Simulado: PRF - Arquivologia - Agente Administrativo - 2014

6 questões Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio

Responda as 6 questões do simulado abaixo (PRF - Arquivologia - Agente Administrativo - 2014). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

503 resolveram
41% acertos
Difícil
11 gabaritaram
47 ótimo
184 bom
132 regular
140 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 52470. Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

Um agente administrativo da Polícia Rodoviária Federal recebe a tarefa de organizar as pastas abaixo pelo método de arquivamento geográfico, que tem a cidade como referência: 

1. Santos/São Paulo/Ricardo Rocha. 
2. São Paulo / São Paulo / Carlos Santa Cruz. 
3. Rondonópolis / Mato Grosso/Antônio Reis. 
4. Cuiabá / Mato Grosso / Carla Rossi da Silva. 
5. Goiânia/Goiás/José Gomes. 
6. Goiânia/Goiás/Josué Gomes.

As pastas devem ser arquivadas na seguinte ordem:

2Questão 52471. Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

No âmbito da classificação dos documentos, caderno, declaração, declaração de bens, papel e cópia são, respectivamente, exemplos de:

3Questão 52472. Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas, denomina-se:

4Questão 52473. Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

Em relação à tabela de temporalidade, é correto afirmar que:

I. estabelece prazos e condições de guarda das unidades isoladas documentais, tendo em vista a classificação, descrição, transferência, eliminação e recolhimento temporário nos arquivos correntes e intermediários.
II. equivale ao plano de classificação, pois objetiva facultar o arquivamento correto dos documentos em classes específicas, e deve ser concebida como o produto gerado pelo processo de avaliação documental realizado na última fase da gestão arquivística.
III. sua estrutura básica deve contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final e um campo para observações.

Está correto o que se afirma apenas em:

5Questão 52474. Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

A fase básica da gestão de documentos em que é possível contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição, tendo em vista evitar a duplicação e emissão de vias desnecessárias, além de opinar sobre escolhas de materiais e equipamentos e apresentar estudos sobre a adequação e o melhor aproveitamento de recursos reprográficos e informativos, denomina-se:

6Questão 52475. Arquivologia, Agente Administrativo, PRF, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

O serviço de protocolo está dividido basicamente em dois setores com rotinas distintas. O setor responsável por separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da correspondência de caráter sigiloso chama-se: