CFN - Música - Sargento Músico - 2017

Responda as 19 questões do simulado abaixo (CFN - Música - Sargento Músico - 2017). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

19 questões Música, Sargento Músico, CFN, MB, Médio

174 resolveram
47% média
Difícil
5 gabaritaram
23 Ótimo
43 Bom
92 Regular
16 Péssimo
A um melodioso grupo de notas cantado numa única sílaba dá-se o nome de
A Escala formada exclusivamente por intervalos de semitons, diatônicos e cromáticos é chamada de
O ornamento representado por duas notas em semicolcheias, sendo a 1ª igual a nota real e a 2ª guardando o intervalo de 2ª Maior ou menor da nota real chama-se
Em relação ao Tetracorde, é INCORRETO afirmar que
Em relação aos intervalos da série harmônica, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

( ) Do 2º harmônico para o 3º, 5ª justa.
( ) Do 3º harmônico para o 4º, 4ª justa.
( ) Do 4º harmônico para o 5º, 3ª menor.
( ) Do 6º harmônico para o 7º, 3ª Maior.
( ) Do 8º harmônico para o 9º, 2ª Maior.
Assinale o modo litúrgico que NÃO é um modo menor. 
Em relação aos intervalos, associe a coluna da direita com a esquerda e a seguir assinale a opção correta.

(I) Intervalos dissonantes.
(II) Intervalos consonantes.
(III) 4ª, 5ª e 8ª justas.
(IV) Super-aumentados.
(V) Harmônicos 

( ) Intervalos aumentados acrescidos de 1 semitom.
( ) Não pedem resolução sobre outro intervalo.
( ) Suas notas são ouvidas simultaneamente.
( ) Pedem resolução sobre um intervalo consonante.
( ) Consonantes invariáveis ou perfeitos.
Assinale a opção que NÃO é uma regra observada na transposição escrita sem mudança de clave.
Assinale a opção que se refere a um ligeiro relaxamento da tensão rítmica à vontade do executante.
Em relação aos modos da escala, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

( ) Modo é a maneira como os tetracordes são distribuídos na escala.
( ) No Modo Maior são encontrados intervalos de Tom do II para o III e do VI para o VII graus.
( ) No Modo menor primitivo são encontrados intervalos de tom do III para o IV e do VI para o VII graus.
( ) A Escala menor tem 2 formas: Harmônica e Melódica.
( ) O que caracteriza a Escala menor Harmônica são os intervalos de 2ª aumentada, do VI para o VII grau nas formas ascendente e descendente.
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.

( ) Intervalos enarmônicos representam os mesmos sons, porém com nomes e grafia diferentes.
( ) Notas enarmônicas são notas de nome e grafia iguais, porém com resultado auditivo diferente.
( ) A enarmonia surgiu como consequência do sistema temperado, que iguala os semitons cromáticos e diatônicos.
( ) Para cada nota, sem exceção, podem ser encontradas duas notas enarmônicas.
( ) Quanto ao intervalo, a enarmonia pode ser parcial ou total. 
Segundo o professor Mário Mascarenhas, se o som gerador de uma série harmônica for o Dó 1, o 12º e 16º sons harmônicos serão respectivamente 
Em relação à Escala Geral é correto afirmar que
De acordo com a autora Maria Luisa de Mattos Priolli, as vozes femininas e masculinas mais comumente encontradas são, respectivamente o 
O período da história da música que vai do aparecimento da Ópera e do Oratório até a morte do compositor J. S. Bach é chamado de
Segundo o professor Bohumil Med, a passagem de um para outro tom chama-se
Em relação à Enarmonia, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I– Estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
II– Quanto à entoação, ficam as escalas reduzidas a 20 (vinte). 12 (doze) para o modo Maior e 8 (oito) para o modo menor.
III– Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos, verifica-se que o total é sempre igual a 12.
IV– É a substituição de uma ou mais notas por outras que, muito embora o nome seja diferente, representam os mesmos sons. 
Assinale a opção que NÃO corresponde a um tom vizinho de Ré Maior.
Assinale a opção que contém a palavra do vocabulário italiano que NÃO representa um andamento rápido.