Simulado: O Descobrimento do Brasil e o Período Pré-colonial - Exercícios com Gabarito

10 questões História, História do Brasil, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (O Descobrimento do Brasil e o Período Pré-colonial - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

322 resolveram
46% acertos
Difícil
1 gabaritaram
34 ótimo
142 bom
115 regular
31 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54173. História, História do Brasil, Ensino Médio

(UFPE) Assinale a alternativa que não se relaciona com o movimento de expansão marítima portuguesa.

2Questão 54174. História, História do Brasil, Ensino Médio

“Isto é claro – diziam os mareantes – que depois deste Cabo não há aí gente nem
povoação alguma (...) e as correntes são tamanhas, que navio que lá passe, jamais nunca
poderá tornar.”

ZURARA, Gomes Eanes de. ca. 1430.

A despeito de todos os temores e incertezas que marcaram a aventura da expansão marítima portuguesa, os aventureiros que nela se lançaram conseguiram desbravar a costa
oeste africana, até o seu extremo sul, durante o século XV. Com relação a esses acontecimentos, podemos afirmar que:

I. a ultrapassagem do Cabo Bojador, em 1434, pela expedição comandada por Gil Eanes, concretizou uma das primeiras das intenções do infante D. Henrique: a de firmar
controle sobre o litoral da África subsaariana;
II. a expansão portuguesa no litoral ocidental africano levou ao estabelecimento de feitorias e ao início, em pequena escala, do tráfico de escravos africanos.
III. a crença na existência do reino cristão de Preste João, situado em algum lugar para
além dos domínios muçulmanos, foi um dos elementos do imaginário coletivo da
época que estimulou a participação de muitos nas expedições direcionadas para o
litoral africano.

Assinale a alternativa:

3Questão 54175. História, História do Brasil, Ensino Médio

(Unirio) “A 16 de setembro, vimos flutuar pequenos maços de ervas marinhas que pareciam ainda frescas..., o que fez todos acreditarem que a terra se aproximava.”
COLOMBO, Cristóvão. In: ISAAC, J. & ALBA. A História Universal – Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1967, p.193.

Este breve fragmento, extraído do diário de bordo escrito em 1492 por Cristóvão Colombo, tem um significado especial no processo de expansão das fronteiras européias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte do processo da(o):

4Questão 54176. História, História do Brasil, Ensino Médio

(Cefet-PR) Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:

5Questão 54177. História, História do Brasil, Ensino Médio

(UECE) A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do novo mundo. Com respeito a esta “visão do paraíso” nos trópicos, é correto afirmar:

6Questão 54178. História, História do Brasil, Ensino Médio

(UFR-RJ) Os portugueses foram os primeiros europeus a lançarem-se no processo de expansão marítima, no século XV. Isto ocorreu devido a inúmeros fatores de ordem interna, tais como: a precoce centralização política a uma burguesia forte e uma certa experiência em navegação. Em relação a outros fatores que favoreceram a expansão marítima portuguesa, podemos citar:

7Questão 54179. História, História do Brasil, Ensino Médio

(UFSE)

I. “Foi preciso um aprimoramento dos conhecimentos geográficos, sobretudo os ligados aos mares e oceanos, e também o desenvolvimento da cartografia, de modo a se ter melhor representação dos lugares, das dimensões, das distâncias.”
II. “Desenvolveram-se também a elaboração e uso de instrumentos náuticos que auxiliavam a navegação, importantes sobretudo para as viagens a longa distância, como a bússola e o astrolábio.” 0
III. “A construção de embarcações teve que responder às necessidades de expansão. Teve três tipos de embarcações capazes de realizar viagens de longa distância: a piroga com balanceio, usada de Madagáscar à Ilha de Páscoa; o junco com fundo chato, utilizado nos mares do Extremo Oriente e o navio com quilha, usado na Europa.”

Com base nos textos é correto afirmar que a expansão marítima européia:

8Questão 54180. História, História do Brasil, Ensino Médio

(UFSE) Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente pelas:

9Questão 54181. História, História do Brasil, Ensino Médio

Nos primeiros anos do século XVI, os portugueses enfrentaram grande concorrência por parte de outras potências européias para a posse definitiva do território descoberto por Cabral. Sobre a presença de europeus não-portugueses no Brasil na primeira metade do século XVI, é correto afirmar:

10Questão 54182. História, História do Brasil, Ensino Médio

(UFF-RJ) A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500, é considerada como um dos documentos fundadores da Terra Brasilis e reflete, em seu texto, valores gerais da cultura renascentista, dentre os quais destaca-se: