Simulado: EEAR - Português - Sargento da Aeronáutica - 2018

24 questões Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio

Responda as 24 questões do simulado abaixo (EEAR - Português - Sargento da Aeronáutica - 2018). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

788 resolveram
43% acertos
Difícil
8 gabaritaram
39 ótimo
210 bom
505 regular
34 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 52672. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Texto I:

São as águas de Marte fechando o verão. É promessa de vida?
Salvador Nogueira (texto adaptado)

Dados colhidos por uma espaçonave da NASA confirmam que fluxos de água salobre escorrem pela superfície de Marte todos os verões. O achado aumenta dramaticamente a possibilidade de que exista, ainda hoje, alguma forma de vida no planeta vermelho.
O estudo, liderado por Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, acaba de ser publicado online pela revista científica “Nature Geoscience”. A NASA também preparou uma entrevista coletiva para anunciar os resultados. Aliás, muita gente passou o fim de semana roendo as unhas depois que a agência espacial americana anunciou que um “grande mistério marciano” seria solucionado.
Ojha e seus colegas asseveram que o processo de formação dos fluxos de água salobre de Marte talvez seja fraco demais para suportar formas de vida terrestres conhecidas. Contudo, é impossível não imaginar que talvez, apenas talvez, essas ranhuras sejam um possível habitat para bactérias marcianas.
Isso abre incríveis perspectivas para o ponto de vista da astrobiologia.

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/09/28/sao-as-aguas-de-marco-fechando-o-verao-marciano promessa- de- vida/

Texto II:

Águas de Março


“Águas de Março” é uma famosa canção brasileira do compositor, músico, arranjador, cantor e maestro Tom Jobim, de 1972. A canção foi lançada inicialmente no compacto simples Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco e, a seguir, no álbum Matita Perê, no ano seguinte. Em 1974, uma versão em dueto com Elis Regina foi lançada no LP Elis & Tom. Posteriormente, Tom Jobim compôs uma versão em língua inglesa, que manteve a estrutura e a metáfora central do significado da letra.
Em 2001, foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros, músicos e outros artistas do Brasil, conduzida pelo jornal Folha de S.Paulo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Águas_de_Março

Texto III:

Águas de março (Tom Jobim)


[...]
É pau, é pedra, é o fim do caminho
é um resto de toco, é um pouco sozinho
é uma cobra, é um pau, é João, é José
é um espinho na mão, é um corte no pé
são as águas de março fechando o verão
é a promessa de vida no teu coração.
[...]
www.vagalume.com.br (Acessado em 25 NOV 2015)

Marque a alternativa que traz um trecho dos textos de apoio que pode justificar o motivo pelo qual, segundo Salvador Nogueira em seu texto, “muita gente passou o fim de semana roendo as unhas”. 

2Questão 52673. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Texto I:

São as águas de Marte fechando o verão. É promessa de vida?

Salvador Nogueira (texto adaptado)

Dados colhidos por uma espaçonave da NASA confirmam que fluxos de água salobre escorrem pela superfície de Marte todos os verões. O achado aumenta dramaticamente a possibilidade de que exista, ainda hoje, alguma forma de vida no planeta vermelho.
O estudo, liderado por Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, acaba de ser publicado online pela revista científica “Nature Geoscience”. A NASA também preparou uma entrevista coletiva para anunciar os resultados. Aliás, muita gente passou o fim de semana roendo as unhas depois que a agência espacial americana anunciou que um “grande mistério marciano” seria solucionado.
Ojha e seus colegas asseveram que o processo de formação dos fluxos de água salobre de Marte talvez seja fraco demais para suportar formas de vida terrestres conhecidas. Contudo, é impossível não imaginar que talvez, apenas talvez, essas ranhuras sejam um possível habitat para bactérias marcianas.
Isso abre incríveis perspectivas para o ponto de vista da astrobiologia.

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/09/28/sao-as-aguas-de-marco-fechando-o-verao-marciano promessa- de- vida/

Texto II:

Águas de Março


“Águas de Março” é uma famosa canção brasileira do compositor, músico, arranjador, cantor e maestro Tom Jobim, de 1972. A canção foi lançada inicialmente no compacto simples Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco e, a seguir, no álbum Matita Perê, no ano seguinte. Em 1974, uma versão em dueto com Elis Regina foi lançada no LP Elis & Tom. Posteriormente, Tom Jobim compôs uma versão em língua inglesa, que manteve a estrutura e a metáfora central do significado da letra.
Em 2001, foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros, músicos e outros artistas do Brasil, conduzida pelo jornal Folha de S.Paulo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Águas_de_Março

Texto III:

Águas de março (Tom Jobim)


[...]
É pau, é pedra, é o fim do caminho
é um resto de toco, é um pouco sozinho
é uma cobra, é um pau, é João, é José
é um espinho na mão, é um corte no pé
são as águas de março fechando o verão
é a promessa de vida no teu coração.
[...]
www.vagalume.com.br (Acessado em 25 NOV 2015)

Com relação ao título do texto I “São as águas de Marte fechando o verão. É promessa de vida?”, é correto afirmar que 

3Questão 52674. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Leia:

I - O Rio Doce entrou em agonia, após o desastre que poluiu suas águas com lama.
II - Suas águas, claras, estão agora escuras, de mãos irresponsáveis que a sujaram.

