Simulado: Prefeitura de Niterói RJ - Pedagogia - Agente Educacional - 2016

12 questões Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio

Responda as 12 questões do simulado abaixo (Prefeitura de Niterói RJ - Pedagogia - Agente Educacional - 2016). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

255 resolveram
55% acertos
Médio
1 gabaritaram
20 ótimo
158 bom
71 regular
6 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 53268. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

A organização escolar, de acordo com a Lei n° 9.394/96, prevê como responsáveis pela educação, em nível municipal a(o): 

2Questão 53269. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

O Sistema Municipal de Ensino de Niterói organiza o ensino fundamental da seguinte maneira: 

3Questão 53270. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

A secretaria da escola constitui-se centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gestão escolar. É de responsabilidade da secretaria as atribuições a seguir, EXCETO:

4Questão 53271. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

Para prestar os serviços com qualidade, há que se capacitar os responsáveis pelo setor, tornando-os capazes e corresponsáveis para realizar registros na documentação geral da escola e do aluno, de forma legível, sem rasuras, falsificações e incorreções, assegurando assim a confiabilidade dos documentos.

Use (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Consideram-se rasuras: riscos ou raspagens sobre a escrita ou sobre os dados de escrituração escolar.
( ) Consideram-se incorreções: divergência entre nomes, datas e locais lançados nos documentos escolares, abreviação de nomes e lançamento de frequência e notas equivocadas.
( ) Consideram-se falsificações: adulteração de dados escolares.
( ) Considera-se transcrição fiel do documento original quando se trata de documento legível, sem rasuras e incorreções.

A ordem correta de cima para baixo é:

5Questão 53272. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

É importante lembrar que o acesso ao ensino fundamental está assegurado na Constituição do Brasil como direito subjetivo, ou seja, a matrícula não poderá ser negada para as crianças de 6 a 14 anos. A escola é um direito do aluno, assim como dever da família e do Estado. Ao efetuar a matrícula, lembre-se: estudar é um direito. Nenhum aluno poderá ter matrícula indeferida por falta da certidão de nascimento.

Caso o aluno NÃO tenha sua certidão, a escola deverá:

6Questão 53273. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

Leia o texto abaixo.

O conceito de ___________ abrange o conjunto das atividades educativas nucleares desenvolvidas pela escola. Significa todas as atividades educativas planejadas e executadas pela escola, visando ao desenvolvimento, completo e harmonioso, da personalidade integral do educando; é o caminho que a escola oferece a seus alunos a fim de que sejam alcançados os objetivos da educação. O MEC, visando a constituir um referencial para as escolas e professores no exercício de suas práticas educativas, elaborou _______________ e o CNE publicou ______________________ um conjunto articulado de princípios, critérios e procedimentos que devem ser observados, obrigatoriamente, pelos sistemas e pelas próprias escolas na organização e no planejamento, na execução e na avaliação de seus cursos e respectivos projetos pedagógicos. Os termos que completam corretamente o texto acima são, respectivamente:

7Questão 53274. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

O documento individual que será preenchido no momento em que é efetivada a matrícula do aluno na escola e que deverá conter todos os dados pessoais do aluno, inclusive endereço completo é: 

8Questão 53275. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

A lei é rigorosa com a frequência. É imprescindível o controle rigoroso sobre a frequência. Lembre-se que o sucesso escolar depende também da permanência do aluno na escola. A aprendizagem exige disciplina e sistematização. Além disso, alguns programas sociais do governo têm a frequência escolar como parâmetro para a concessão de benefícios.
(baseado no CNE 05/97).

O porcentual mínimo de frequência obrigatória para o aluno sobre o total da carga horária letiva é de: 

9Questão 53276. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

Documento fundamental para registro do diagnóstico inicial da turma, frequência do aluno, planejamento, avaliações e relatório final do trabalho do professor, bem como da carga horária prevista na Matriz Curricular. É também documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Trata-se do(da): 

10Questão 53277. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), a pessoa com 13 anos de idade é considerada: 

11Questão 53278. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), é correto afirmar que: 

12Questão 53279. Pedagogia, Agente Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Ensino Médio, 2016

A criança e o adolescente têm o direito de educação e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. Nesse contexto, para os fins do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90), considera-se: