Simulado: MPE SP - Segurança e Transporte - Motorista - 2016

8 questões Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental

Responda as 8 questões do simulado abaixo (MPE SP - Segurança e Transporte - Motorista - 2016). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

275 resolveram
46% acertos
Difícil
4 gabaritaram
9 ótimo
140 bom
114 regular
12 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 51118. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

A distância percorrida pelo veículo desde o momento de percepção do perigo por parte do condutor até o momento de parada total do veículo é denominada

2Questão 51119. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

No exercício de suas atribuições do cargo de motorista de importante órgão público, Mauro toma como conduta entrar em trecho de declive (descida de serra) em modo de marcha reduzida. De acordo com procedimentos de conduta e segurança, o modo com que Mauro desceu a serra é:

3Questão 51120. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

Em via urbana de trânsito rápido localizada no Estado de São Paulo, onde não existe sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

4Questão 51121. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

Identifique as assertivas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) a respeito dos procedimentos de desembarque de passageiros e carga e descarga de mercadorias, bem como assinale a alternativa correta correspondente.

(__) O condutor deverá manter acesas, a qualquer momento do dia, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.
(__) Em vias com sinalização de proibido estacionar, é permitido o desembarque de passageiros, desde que restrito ao tempo indispensável ao ato, sem interromper ou perturbar o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres
(__) O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, inclusive para o condutor.
(__) É considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (Anexo I) como “parada” o tempo estritamente necessário para efetuar o embarque ou desembarque de passageiros.

5Questão 51122. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor, antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
Neste sentido, João, no uso de suas atribuições de motorista, recebeu ordem para a entrega de papéis, com caráter de urgência, em município distante de sua atual localização, necessitando percorrer com o veículo a distância total de 380km e, ao verificar o nível de seu tanque de combustível, o qual possui capacidade máxima de 60 litros, notou o indicador de ¾. Considerando que seu veículo realiza o consumo médio de 7km por litro de combustível,

João precisaria realizar parada para abastecer?

6Questão 51123. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

Qual das situações abaixo não suspende o direito de dirigir do motorista?

7Questão 51124. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

Em dias frios, a baixa temperatura causa efeitos em micropartículas de água evaporadas próximas ao solo, causando o fenômeno da neblina (chuvisco, nevoeiro ou bruma), sendo, na forma mais intensa, cerração. O fenômeno é mais presente em trechos de serra e vales.
Sob a condição de neblina, assinale a alternativa correta a respeito dos procedimentos de cautela mais adequados a serem tomados pelo motorista.

8Questão 51125. Trânsito e Serviço de Transporte, Motorista, MPE SP, ZAMBINI, Ensino Fundamental, 2016

Assinale a alternativa correta a respeito do órgão responsável por julgar recursos interpostos em face das decisões das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações – JARI.