MPE SP - Direito Civil - Promotor de Justiça Substituto - 2017

Responda as 11 questões do simulado abaixo (MPE SP - Direito Civil - Promotor de Justiça Substituto - 2017). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

11 questões Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior

50 resolveram
51% acertos
Médio
2 gabaritaram
9 ótimo
15 bom
24 regular
2 péssimo

1Questão 51011. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Com relação à capacidade para o exercício da tutela, a legislação civil brasileira estabelece que não poderão ser tutoras, ou serão da tutela exoneradas, algumas pessoas que estejam ou que venham a estar em determinadas situações consideradas impeditivas para o exercício de tal atribuição. Para qual grupo de pessoas a seguir haveria a possibilidade de exercício de tutela?

2Questão 51012. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Empresária paulista e seu marido, inconformados com o feminicídio de sua filha, assassinada meses antes por um estudante de medicina que fora seu namorado, decidem criar imediatamente uma fundação em memória de sua querida filha morta, que se dedicará a ações diversas em prol do empoderamento das mulheres brasileiras, de maior respeito à condição feminina, da diminuição do índice de feminicídios e de outras inúmeras formas de violência contra as mulheres do Brasil, haja vista que o país ocupa a quinta posição no ranking mundial dos países em que mais mulheres são assassinadas por conta de sua condição feminina e tendo em vista que o país também está entre os países com os índices mais elevados de estupros e outras diversas formas de violência contra a mulher. Assim sendo, os pais da jovem, vítima de feminicídio, deverão observar alguns requisitos mínimos legais obrigatórios para que a fundação possa ser devidamente criada.

Assinale a alternativa que os indica corretamente.

3Questão 51013. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Maria Junqueira falece. Ela era brasileira e casada com João Melo, que após o casamento decidira adotar o sobrenome da esposa e passou a se chamar João Melo Junqueira. Maria e João eram casados sob o regime de separação de bens. Viviam felizes e residiam na Rua das Flores, 1582, no centro da cidade de Horizonte Lindo, Estado de São Paulo. O casal possuía três filhos e quatro imóveis, além daquele imóvel da Rua das Flores, em que habitavam quando do momento do falecimento de Maria. O viúvo pretende continuar morando no mesmo imóvel. Assim sendo, assiste ao cônjuge sobrevivente, com relação ao imóvel de residência do casal, na Rua das Flores, o direito 

4Questão 51014. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Assinale a alternativa que indica corretamente uma disposição legalmente fixada para os negócios jurídicos.

5Questão 51015. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

A legislação brasileira, quanto ao regime de comunhão universal entre cônjuges, determina que são

6Questão 51016. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Helena é engenheira, maior, solteira e especialista em programação, e, por conta de suas habilidades técnicas, acaba desenvolvendo avançado aplicativo para aparelhos celulares que permite que mulheres ativem redes de contatos pessoais, e, inclusive, a polícia militar e a polícia civil, caso se encontrem em situação de grave ameaça por conta de qualquer tipo de violência que estejam sofrendo ou em vias de sofrer. No entanto, para que ela possa lançar o aplicativo no mercado de forma adequada, ela precisa de capital, e, portanto, precisa obter acesso à linha de financiamento perante alguma instituição bancária ou fundo investidor, credores esses que, no entanto, lhe exigirão algum tipo de garantia. Helena tem mãe viva, mas está hospitalizada em estado grave. Também tem duas irmãs.

Assinale a alternativa que traz uma garantia válida, que poderá ser ofertada e utilizada rapidamente por Helena perante uma instituição bancária ou um fundo investidor.

7Questão 51017. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Sobre a lesão, um dos defeitos dos negócios jurídicos, assinale a alternativa correta.

8Questão 51018. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Todos aqueles que, por ato ilícito, causarem dano a quem quer que seja deverão pessoalmente reparar esse dano causado. No entanto, além daquele que pessoalmente tenha cometido o ato ilícito, o código civil brasileiro estabelece algumas outras hipóteses em que terceiros podem ser corresponsabilizados. Assinale a alternativa que indica corretamente as hipóteses de corresponsabilização civil no Brasil.

9Questão 51019. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Assinale a alternativa que corresponde à hipótese legalmente admitida para que pessoas possam ser admitidas como testemunhas diante de fatos jurídicos diversos.

10Questão 51020. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Carlos pegou o metrô e ao sentar-se no vagão, observa a existência de uma carteira cheia de dinheiro esquecida no banco ao seu lado. De acordo com a legislação civil brasileira, assinale o que ele deve fazer com a sua descoberta.

11Questão 51021. Direito Civil, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, Ensino Superior, 2017

Durante a execução de um contrato de transporte de mercadorias, o serviço sofre interrupção por força de alagamentos e desabamentos de barreiras nas estradas do percurso previsto, que impedem a sua finalização. O procedimento determinado pela lei civil brasileira em situações como essa exige que o transportador deverá