Simulado: MPE RN - Psicologia - Analista Psicologia - 2012

20 questões Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior

Responda as 20 questões do simulado abaixo (MPE RN - Psicologia - Analista Psicologia - 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

117 resolveram
47% acertos
Difícil
1 gabaritaram
2 ótimo
58 bom
54 regular
3 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 49985. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

A área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia 

2Questão 49986. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico-motor; intelectual; social e

3Questão 49987. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do 

4Questão 49988. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

A abordagem cognitiva diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. A aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de 

5Questão 49989. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

As necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia e que envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestígio e consideração são denominadas, para Maslow, necessidades 

6Questão 49990. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Quando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança 

7Questão 49991. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

O estilo 1.1 indicado na Grade Gerencial proposta por Blake e Mouton menciona que o gerente quando utiliza este estilo atua com 

8Questão 49992. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Entre as técnicas de seleção temos o sociodrama que é uma simulação 

9Questão 49993. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

O método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual e que em cada bloco existe um conjunto composto de duas ou quatro frases, no qual o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aproximam do desempenho da pessoa avaliada é denominado 

10Questão 49994. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

O treinamento conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de ideias e de filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos é classificado como treinamento com foco no desenvolvimento de

11Questão 49995. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

O estresse tem um papel na etiologia, exarcebação e manutenção de vários problemas de saúde, sendo que as teorias interacionais de estresse priorizam os aspectos estruturais da interação entre o indivíduo e 

12Questão 49996. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Trata-se do conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Corresponde 

13Questão 49997. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

A Ergonomia estuda  

14Questão 49998. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Na literatura há várias definições de assédio moral no trabalho. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao assédio moral. 

15Questão 49999. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

A escola de Melanie Klein, juntamente com a Psicologia do Ego e a Escola de Jacques Lacan é vista como uma das três grandes teorias pós-freudianas e seu mérito foi descrever um modelo novo da mente e de seu funcionamento, baseado nos conceitos de

16Questão 50000. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto de que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, isto é, que 

17Questão 50001. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Husserl questionou os sistemas especulativos da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas e propôs retornar a um ponto de partida que seja, verdadeiramente, o primeiro. Afirmou querer “voltar às coisas mesmas”, considerando-as como ponto de partida 

18Questão 50002. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Para Pichon-Rivière, as finalidades e propósitos dos grupos operativos podem ser resumidos no fato de que a atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e comunicação, devidas ao montante de ansiedade despertada por toda mudança (ansiedade depressiva por abandono do vínculo anterior e ansiedade paranoide criada pelo vínculo novo e pela insegurança), sendo que o coordenador, com sua técnica, em uma situação triangular, favorece o vínculo entre o grupo e 

19Questão 50003. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

A Medicina Psicossomática é um estudo das relações mente-corpo com ênfase na explicação psicológica da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem

20Questão 50004. Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC, Ensino Superior, 2012

Em um psicodiagnóstico, um psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa – Árvore – Pessoa) de John N. Buck. No desenho da árvore, o sujeito desenhou uma árvore grande e vigorosa. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho e encontrou que esta característica do desenho implica que o indivíduo tem