo formado por parassíntese.

2Questão 49694. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

O computador da secretaria foi infectado por um vírus que fez com que o memorando do funcionário ficasse assim: “Solicito providênsias no sentido de que seje traga para a sala 12 o móvel a ser usado na seção de análizes. Informo, outro sim, que as obras de contenção foram concluidas afim de que o serviço podesse ser iniciado.” 
Após a “limpeza” do vírus, o memorando pôde ser enviado sem nenhum erro. O total contabilizado mostrou a correção de

3Questão 49695. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

O trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico diz: 

     A motivação é um problema pontual na educação e afeta diretamente os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Segundo a visão de Marchesi (2006), a motivação para aprender configura-se como o centro da reflexão na área de educação, e sua ausência é o principal fator do fracasso escolar, ou seja: motivar o estudante constitui-se em uma tarefa constante de quem ensina, que, também, precisa estar motivado para desenvolver seu trabalho. Por essa razão, a motivação pode ser considerada como um determinante do êxito escolar. 

Fonte:http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/...[adaptado]

O texto emprega duas vezes o pronome SE (configura-se / constitui-se). Assinale a alternativa que interpreta corretamente o emprego desse pronome.

4Questão 49696. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

A questão  tomou por base a letra do samba-enredo de 1978 da Escola de Samba União da Ilha do Governador: 

                                     O AMANHÃ (João Sérgio) 

                                     A cigana leu o meu destino 
                                     Eu sonhei 
                                     Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante 
                                     Eu sempre perguntei 
                                     O que será o amanhã? 
                                     Como vai ser o meu destino? 
                                     Já desfolhei o malmequer 
                                     Primeiro amor de um menino 
                                     E vai chegando o amanhecer 
                                     Leio a mensagem zodiacal 
                                     E o realejo diz 
                                     Que eu serei feliz 

                                     Como será o amanhã? 
                                     Responda quem puder 
                                     O que irá me acontecer 
                                     O meu destino será como Deus quiser. 

Fonte: LP “Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo 1, Carnaval 1978”. Top Tape, faixa 3. 

Observando-se a escolha dos tempos verbais dessa canção, pode-se afirmar que o autor estabeleceu uma relação entre o tempo e a vida. Nessa relação, alguns elementos estão explícitos sob a forma de palavras. Entre eles se pode citar: 

I – a religiosidade 
II – a imprevisibilidade 
III – a expectativa favorável 
IV – a precipitação 
V – a sovinice 
VI – o racionalismo

Quantos dos seis elementos indicados podem, de fato, ser encontrados no texto sob a forma de palavras?

5Questão 49697. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

A questão  tomou por base a letra do samba-enredo de 1978 da Escola de Samba União da Ilha do Governador: 

                                     O AMANHÃ (João Sérgio) 

                                     A cigana leu o meu destino 
                                     Eu sonhei 
                                     Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante 
                                     Eu sempre perguntei 
                                     O que será o amanhã? 
                                     Como vai ser o meu destino? 
                                     Já desfolhei o malmequer 
                                     Primeiro amor de um menino 
                                     E vai chegando o amanhecer 
                                     Leio a mensagem zodiacal 
                                     E o realejo diz 
                                     Que eu serei feliz 

                                     Como será o amanhã? 
                                     Responda quem puder 
                                     O que irá me acontecer 
                                     O meu destino será como Deus quiser. 

Fonte: LP “Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo 1,Carnaval 1978”. Top Tape, faixa 3. 

O primeiro verso da letra do samba diz: “A cigana leu o meu destino". Já que essa frase possui um verbo transitivo direto, é possível experimentar sua transposição para a voz passiva. Isso mostrará que a opção do compositor foi a mais adequada para o conteúdo de sua canção e para o ajustamento à linha melódica. 

Comprova a afirmação acima a seguinte reescritura exata da frase na voz passiva:

6Questão 49698. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

A questão  tomou por base a letra do samba-enredo de 1978 da Escola de Samba União da Ilha do Governador: 

                                     O AMANHÃ (João Sérgio) 

                                     A cigana leu o meu destino 
                                     Eu sonhei 
                                     Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante 
                                     Eu sempre perguntei 
                                     O que será o amanhã? 
                                     Como vai ser o meu destino? 
                                     Já desfolhei o malmequer 
                                     Primeiro amor de um menino 
                                     E vai chegando o amanhecer 
                                     Leio a mensagem zodiacal 
                                     E o realejo diz 
                                     Que eu serei feliz 

                                     Como será o amanhã? 
                                     Responda quem puder 
                                     O que irá me acontecer 
                                     O meu destino será como Deus quiser. 

Fonte: LP “Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo 1, Carnaval 1978”. Top Tape, faixa 3. 

Na letra do samba, o único caso de palavra composta com três elementos é “malmequer", que não tem hifens e é uma exceção à regra que a reforma ortográfica modificou quanto ao uso hífen em palavras desse tipo. Assinale a alternativa que registra outro exemplo de palavra composta, mas com hifens mantidos no Acordo.

7Questão 49699. Português, Assistente em Administração, UFRB, FUNRIO, Ensino Médio, 2015

     O  Ghibli, estúdio de animação japonês, enfrenta rumores de que fechará suas portas. Fundado em 1985, foi responsável por algumas das animações de maior bilheteria do Japão, como o vencedor do Oscar “A Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki. Representantes do Ghibli não comentam o assunto, mas Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria em 2013, disse ao jornal “Los Angeles Times” que o estúdio não faria mais longas para o cinema. Na ocasião, o diretor também se mostrou pouco otimista em relação ao futuro da animação tradicional. “Acho que a era do papel e do lápis está chegando ao fim.” 

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma figura de linguagem empregada no texto.