Simulado A Segunda Etapa do Período Colonial - Exercícios com Gabarito

Simulado - Vestibular com 10 Questões de História (Hístória do Brasil) . Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

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  • 1 - Questão 54206.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (UFMG) Entre fins do século XVII e o início do século XVIII, as contradições entre os interesses metropolitanos e coloniais se manifestaram de diversas formas no Brasil, especialmente nas chamadas rebeliões anticolonialistas. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que:
  • 2 - Questão 54207.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (FUVEST-SP) O barroco no Brasil foi
  • 4 - Questão 54209.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (F.M. Triângulo Mineiro-MG) A Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798) distinguiuse da Mineira (1789) porque:
  • 5 - Questão 54210.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (U. Santa Ursula-RJ) A “corrida do ouro” às minas brasileiras (século XVIII) proporcionou significativas mudanças na Economia e na sociedade colonial. Assinale as mais importantes transformações:
  • 6 - Questão 54211.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Univali-SC) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras, pode ser assim resumido:
  • 7 - Questão 54212.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Cefet-RJ) “A escravidão na terra chamada ‘Brasil’ teve início com a invasão portuguesa em 1500. Só no final do século XVIII e início do XIX começa-se a não admitir a escravidão como algo natural. Praticamente trezentos anos se passaram.”

    MONTENEGRO, Antônio Tomas. Reinventando a liberdade: a abolição da escravatura no Brasil. In: História em documentos. São Paulo: Atual. 1989, p. 6.

    Entre os acontecimentos que contribuíram de forma decisiva para disseminar a idéia de que a escravidão é inaceitável, podemos destacar
  • 8 - Questão 54213.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Unifor-CE) “...de qualquer modo, o simples crescimento já complica o esquema; a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. Assim, pouco a pouco vão se revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e quanto mais o sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e quando atinge o nível de mecanização da indústria (...), todo o conjunto começa a se comprometer porque o capitalismo não se acomoda (...) com as barreiras do regime...”

    NOVAIS, Fernando. As Dimensões da Independência. In: Guilherme Mota. 1822. Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972. v. 67.

    O texto descreve um fenômeno que identifica, no Brasil, fatores responsáveis:
  • 9 - Questão 54214.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:
  • 10 - Questão 54215.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (UFSE) “O heróico Tiradentes, calmo e solene, foi conduzido, vestindo a túnica branca dos condenados, da prisão da Rua da Cadeia, hoje Rua da Assembléia e pela Rua do Piolho, acompanhado por dois padres e uma guarda de cem baionetas, fazendo preces, até chegar ao cadafalso. Ali, deu o dinheiro que tinha aos seus executores e depois de repetir com seu confessor o Credo católico, gritou: ‘Cumpri a minha palavra, morro pela liberdade’.”

    A Presença Inglesa no Brasil. Loyds Bank. Fundação Roberto Marinho.

    O texto faz referência a:

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