Simulado: CISSUL MG - Enfermagem - Enfermeiro - 2017

14 questões Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior

Responda as 14 questões do simulado abaixo (CISSUL MG - Enfermagem - Enfermeiro - 2017). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

456 resolveram
46% acertos
Difícil
4 gabaritaram
12 ótimo
202 bom
228 regular
14 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 51697. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Durante avaliação da biomecânica do trauma envolvida em situação de colisão frontal de um veículo contra um objeto fixo, percebeu-se que o condutor era o único ocupante do veículo e não estava utilizando o cinto de segurança, o air bag não acionou e o para-brisa apresentava fratura (em olho de boi, ficou “estrelado”) no lado esquerdo.

Nesta situação, poderão ser lesionados MAIS provavelmente:

2Questão 51698. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Uma equipe de suporte avançado de vida atendeu uma vítima de parada cardiorrespiratória com o ritmo assistolia realizando as seguintes ações não listadas em ordem cronológica de realização.

São ações que devem ser executadas, EXCETO:

3Questão 51699. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

No atendimento pré-hospitalar móvel a uma paciente vítima de trauma contuso, sem sangramento externo e que apresenta sinais de choque, são ações indicadas no atendimento inicial da equipe de atendimento pré-hospitalar móvel, EXCETO:

4Questão 51700. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

São possíveis alterações isquêmicas que podem ser observadas no eletrocardiograma de um paciente infartado, EXCETO:

5Questão 51701. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Uma situação de risco de morte surge quando uma vítima de trauma torácico desenvolve o pneumotórax hipertensivo. Nessa situação, é fundamental que a equipe de atendimento pré-hospitalar móvel reconheça, de imediato, os sinais e os sintomas para iniciar as intervenções específicas.

São sinais e sintomas de pneumotórax hipertensivo, EXCETO:

6Questão 51702. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Sobre a intubação orotraqueal sob visualização direta em pacientes traumatizados, analise as afirmativas abaixo:

I- Deve ser realizada com a cabeça e o pescoço do paciente alinhados e imobilizados em posição neutra.
II- Antes de tentar a intubação, o paciente deve ser ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional com altas concentrações de oxigênio.
III- A intubação orotraqueal “face a face” é um método alternativo quando situações no pré- hospitalar impeçam o socorrista de se posicionar atrás da cabeça do paciente.
IV- Em situações em que o paciente não possa ser intubado e nem ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional, a ventilação percutânea transtraqueal é um método alternativo.

Estão CORRETAS as afirmativas.

7Questão 51703. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas em diversos sistemas do organismo da gestante. Essas mudanças alteram o padrão de possíveis lesões e podem tornar a avaliação da gestante vítima de trauma. Sobre as alterações na gestante e a repercussão na avaliação do socorrista, analise as afirmativas abaixo:

I- A frequência cardíaca da gestante diminui cerca de 15 a 20 batimentos por minuto abaixo do normal no terceiro trimestre.
II- Se houver indicação de imobilização de coluna, deve ser elevado o lado direito da prancha de 10 a 15cm, mantendo-a inclinada.
III- O peristaltismo fica diminuído, de modo que a comida pode ficar no estômago por muitas horas após a alimentação, aumentando o risco de vômito seguido de aspiração.
IV- A reanimação adequada da mãe é a chave para a sobrevivência da mãe e do feto.

Estão CORRETAS as afirmativas.

8Questão 51704. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Um adulto, ao tentar acender uma churrasqueira a carvão, utilizando álcool líquido, teve queimaduras nos dois membros superiores como um todo.

Assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de área da superfície corporal queimada.

9Questão 51705. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Considerando a Portaria n. 2.048/GM, de 5 de dezembro de 2002, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O médico regulador define o destino do paciente baseado na planilha de hierarquias pactuada e disponível para a região e nas informações periodicamente atualizadas sobre as condições de atendimento nos serviços de urgência, exercendo as prerrogativas de sua autoridade para alocar os pacientes dentro do sistema regional.

PORQUE
I
I. A inexistência de leitos vagos deve ser considerada como argumento para não direcionar os pacientes para a melhor hierarquia disponível em termos de serviços de atenção de urgências.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

10Questão 51706. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Uma equipe de Suporte Avançado de Vida do SAMU está atendendo uma vítima de mergulho em águas rasas com traumatismo raquimedular e com quadro de choque neurogênico, dos achados semiológicos abaixo.

Assinale aquele achado que MELHOR caracteriza o quadro e permite a diferenciação clínica dos demais tipos de choque.

11Questão 51707. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Uma equipe de Suporte Avançado de Vida do SAMU está atendendo uma criança de 02 anos vítima de trauma que apresenta sinais de choque.

Sobre o acesso para tratamento desta criança, está INCORRETO afirmar que:

12Questão 51708. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Sobre o trauma abdominal, analise as afirmativas abaixo:

I- O problema agudo mais grave da vítima de traumatismo abdominal é a hemorragia.
II- Na suspeita de lesão abdominal, a vítima deverá ser transferida para hospital com recursos suficientes para realização de laparotomia.
III- Nos casos de trauma penetrantes no abdômen, em pacientes hemodinamicamente instáveis devido à hemorragia, deve se manter a pressão sistólica entre 75 e 85mmHg até o controle da hemorragia.

Estão CORRETAS as afirmativas.

13Questão 51709. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Ao avaliar uma vítima de ferimento penetrante, o socorrista deve avaliar os ferimentos de entrada e de saída. A lesão tecidual ocorre no local de entrada no corpo na trajetória da bala e na saída do corpo. Sobre as lesões penetrantes, sua avaliação e atendimento, analise as afirmativas abaixo:

I- O orifício de saída possui forma redonda ou oval.
II- O ferimento de entrada é estrelado e alargado.
III- Os gases oriundos da boca da arma de fogo, posicionada próxima à pele, produzem queimaduras de segundo e terceiro grau.
IV- Quando os ossos são atingidos, seus fragmentos tornam-se projéteis secundários que laceram tecidos vizinhos.

Estão CORRETAS as afirmativas.

14Questão 51710. Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, Ensino Superior, 2017

Considerando as diretrizes da American Heart Association (AHA) 2015 para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas a seguir.

I- Durante a reanimação cardiopulmonar no adulto, as ventilações realizadas pelo profissional de saúde, na vítima com dispositivo de via aérea avançada instalado, devem obedecer à proporção de uma ventilação a cada 06 segundos.
II- A Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) representa atividade elétrica organizada sem a capacidade de gerar fluxo sanguíneo.
III- A presença de fibrilação ventricular indica o uso de cardioversão elétrica.

Estão CORRETAS as afirmativas.