Colégio Naval - Geografia - Aluno do Colégio Naval - 2018

Responda as 5 questões do simulado abaixo (Colégio Naval - Geografia - Aluno do Colégio Naval - 2018). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Geografia, Aluno do Colégio Naval, Colégio Naval, MB, Ensino Fundamental

325 resolveram
35% acertos
Difícil
6 gabaritaram
21 ótimo
50 bom
221 regular
33 péssimo

1Questão 53014. Geografia, Aluno do Colégio Naval, Colégio Naval, MB, Ensino Fundamental, 2018

As cidades são fenômenos antigos na história das sociedades. A evolução das áreas urbanas propiciou mudanças no comportamento socioeconômico da humanidade. Sendo assim, assinale a opção que represente uma realidade sobre a evolução urbana brasileira.

2Questão 53015. Geografia, Aluno do Colégio Naval, Colégio Naval, MB, Ensino Fundamental, 2018

Tomando como base o cenário Sul-americano e o papel do Brasil na Iniciativa para a Integração Regional da Infraestrutura Sul-Americana (IIRSA), analise se as afirmativas abaixo são V(verdadeiras) ou F(falsas), e assinale a opção correta.

( ) Os objetivos da IIRSA, criada em 2000,procuraram modernizar as relações e potencializar a proximidade sul-americana, rompendo os distanciamentos territoriais por meio de um espaço ampliado através de obras e articulações nas áreas de transportes, energia e comunicações.
( ) A IIRSA procurou desenvolver a exploração dos recursos naturais no território sul-americano, formando um espaço ampliado onde se objetivou respeitar as articulações entre os interesses das sociedades locais e dos investidores internacionais.
( ) O processo de expansão da infraestrutura na região era de interesse do Brasil porque além de possibilitar um novo mercado para as construtoras brasileiras também abriria mercados dos países sul-americanos para seus produtos industriais, energéticos e do agronegócio.
( ) O projeto de integração também contaria com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio de ações diplomáticas e políticas do governo brasileiro com intuito de fortalecer a presença do país como potência regional no cenário sul-americano.

3Questão 53016. Geografia, Aluno do Colégio Naval, Colégio Naval, MB, Ensino Fundamental, 2018

Sobre a dinâmica migratória brasileira é correto afirmar que: 

4Questão 53017. Geografia, Aluno do Colégio Naval, Colégio Naval, MB, Ensino Fundamental, 2018

Sobre a Estrutura dos transportes brasileiros, assinale a afirmativa INCORRETA.

5Questão 53018. Geografia, Aluno do Colégio Naval, Colégio Naval, MB, Ensino Fundamental, 2018

A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. -1. ed. - São Paulo: Escala Educacional, 2016. - (Coleção Geografia e Transformação; v. 2, p. 115)

Sobre a realidade que envolve a exploração mineral no Brasil, é correto afirmar que