SED SC - Temas Educacionais Pedagógicos - Supervisor Escolar - 2017

Responda as 10 questões do simulado abaixo (SED SC - Temas Educacionais Pedagógicos - Supervisor Escolar - 2017). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior

479 resolveram
60% acertos
Médio
7 gabaritaram
119 ótimo
255 bom
95 regular
10 péssimo

1Questão 51600. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

“A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto:

Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º. 

2Questão 51601. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.

3Questão 51604. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22. 

4Questão 51605. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

5Questão 51606. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

No documento - Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto

6Questão 51607. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a: 

7Questão 51608. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto

8Questão 51609. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 

9Questão 51610. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto

10Questão 51611. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, Ensino Superior, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.