MPE RO - História e Geografia de Estados e Municípios - Técnico Administrativo - 2012

Responda as 5 questões do simulado abaixo (MPE RO - História e Geografia de Estados e Municípios - Técnico Administrativo - 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Conhecimentos Específicos , História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Administrativo, MPE RO, FUNCAB, Médio

105 resolveram
40% média
Difícil
3 gabaritaram
19 Ótimo
19 Bom
47 Regular
20 Péssimo
A ferrovia Madeira-Mamoré foi concluída em 1912 e teve como um de seus principais objetivos o transporte de um produto oriundo da Bolívia e de grande valor econômico, à época. 
Esse produto, ao qual o enunciado se refere é a:
No que diz respeito ao relevo de Rondônia, pode-se afirmar que é pouco acidentado. Porém, existem áreas com altitudes que chegam a alcançar mais de 800m, como na Serra dos Pacaás Novos. 
A área mais acidentada do relevo de Rondônia, na qual se situa a serra mencionada, localiza-se, predominantemente, em que porção do estado?
Diversos tratados tiveram importância na definição de limites e no processo de povoamento da porção norte e oeste do Brasil. Um impulso no povoamento de Rondônia foi deflagrado pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 
O contexto histórico dessa construção decorre diretamente doTratado de:
As usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau serão as primeiras da Amazônia a utilizar o sistema de turbina tipo bulbo, que não exige grandes superfícies alagadas, sugerindo uma perspectiva de sustentabilidade ecológica. Essas usinas estão sendo construídas no rio:
O estado de Rondônia conta com uma série de áreas protegidas, visando ao desenvolvimento sustentável da região. Criada em 1979, uma área protegida se destaca pela extensão, com cerca de 765.000 ha, abrange os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes e Ji-Paraná. 

A área protegida citada é a seguinte: