Assistente Técnico Administrativo - Direito Administrativo - Ministério Fazenda 2012

Responda as 6 questões do simulado abaixo (Assistente Técnico Administrativo - Direito Administrativo - Ministério Fazenda 2012). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

6 questões Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio

1.158 resolveram
40% acertos
Difícil
29 gabaritaram
103 ótimo
408 bom
298 regular
349 péssimo

1Questão 6334. Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Assinale a opção incorreta acerca da remoção.

2Questão 6335. Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Assinale a opção que contenha o fundamento do dever de obediência do servidor público, disposto no inciso IV, art. 116 da Lei n. 8.112/90.

3Questão 6336. Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

A correção ou regularização de determinado ato, desde a origem, de tal sorte que os efeitos já produzidos passem a ser considerados efeitos válidos, não passíveis de desconstituição e esse ato permaneça no mundo jurídico como ato válido, apto a produzir efeitos regulares, denomina-se

4Questão 6337. Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Abaixo se encontram relacionadas algumas hipóteses de vacância do cargo público. Analise cada uma das hipóteses e assinale (1) caso ela implique simultaneamente o provimento de novo cargo pelo servidor e (2) para aquelas que não se relacionem a provimento de novo cargo.

Após a análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.

1. Demissão ( )
2. Exoneração ( )
3. Promoção ( )
4. Aposentadoria ( )
5. Posse em outro cargo inacumulável ( )
6. Readaptação ( )

5Questão 6338. Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

Analise os casos concretos narrados a seguir e classifique- os como sendo resultado de um dos fenômenos listados de acordo com o seguinte código:

C = centralização
D = descentralização
DCON = desconcentração.

Após a análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.

1.1. Serviço de verificação da regularidade fiscal perante o fisco federal e fornecimento da respectiva certidão negativa de débitos, prestado pela Receita Federal do Brasil.( )

1.2. Extinção de unidades de atendimento descentralizadas de determinado órgão público federal para que o atendimento passe a ser feito exclusivamente na unidade central. ( )

1.3. Serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia, prestados em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.( )

6Questão 6339. Direito Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF, Ensino Médio, 2012

 Determinado servidor do Ministério da Fazenda recorre da decisão do Chefe da Divisão de Recursos Humanos – DRH do órgão em que está lotado, que lhe negou o pedido de gozo de sua licença capacitação.

O único fundamento utilizado pelo recorrente centrou- se na ausência de competência do chefe da DRH para decidir a respeito de seu pleito.

O recorrente sustenta que, ante a ausência de previsão específica da competência decisória no regimento interno do órgão para a referida DRH, somente o dirigente máximo poderia decidir o pleito.

Tendo em mente o caso concreto acima narrado e os termos da Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo em âmbito federal, assinale a opção que contenha a resposta correta.