Prefeitura de Niterói RJ - História e Geografia de Estados e Municípios - Guarda Municipal - 2014

Responda as 6 questões abaixo (Prefeitura de Niterói RJ - História e Geografia de Estados e Municípios - Guarda Municipal - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

6 questões Conhecimentos Específicos , Guarda Civil Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC, Médio

855 resolveram
53% média
Regular
96 gabaritaram
215 Ótimo
322 Bom
171 Regular
147 Péssimo
Leia com atenção o trecho abaixo.

No final da década de 60 inicia-se a construção da ponte Rio-Niterói, a qual recebeu o nome de ____. Neste mesmo período, a cidade de Niterói sofreu impacto em sua estrutura econômica, com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, efetivada pela Lei Complementar nº 20, de ____, que retirava de Niterói a condição de ____. A fusão trouxe o esvaziamento econômico imediato, mas aos poucos este quadro foi sendo modificado com a conclusão da ponte Rio-Niterói, obra que intensificou a produção imobiliária nas áreas centrais e nos bairros da zona sul, além de redirecionar a ocupação para áreas expansivas da cidade, como as regiões oceânicas e ____. (2014/cidades/IBGE).

Para o correto preenchimento das lacunas acima, devem ser usados, respectivamente, os termos:
A partir de 1º de julho de 1960, o Município de Niterói passou a constituir-se de:
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) permite medir o desenvolvimento de uma população além da dimensão econômica. O Município de Niterói foi classificado com um índice de alto desenvolvimento humano, ocupando a 1ª posição no critério do IDH estadual - 0,886 (fonte: informações socioeconômicas do Município de Niterói / SEBRAE/RJ/2000/2013).

O IDH é calculado com base no(na):

I renda familiar per capita (soma dos rendimentos dividida pelo número de habitantes).
II expectativa de vida dos moradores (esperança de vida ao nascer).
III consumo de aparelhos eletroeletrônicos por família.
IV taxa de alfabetização de maiores de 15 anos (número médio de anos de estudos da população local).
V taxa de menores que já possuem emprego por região estudada.

Dos itens acima, estão corretos apenas:
Considerando-se a distância, em quilômetros, do Município de Niterói em relação aos demais municípios da Região Metropolitana, pode-se afirmar que, dentre os municípios abaixo apresentados, o mais próximo de Niterói é:
O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador que mede a produção de um país, levando em conta três grupos principais: agropecuária, indústria e serviços. Conforme informações do TEM/RAIS – 2010, observa-se que 87,7% do total dos estabelecimentos formais existentes em Niterói são representados pelas:
Niterói pertence à Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, composta por vários outros municípios.

Das opções abaixo, aquela que contém município que NÃO pertence à Região Metropolitana é: