Simulado: A Segunda Etapa do Período Colonial - Exercícios com Gabarito

10 questões História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (A Segunda Etapa do Período Colonial - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

286 resolveram
32% acertos
Difícil
3 gabaritaram
14 ótimo
51 bom
157 regular
64 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54206. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFMG) Entre fins do século XVII e o início do século XVIII, as contradições entre os interesses metropolitanos e coloniais se manifestaram de diversas formas no Brasil, especialmente nas chamadas rebeliões anticolonialistas. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que:

2Questão 54207. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FUVEST-SP) O barroco no Brasil foi

3Questão 54208. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(F.M. Itajubá-MG) Dentre as rebeliões ocorridas nos séculos XVII e XVIII, a que mais repercutiu foi a Inconfidência Mineira, quer pela amplitude, quer, pelo caráter de contestação ao sistema. Entre outros fatores, as seguintes medidas do governo de Portugal provocaram a rebelião, com exceção de uma.
Referência: https://mundohistoria.com.br/historia-do-brasil/causas-e-desfecho-da-inconfidencia-mineira/

Assinale a que não se enquadra no contexto histórico.

4Questão 54209. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(F.M. Triângulo Mineiro-MG) A Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798) distinguiuse da Mineira (1789) porque:

5Questão 54210. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Santa Ursula-RJ) A “corrida do ouro” às minas brasileiras (século XVIII) proporcionou significativas mudanças na Economia e na sociedade colonial. Assinale as mais importantes transformações:

6Questão 54211. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Univali-SC) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras, pode ser assim resumido:

7Questão 54212. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Cefet-RJ) “A escravidão na terra chamada ‘Brasil’ teve início com a invasão portuguesa em 1500. Só no final do século XVIII e início do XIX começa-se a não admitir a escravidão como algo natural. Praticamente trezentos anos se passaram.”

MONTENEGRO, Antônio Tomas. Reinventando a liberdade: a abolição da escravatura no Brasil. In: História em documentos. São Paulo: Atual. 1989, p. 6.

Entre os acontecimentos que contribuíram de forma decisiva para disseminar a idéia de que a escravidão é inaceitável, podemos destacar

8Questão 54213. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) “...de qualquer modo, o simples crescimento já complica o esquema; a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. Assim, pouco a pouco vão se revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e quanto mais o sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e quando atinge o nível de mecanização da indústria (...), todo o conjunto começa a se comprometer porque o capitalismo não se acomoda (...) com as barreiras do regime...”

NOVAIS, Fernando. As Dimensões da Independência. In: Guilherme Mota. 1822. Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972. v. 67.

O texto descreve um fenômeno que identifica, no Brasil, fatores responsáveis:

9Questão 54214. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:

10Questão 54215. História, Hístória do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFSE) “O heróico Tiradentes, calmo e solene, foi conduzido, vestindo a túnica branca dos condenados, da prisão da Rua da Cadeia, hoje Rua da Assembléia e pela Rua do Piolho, acompanhado por dois padres e uma guarda de cem baionetas, fazendo preces, até chegar ao cadafalso. Ali, deu o dinheiro que tinha aos seus executores e depois de repetir com seu confessor o Credo católico, gritou: ‘Cumpri a minha palavra, morro pela liberdade’.”

A Presença Inglesa no Brasil. Loyds Bank. Fundação Roberto Marinho.

O texto faz referência a: