PGE PE - Legislação Estadual - Procurador do Estado - 2018

Responda as 9 questões do simulado abaixo (PGE PE - Legislação Estadual - Procurador do Estado - 2018). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

9 questões Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior

9 resolveram
23% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
7 regular
2 péssimo

1Questão 52293. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com base no disposto na CF e na CE/PE, julgue os itens a seguir.

I É de competência exclusiva da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco a requisição de informações e cópias autenticadas de documentos referentes às despesas realizadas pelo TCE/PE.
II Compete ao STF o processamento e o julgamento de mandado de segurança contra atos do TCU e ao STJ o processamento e o julgamento de mandado de segurança contra atos do TCE/PE.
III O TCU é composto por nove ministros e o TCE/PE, por sete conselheiros.
IV É dispensável a aprovação, pela Assembleia Legislativa, dos três conselheiros indicados pelo governador para compor o TCE/PE, uma vez que à assembleia cabe a prerrogativa de escolha da maioria dos componentes do referido órgão.

Estão certos apenas os itens

2Questão 52294. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com referência à organização e ao funcionamento da PGE/PE, compete à(ao)

3Questão 52295. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Dado o poder de autotutela, compete à administração pública anular seus próprios atos, quando eles estiverem eivados de vício de legalidade. De acordo com a Lei de Processo Administrativo do Estado de Pernambuco, o prazo para anular atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários e efeitos danosos ao estado deve ser contado da data em que tais atos forem praticados e decai em

4Questão 52296. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Cláudio declarou à Receita Federal, para fins de imposto de renda, o recebimento de R$ 40.000 em espécie no dia 1.º/12/2016, a título de doação recebida de familiar vivo. Este foi o único valor que recebeu por doação durante o ano. Em 1.º/5/2017, verificou-se não ter havido recolhimento de ITCMD referente a essa operação.

Nessa situação hipotética, conforme disposições da Lei estadual n.º 13.974/2009, sobre a operação descrita

5Questão 52297. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em 2014, quando do falecimento de Anísio, um de seus veículos automotores de passeio permaneceu na posse de seu amigo Bruno. Os herdeiros não tinham conhecimento do veículo e o bem não integrou a partilha, tendo permanecido registrado em nome do de cujus. Em 2018, a PGE/PE verificou que o IPVA referente ao exercício de 2016 não havia sido pago.

Nessa situação hipotética, conforme disposições da Lei estadual n.º 10.849/1992, Bruno

6Questão 52298. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Nos termos da Lei estadual n.º 10.654/1991, a partir da data da protocolização do processo na Secretaria da Fazenda, a consulta sobre a interpretação e a aplicação da legislação relativa aos tributos estaduais direcionada ao Tribunal Pleno do Tribunal Administrativo Tributário do Estado produzirão como efeitos

7Questão 52299. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Determinado município ajuizou ação contra o estado de Pernambuco, questionando a diminuição dos valores de repasse constitucional do ICMS. Conforme alegações do município: a diminuição resultou tanto da concessão de benefícios fiscais não aprovados pelo CONFAZ quanto de isenções aprovadas por esse conselho; o repasse total foi inferior a 25% da receita efetivamente auferida pelo estado.

No que se refere a essa situação hipotética, considere as asserções apresentadas a seguir.

I Conforme o entendimento jurisprudencial a respeito da matéria, o juiz responsável pela ação deverá decidir a favor do município.
II A concessão de benefícios ou isenções não pode impactar o repasse aos municípios, já que a titularidade da receita do ICMS não é exclusiva do estado.

Assinale a opção correta. 

8Questão 52300. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

Conforme a Lei n.º 7.741/1978 do estado de Pernambuco, os recursos considerados disponíveis para fins de abertura de crédito suplementar e especial incluem

9Questão 52301. Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE, Ensino Superior, 2018

De acordo com a Lei n.º 14.236/2010 do estado de Pernambuco, se implantar um programa de educação ambiental vinculado à Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), tendo como fonte recursos internacionais, o governo desse estado agirá