Simulado: Exercícios sobre Idade Moderna com Gabarito

10 questões História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Idade Moderna com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

680 resolveram
30% acertos
Difícil
7 gabaritaram
39 ótimo
99 bom
352 regular
190 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54216. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-DF) Gostaria que os espanhóis e os portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão que dividiu o mundo apenas entre os reinos ibéricos. O desafio proposto por Francisco I, rei da França, refere-se ao descontentamento dos franceses em relação:

2Questão 54217. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Salvador-BA) Um dos fatores que impulsionou a expansão marítima européia, no início da Idade Moderna, foi:

3Questão 54218. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Cefet-RJ) Na passagem do século XV para o XVI, ocorrem importantes modificações nas concepções econômicas na Europa Ocidental. Essas modificações estão ligadas:

4Questão 54219. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) “(...) à época da transição do feudalismo ao capitalismo, o capital mercantil está estreitamente vinculado a uma nova estrutura do Estado, sendo ao mesmo tempo, beneficiado pelas práticas mercantilistas e pela montagem do antigo sistema colonial(...).” O texto refere-se:

5Questão 54220. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(F.M. Itajubá-MG) A formação das monarquias nacionais, na Europa, nos séculos XIV e XV, teve como condições as seguintes, exceto:

6Questão 54221. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Alfenas-MG) A invenção da imprensa no século XV o avanço técnico e científico promovido pela expansão comercial e marítima e a proteção e financiamento dos artistas interessados em afirmar seus valores são fatores que contribuíram para a eclosão do momento cultural europeu denominado:

7Questão 54222. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FATEC-SP) Cinquecento foi o período de plena maturidade do Renascimento na Europa. São autores expressivos dessa fase na literatura (política ou não), na pintura e na ciência, respectivamente:

8Questão 54223. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFPB) As Reformas Religiosas são parte fundamental do nascimento do Mundo Moderno, ocorrido entre os séculos XV e XVI. De fato, a religião esteve na base da organização sócio-política dos Estados absolutistas. Nesse sentido, é incorreto afirmar:

9Questão 54224. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Santa Ursula-RJ) O Renascimento é considerado por muitos historiadores como um marco na revolução intelectual do Ocidente. Ocorreu primeiro na Itália e pode ser caracterizado por modificações nas artes em geral e em alguns conceitos anteriormente aceitos como imutáveis. Assinale o mais correto:

10Questão 54225. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Mackenzie-SP) Renascimento é a denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os trabalhos de: