Simulado SED SC - Temas Educacionais Pedagógicos - Supervisor Escolar - 2017

Simulado com 10 questões de Pedagogia (Temas Educacionais Pedagógicos) Ensino Superior Banca ACAFE. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 401 Resolveram
  • 59% Acertos
  • 6 Gabaritaram
  • barra ótimo 97 Ótimo
  • barra qtd_bom 211 Bom
  • barra ruim85 Ruim
  • barra péssimo8 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

  • 1 - Questão 51600.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • “A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto:

    Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º. 
  • 2 - Questão 51601.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.
  • 3 - Questão 51604.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22. 
  • 4 - Questão 51605.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

    ( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
    ( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
    ( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
    ( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
  • 5 - Questão 51606.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • No documento - Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  • 6 - Questão 51607.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
  • 7 - Questão 51608.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  • 8 - Questão 51609.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 
  • 10 - Questão 51611.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.