Nas frases há, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: 

4Questão 52675. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Assinale a frase com erro de concordância verbal: 

5Questão 52676. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Assinale a alternativa em que a oração em destaque é subordinada substantiva objetiva indireta. 

6Questão 52677. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Em qual alternativa a classificação do pronome destacado está incorreta

7Questão 52678. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Corríamos atrás uns dos outros na nossa infância. Corremos, hoje, atrás da felicidade de outrora.

Nas frases acima, os verbos destacados encontram-se, respectivamente, no:

8Questão 52679. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa que apresenta correta classificação da oração apresentada. 

9Questão 52680. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Leia:

— Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia.

Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se: 

10Questão 52681. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sentidos expressos pelas palavras ou expressões em destaque no fragmento de texto a seguir:

Ao passo que os aparatos tecnológicos se tornam mais presentes na nossa vida, mais se aprende a viver em rede. Embora saibamos o quanto é importante firmar nossos valores individuais, acabamos sendo arrastados, como gados ao matadouro, rumo à neutralização das diferenças culturais dos povos.” 

11Questão 52682. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa que apresenta, em destaque, complemento nominal. 

12Questão 52683. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito. 

13Questão 52684. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa incorreta quanto à classificação das orações coordenadas sindéticas destacadas.

14Questão 52685. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa que apresenta classificação correta em relação ao tipo de sujeito. 

15Questão 52686. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do período seguinte:

Mineradora paga multa milionária de um bilhão de reais

A tristeza dos pescadores do Rio Doce refere-se ___ desgraça que ocorreu no local em novembro de 2015. ___ empresa responsável foi aplicada ___ multa. No entanto, esta não foi suficiente para devolver ___ natureza o equilíbrio ambiental aniquilado. Pouco ___ pouco esses pescadores tentam encontrar alternativa sustentável.

16Questão 52687. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Leia:

I – Fábio aspirou o perfume das flores.
II – O candidato aspirava a tal vaga do processo seletivo.

Em função da regência do verbo “aspirar”, considerando a norma gramatical, marque a alternativa correta.  

17Questão 52688. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Salve, lindo pendão¹ da esperança,
Salve, símbolo augusto² da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da pátria nos traz.

(trecho do Hino à Bandeira – letra de Olavo Bilac- música de Francisco Braga)

Glossário:
¹ Pendão – bandeira, flâmula
² Augusto – nobre


No fragmento de texto apresentado, os sintagmas “da esperança” e “da paz” 

18Questão 52689. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Salve, lindo pendão¹ da esperança,
Salve, símbolo augusto² da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da pátria nos traz.

(trecho do Hino à Bandeira – letra de Olavo Bilac- música de Francisco Braga)

Glossário:
¹ Pendão – bandeira, flâmula
² Augusto – nobre


No fragmento do texto “Tua nobre presença à lembrança/ A grandeza da pátria nos traz”, ocorre crase

19Questão 52690. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Salve, lindo pendão¹ da esperança,
Salve, símbolo augusto² da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da pátria nos traz.
(trecho do Hino à Bandeira – letra de Olavo Bilac- música de Francisco Braga)

Glossário:
¹ Pendão – bandeira, flâmula
² Augusto – nobre


O trecho “Tua nobre presença”, no contexto em que se insere, do ponto de vista sintático, se classifica como  

20Questão 52691. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Marque a alternativa correta quanto à classificação sintática dos pronomes destacados. 

21Questão 52692. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

Em relação à concordância nominal, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I - —______, diziam as moças, em uníssono, para o professor de português, após a aprovação no certame.
II - São ______ a fome e o desprezo.
III - É _____ paciência com candidatos recursivos. 

22Questão 52693. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

O lema da tropa

O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava:
— Ou mato ou morro!
Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro. 


No texto acima, considerando os aspectos morfológicos da Língua Portuguesa, a construção do humor se efetua, principalmente, pela  

23Questão 52694. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

O lema da tropa

      O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava:
— Ou mato ou morro!
Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro. 


Considere o seguinte trecho do texto:

“— Ou mato ou morro! Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro.”

No fragmento acima, para que houvesse redução de possibilidades interpretativas, do ponto de vista morfológico, e manutenção do sentido original desejado pelo tenente, bastaria que ele, ao encorajar seus combatentes 

24Questão 52695. Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Médio, 2018

O lema da tropa

O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava:
— Ou mato ou morro!
Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro. 


Considere o seguinte trecho do texto:

“[...] vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra [...]”

O fragmento acima, no contexto em que se apresenta, indica