Simulado: CFO PM SP - Sociologia - Aspirante da Polícia Militar - 2018

5 questões Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior

Responda as 5 questões do simulado abaixo (CFO PM SP - Sociologia - Aspirante da Polícia Militar - 2018). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

284 resolveram
62% acertos
Médio
66 gabaritaram
129 ótimo
54 bom
83 regular
18 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 53598. Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior, 2018

O artigo 1° da atual Constituição Federal brasileira declara, em seus incisos II e III, que a cidadania e a dignidade da pessoa humana são fundamentos da República. Assim sendo, é correto afirmar que

2Questão 53599. Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior, 2018

“A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.”
(Florestan Fernandes. A integração do negro na sociedade de classes. Volume 1, São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 29. Adaptado)

Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil

3Questão 53600. Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior, 2018

“As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.”

(Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado)

No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque

4Questão 53601. Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior, 2018

Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.

5Questão 53602. Sociologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Superior, 2018

Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que