← Mais simulados

Simulado: Agente de Educação - Conhecimentos Específicos - Lagarto SE

Simulados, Provas e Questões - Agente de Educação - Conhecimentos Específicos - Lagarto SE . Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

2.591 resolveram
58% acertos
Médio
154 gabaritaram
830 ótimo
883 bom
814 regular
64 péssimo

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.

( ) Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte dissociada da educação, pois exige conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.

( ) Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos.

( ) Educar significa, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

 I. Quanto menores, mais as crianças precisam de orientação e de ajuda dos professores e dos funcionários que estiverem próximos no momento.

II. A aprendizagem dos movimentos para uma correta escovação dos dentes e da língua, usar o fio dental, bochechar e cuspir a água, é construída pela observação e orientação do adulto e pela própria experiência da criança ao ter oportunidade de manusear esses materiais e a água.

III. É também função do professor auxiliar as crianças a identificarem situações de risco, tais como subir em locais muito altos, utilizar bases pouco firmes para escalar, utilizar objetos pontiagudos ou cortantes sem monitoração, aproximar-se de fontes de calor (fogão, forno, aquecedor, fogueira, velas etc.).

IV. Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada cultura.
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

De acordo com o artigo 214 da Constituição Federal, a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a

 I. erradicação do analfabetismo.

 II. universalização do atendimento escolar.

III. melhoria da quantidade do ensino.

 IV. formação para o trabalho acadêmico.

V. promoção humanística, científica e tecnológica do País.

VI. estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

O Art. 1º da Constituição Federal tem como fundamentos:

I. a soberania.
II. a cidadania.
III. a dignidade da pessoa humana.
IV. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
V. o pluralismo político.
VI. indigenar a sociedade.
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A alimentação não saudável nos primeiros anos de vida e durante a fase escolar é responsável pelo baixo peso, atraso no crescimento e desenvolvimento físico e mental, além de favorecer a repetência escolar e o desenvolvimento de doenças, tais como: infecções, doenças do coração, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, que poderão comprometer a vida adulta.

( ) A promoção da alimentação saudável é recomendada para todas as faixas etárias e, particularmente, na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados e as ações para educá-los de como comer melhor têm maiores probabilidades de sucesso.

( ) A alimentação para a criança em idade escolar, em virtude das suas necessidades nutricionais, deve atender em todos os pontos (energia, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras).

( ) A escola não deve assumir a responsabilidade na promoção da saúde dos escolares, seja orientando ou estimulando a produção e o fornecimento de refeições e lanches de qualidade, pois essa é uma responsabilidade das famílias.

( ) Algumas condições podem comprometer o estado nutricional destas crianças, seja por excesso de alimentos calóricos ou pela falta de alimentos, como por exemplo: ingestão inadequada, doenças nutricionais (ex.: anemia, falta de vitamina A e iodo), fatores psicológicos, sociais e modo de vida.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (7)

Foto de perfil vazia
Por Andréia Borges de Oliveira Pinheiro em 09/03/2016 15:43:30
gostei muito deste teste, pena que foram poucas questões... mais valeu.. gabaritei
Foto de perfil Débora Arcari
Por Débora Arcari em 29/01/2015 15:13:32
Questão 3 está errada!
Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração
plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos
níveis e à integração das ações do Poder Público que conduzam à:
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - melhoria da qualidade do ensino;
IV - formação para o trabalho;
V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
Foto de perfil vazia
Por Patricia Melo em 13/12/2014 19:03:31
Só Errei mesmo, por falta de atenção na leitura do enunciado.
Foto de perfil vazia
Por LUCIANA DA SILVA COSTA TARDIVO em 07/12/2014 01:25:04
Me ajudou um pouco, ja que nao tinha a apostila!!!
Foto de perfil vazia
Por patricia lopes em 14/11/2014 20:36:18
gostei acredito que aprendi mais um pouco dentro do que eu estou estudando.
Foto de perfil Daniela c f martins
Por Daniela c f martins em 08/04/2014 00:00:01
GOSTEI BASTANTE! PENA Q Ñ TINHA ESTUDADO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL