Simulado: OAB - Direito Civil - Exame de Ordem Unificado - 2018

4 questões Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior

Responda as 4 questões do simulado abaixo (OAB - Direito Civil - Exame de Ordem Unificado - 2018). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

361 resolveram
48% acertos
Difícil
31 gabaritaram
31 ótimo
199 bom
89 regular
42 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 53527. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2018

Arnaldo foi procurado por sua irmã Zulmira, que lhe ofereceu R$ 1 milhão para adquirir o apartamento que ele possui na orla da praia. Receoso, no entanto, que João, o locatário que atualmente ocupa o imóvel e por quem Arnaldo nutre profunda antipatia, viesse a cobrir a oferta, exercendo seu direito de preferência, propôs a Zulmira que constasse da escritura o valor de R$ 2 milhões, ainda que a totalidade do preço não fosse totalmente paga.

Realizado nesses termos, o negócio 

2Questão 53528. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2018

Em 2010, Juliana, sem herdeiros necessários, lavrou testamento público deixando todos os seus bens para sua prima, Roberta. Em 2016, Juliana realizou inseminação artificial heteróloga e, nove meses depois, nasceu Carolina. Em razão de complicações no parto, Juliana faleceu poucas horas após o procedimento.

Sobre a sucessão de Juliana, assinale a afirmativa correta. 

3Questão 53529. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2018

Renata financiou a aquisição de seu veículo em 36 parcelas e vinha pagando pontualmente todas as prestações. Entretanto, a recente perda de seu emprego fez com que não conseguisse manter em dia a dívida, tendo deixado de pagar, justamente, as duas últimas prestações (35ª e 36ª).
O banco que financiou a aquisição, diante do inadimplemento, optou pela resolução do contrato.

Tendo em vista o pagamento das 34 parcelas anteriores, pode-se afirmar que a conduta da instituição financeira viola o princípio da boa-fé, em razão do(a) 

4Questão 53530. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2018

Fernando, 15 anos, mora com seus pais Ana e Aluísio, grandes empresários, titulares de vultoso patrimônio, e utiliza com frequência as redes sociais. Em seu perfil pessoal em certa rede social, realiza vídeos em que comenta a vida privada de seus colegas de escola, ofendendo-os e atribuindo-lhes apelidos constrangedores.

Sobre o caso apresentado, em eventual ação de indenização por danos morais, assinale a afirmativa correta.