Simulado CFN - Música - Sargento Músico - 2017

Simulado com 19 questões de Música Ensino Médio Banca MB. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 72 Resolveram
  • 45% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 9 Ótimo
  • barra qtd_bom 18 Bom
  • barra ruim35 Ruim
  • barra péssimo10 Péssimo
  • 3 - Questão 52894.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • O ornamento representado por duas notas em semicolcheias, sendo a 1ª igual a nota real e a 2ª guardando o intervalo de 2ª Maior ou menor da nota real chama-se
  • 4 - Questão 52895.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação ao Tetracorde, é INCORRETO afirmar que
  • 5 - Questão 52896.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação aos intervalos da série harmônica, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

    ( ) Do 2º harmônico para o 3º, 5ª justa.
    ( ) Do 3º harmônico para o 4º, 4ª justa.
    ( ) Do 4º harmônico para o 5º, 3ª menor.
    ( ) Do 6º harmônico para o 7º, 3ª Maior.
    ( ) Do 8º harmônico para o 9º, 2ª Maior.
  • 7 - Questão 52898.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação aos intervalos, associe a coluna da direita com a esquerda e a seguir assinale a opção correta.

    (I) Intervalos dissonantes.
    (II) Intervalos consonantes.
    (III) 4ª, 5ª e 8ª justas.
    (IV) Super-aumentados.
    (V) Harmônicos 

    ( ) Intervalos aumentados acrescidos de 1 semitom.
    ( ) Não pedem resolução sobre outro intervalo.
    ( ) Suas notas são ouvidas simultaneamente.
    ( ) Pedem resolução sobre um intervalo consonante.
    ( ) Consonantes invariáveis ou perfeitos.
  • 8 - Questão 52899.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Assinale a opção que NÃO é uma regra observada na transposição escrita sem mudança de clave.
  • 10 - Questão 52901.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação aos modos da escala, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

    ( ) Modo é a maneira como os tetracordes são distribuídos na escala.
    ( ) No Modo Maior são encontrados intervalos de Tom do II para o III e do VI para o VII graus.
    ( ) No Modo menor primitivo são encontrados intervalos de tom do III para o IV e do VI para o VII graus.
    ( ) A Escala menor tem 2 formas: Harmônica e Melódica.
    ( ) O que caracteriza a Escala menor Harmônica são os intervalos de 2ª aumentada, do VI para o VII grau nas formas ascendente e descendente.
  • 11 - Questão 52902.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.

    ( ) Intervalos enarmônicos representam os mesmos sons, porém com nomes e grafia diferentes.
    ( ) Notas enarmônicas são notas de nome e grafia iguais, porém com resultado auditivo diferente.
    ( ) A enarmonia surgiu como consequência do sistema temperado, que iguala os semitons cromáticos e diatônicos.
    ( ) Para cada nota, sem exceção, podem ser encontradas duas notas enarmônicas.
    ( ) Quanto ao intervalo, a enarmonia pode ser parcial ou total. 
  • 12 - Questão 52903.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Segundo o professor Mário Mascarenhas, se o som gerador de uma série harmônica for o Dó 1, o 12º e 16º sons harmônicos serão respectivamente 
  • 13 - Questão 52904.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação à Escala Geral é correto afirmar que
  • 14 - Questão 52905.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • De acordo com a autora Maria Luisa de Mattos Priolli, as vozes femininas e masculinas mais comumente encontradas são, respectivamente o 
  • 17 - Questão 52908.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação à Enarmonia, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

    I– Estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
    II– Quanto à entoação, ficam as escalas reduzidas a 20 (vinte). 12 (doze) para o modo Maior e 8 (oito) para o modo menor.
    III– Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos, verifica-se que o total é sempre igual a 12.
    IV– É a substituição de uma ou mais notas por outras que, muito embora o nome seja diferente, representam os mesmos sons. 

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.