Prefeitura de Montes Claros MG - Administração Geral - Administrador - 2010

Responda as 8 questões do simulado abaixo (Prefeitura de Montes Claros MG - Administração Geral - Administrador - 2010). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

8 questões Administração, Administrador, Prefeitura de Montes Claros MG, Superior

230 resolveram
28% média
Difícil
2 gabaritaram
2 Ótimo
33 Bom
125 Regular
70 Péssimo
A abordagem clássica da administração é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência. As correntes que norteiam a abordagem clássica da administração podem ser identificadas como 
Os estudos da Administração Científica são vistos como uma tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência industrial. Considerando os estudos da Administração Científica, analise as afirmativas a seguir.

I - O sistema de pagamento por peças é considerado o primeiro trabalho da Administração Científica, apresentado no ano de 1895 por Frederick Winslow Taylor. 
II - A Administração Científica parte do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas no contexto da organização.
III - Os estudos da Administração Científica definiram e sistematizaram os chamados “Princípios Gerais da Administração". 
IV - Na segunda fase do movimento da Administração Científica, a ênfase desloca-se da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de trabalho.
V - Cooperar com os trabalhadores, de modo a garantir que o trabalho seja feito de acordo com princípios da ciência que foi desenvolvida, apresenta-se como um dos objetivos da Administração Científica.

São CORRETAS as afirmativas 
O senso comum considera a palavra "burocracia" como excesso de formalismo e de papelório. Tal ideia advém da ocorrência de consequências imprevistas (ou indesejadas) do modelo burocrático ideal defendido por Weber, às quais se deu o nome de disfunções da burocracia. Entre essas disfunções, incluem-se 
Nas últimas décadas, tem-se observado uma preocupação cada vez maior com as obrigações sociais da empresa, ocasionada pelo crescimento dos movimentos de defesa do meio ambiente e do consumidor, que se voltam para a relação entre a empresa e a sociedade. Nesse contexto, refere-se à abordagem da obrigação social, proposta por Montana e Charnov (2006): 
Em relação aos tipos e métodos de controle, é possível afirmar que o controle de direção
Ao tratar sobre as teorias da liderança, o modelo do “Grid Gerencial”, desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton para ajudar a medir a preocupação relativa do administrador com as pessoas e as tarefas, reflete a natureza bidimensional da liderança. Ao desenvolver um trabalho de consultoria em uma empresa de alimentos e bebidas, a consultora Jeanete identificou que essa empresa apresenta um estilo de liderança do tipo 9,1. Essa constatação permite afirmar que, nessa empresa, 
A teoria comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. Considerando as seguintes afirmativas sobre os sistemas de administração propostos por Rensis Likert, expoente dos estudos de Administração, é possível afirmar que o sistema consultivo
Em relação aos estudos sobre cultura organizacional, é INCORRETO afirmar que