Simulado MPE SP - Português - Motorista - 2016

Publicado: 27/08/2018 | Questões: 20 | Disciplina: Português | Ensino: Fundamental | Banca: ZAMBINI

  • 1 Gabaritaram
  • Regular
  • 434 Resolveram
  • barra ótimo 19 Ótimo
  • barra qtd_bom 240 Bom
  • barra ruim172 Ruim
  • barra péssimo3 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis!

Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
  • 1 - Questão 51098.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Assinale a alternativa que contém uma afirmação que não está de acordo com o texto.
  • 2 - Questão 51099.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Analise os itens abaixo e indique (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos, assinalando a alternativa correta.

    I. Os elementos que compõem a Lua são muito semelhantes aos existentes em asteroides.
    II. O corpo celeste denominado Theia foi destruído ao colidir com a proto-Terra.
    III. Não há consenso a respeito da origem do material que formou a Lua.
  • 7 - Questão 51104.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Assinale a alternativa em que o modo verbal expressa um fato incerto.
  • 8 - Questão 51105.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Leia os enunciados a seguir:

    I. Hartmann foi um dos cientistas que estudaram a questão.
    II. Havia fatos que os astrônomos desconheciam.
    III. Existe várias teorias sobre a Lua.

    A concordância verbal está de acordo com a norma culta em
  • 9 - Questão 51106.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Agradecemos aos _____ que doaram _____ gramas de alimentos. Assinale a alternativa que completa esse enunciado de acordo com a norma culta.
  • 10 - Questão 51107.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Assinale a alternativa em que o trecho “um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada proto-Terra, projetando material para a sua órbita” foi reescrito sem alteração do sentido.
  • 11 - Questão 51108.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • No trecho “não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”, a oração iniciada por “a menos que” expressa, em relação à anterior, uma relação de
  • 12 - Questão 51109.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Os adjetivos referentes aos planetas Júpiter, Marte e Saturno são
  • 14 - Questão 51111.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Assinale a alternativa em que a flexão de plural de “porco-do-mato”, “quebra-cabeça” e “cavalo-marinho” está de acordo com a norma culta.
  • 15 - Questão 51112.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Assinale a alternativa em que há uma forma verbal que indica ordem.
  • 20 - Questão 51117.   Português - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • As formas verbais “embateu” e “exigiria” encontram-se, respectivamente, no

Comentários Simulado

    Uder Aquino Ribeir

    Por uder em 13/09/2018 às 16:46:54

    Gostei muito,excelente !

    eduardo cesar da silva

    Por eduardodudu em 26/09/2018 às 15:21:55

    gabaritado. muito bom.

    márcia cristina de almeida

    Por almeid40 em 12/10/2018 às 17:10:07

    muito bom !

    agda saboia

    Por aguiaju em 12/11/2018 às 23:23:03

    Excelente!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.