Assistente Técnico Administrativo - Informática - Ministério da Fazenda 2012

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Assistente Técnico Administrativo - Informática - Ministério da Fazenda 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio

1.760 resolveram
39% acertos
Difícil
74 gabaritaram
232 ótimo
369 bom
800 regular
359 péssimo

1Questão 6307. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

O sistema operacional Windows 7 da Microsoft está disponível em 5 versões. A mais simples delas é a

2Questão 6308. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

O BrOffice é uma suíte para escritório gratuita e de código aberto. Um dos aplicativos da suíte é o Calc, que é um programa de planilha eletrônica e assemelha-se ao Excel da Microsoft. O Calc é destinado à criação de planilhas e tabelas, permitindo ao usuário a inserção de equações matemáticas e auxiliando na elaboração de gráficos de acordo com os dados presentes na planilha. O Calc utiliza como padrão o formato:

3Questão 6309. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like, incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) podem ser mantidas por organizações comerciais ou por projetos comunitários. São exemplos de distribuições Linux:

4Questão 6310. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

A Microsoft permite que os arquivos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote da suíte Office 2010 sejam armazenados na Web, tornando possível que os arquivos sejam acessados, exibidos, editados e compartilhados de qualquer lugar. A solução que viabiliza isto é a

5Questão 6311. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Web browser (em inglês), browser ou navegador de Internet é um programa que permite a seus usuários interagir com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da Internet, denominado:

6Questão 6312. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

O Correio Eletrônico é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo

7Questão 6313. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

O componente mais proeminente da Internet é o Protocolo de Internet (IP), que provê sistemas de endereçamento na Internet e facilita o funcionamento da Internet nas redes. O IP versão 4 (IPv4) é a versão inicial usada na primeira geração da Internet atual e ainda está em uso dominante. Ele foi projetado para endereçar mais de 4,3 bilhões de computadores com acesso à Internet. No entanto, o crescimento explosivo da Internet levou à exaustão de endereços IPv4. Uma nova versão de protocolo foi desenvolvida, denominada:

8Questão 6314. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Quando um visitante de um sítio Web se conecta a um servidor que está utilizando um protocolo específico de segurança, ele irá notar, na barra de endereços, que o protocolo de comunicação passa a ser https:// (no lugar do http:// padrão). Além disso, a maioria dos browsers (como o Internet Explorer por exemplo) mostram no browser o desenho de um cadeado. Quando este cadeado está sendo mostrado, o usuário passa a ter a tranquilidade de saber que as informações fornecidas àquele Website não poderão ser interceptadas no seu trajeto. Este protocolo específico de segurança é o

9Questão 6315. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Para a verificação de uma assinatura digital numa mensagem eletrônica, basta ter acesso

10Questão 6316. Informática, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Hoje, nas Redes Locais (LAN) cabeadas, o meio de transmissão mais utilizado é o