IFF - Enfermagem - Enfermeiro - 2018

Responda as 16 questões abaixo (IFF - Enfermagem - Enfermeiro - 2018). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

16 questões Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE, Superior

462 resolveram
26% média
Difícil
1 gabaritaram
2 Ótimo
24 Bom
247 Regular
189 Péssimo
A respeito da vigilância em saúde e seus indicadores, julgue o item que se segue.

I A morbidade refere-se ao comportamento das doenças em uma população que se encontre exposta ao adoecimento e pode estar relacionada a surtos, endemia, epidemia e pandemia.
II A letalidade é definida como a relação entre o número de óbitos e o número de pessoas expostas ao risco de morte.
III A incidência indica o número de casos existentes (novos e velhos) de uma doença em um determinado ponto do tempo.

Assinale a opção correta.
Com relação ao Código de Ética e Deontologia dos Profissionais de Enfermagem, julgue os itens a seguir.

I É proibido ao enfermeiro provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, incluídos os casos permitidos pela legislação vigente.
II É direito do profissional o acesso às informações relacionadas a pessoas, família e coletividade, e necessárias ao exercício profissional.
III É proibido aos profissionais de enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.
IV Consiste a censura na admoestação ao infrator, de forma reservada, devendo ser registrada no prontuário do infrator, na presença de duas testemunhas.

Estão certos apenas os itens
A respeito de vacinação, julgue o item a seguir.

I A vacina BCG é administrada em dose única, por via intradérmica, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, logo após o nascimento.
II Recomenda-se, quando o esquema de vacinação se encontra incompleto para hepatite B, reiniciá-lo.
III Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação.
IV Contraindica-se a vacina tríplice bacteriana (DTP) para criança a partir de sete anos de idade.

Estão certos apenas os itens
Os distúrbios e problemas musculoesqueléticos encontram-se atualmente no topo dos indicadores de doenças ocupacionais, caso enfoquem perturbações na saúde dos trabalhadores. Acerca das doenças relacionadas ao trabalho, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que as siglas LER e DORT, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, a lesões por esforço repetitivo e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.
Com relação à hanseníase, assinale a opção correta.
Em relação à tendência de queda da incidência e da mortalidade por tuberculose no Brasil, apesar dos indicadores animadores, números absolutos relacionados a essa enfermidade ainda causam indignação e representam um desafio grandioso. São mais de 70 mil casos novos, e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil pessoas a cada ano.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando o cenário atual da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
A lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública no serviço de saúde público e no privado, em todo o território nacional, é definida por portaria do Ministério da Saúde. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As infecções sexualmente transmissíveis são frequentes e têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, além de causarem impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, podendo afetar as relações interpessoais. A respeito dessas infecções, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, acerca da vigilância epidemiológica na transmissão de doenças.

I A transmissão da doença meningocócica ocorre por contato indireto, pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes, tendo os fômites grande importância na cadeia epidemiológica.
II O tratamento para a infecção por sarampo é feito com anti-inflamatórios e corticoides. É recomendada, ainda, a antibioticoprofilaxia.
III Inexiste tratamento específico para a rubéola; apenas os sinais e sintomas são tratados.
IV A principal medida de prevenção contra o tétano acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das unidades básicas de saúde no Brasil.

Estão certos apenas os itens
A respeito das normatizações técnicas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) referentes ao calendário nacional de vacinação, julgue os itens a seguir.

I A comprovação da vacinação BCG se dá por meio do registro no cartão ou na caderneta de vacinação, da identificação da cicatriz vacinal ou da palpação do nódulo, no deltoide direito, na ausência da cicatriz.
II A vacina para febre amarela atenuada é contraindicada para gestantes, independentemente do estado vacinal.
III Na impossibilidade de adiamento da vacinação, em emergências epidemiológicas, vigência de surtos, epidemias ou viagens para área de risco de contração da doença, o médico deverá avaliar o benefício/risco de vacinação.

Assinale a opção correta.
Um gestor de saúde que conheça corretamente os componentes da rede de atenção às urgências, os seus elementos e os seus objetivos saberá que
Um enfermeiro que esteja auditando a rede de atenção às urgências deverá conhecer suas diretrizes, que incluem o(a)
Durante uma consulta de enfermagem no grupo de planejamento familiar, uma mulher de vinte e quatro anos de idade, casada, mãe de três filhos, declarou que não tinha doença crônica de base. Ela informou que seus dois primeiros partos ocorreram por cesárea, aos dezesseis anos de idade e aos vinte e um anos de idade, e que o terceiro parto, aos vinte e três anos de idade e no período de gestação de trinta e seis semanas, foi natural e em casa, pois ela se encontrava, à época, em zona rural. Relatou, ainda, que lamenta não ter tido oportunidade de realizar laqueadura no último parto. Como ela tinha dúvidas quanto ao planejamento familiar, quis se informar sobre técnicas experimentais, bem como as vantagens de usufruir dos serviços das redes pública e privada.

Tendo essa situação hipotética como referência inicial, um enfermeiro que necessite fornecer informações legais sobre planejamento familiar a pacientes deverá saber que
Com relação às recomendações nacionais para a atenção básica associada à promoção da saúde sexual e reprodutiva, é correto afirmar que
Um gestor de saúde, ao contribuir para o processo de efetivação da Política Nacional de Promoção da Saúde, deve se fundamentar, entre outros, no seguinte valor:
É princípio da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho 

Veja também...